NETWORK: Evento apresenta projeto gratuito voltado para ex-dekasseguis de 15 a 35 anos

Marcelo Hideshima, coordenador do Projeto, durante gravação para o blog das ex-dekasseguis, Jeru e Maru (divulgação)

Um projeto gratuito voltado para os ex-dekasseguis de 15 a 35 anos.
Esta é a proposta do evento “Network entre jovens nikkeis” que se realiza no próximo dia 26 de outubro (sábado), no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo.
A programação é variada e inclui depoimentos, dinâmica de grupo e painéis com entidades e empresas. Participação das blogueiras Jeru e Maru, dos coordenadores do Projeto Okaeri (de Londrina) e do cantor e ex-dekassegui Joe Hirata.
“Queremos ouvir, conhecer mais os jovens retornados do Japão ou filhos de decasséguis, saber mais sobre as suas necessidades”, afirma Marcelo Hideshima, presidente do Comitê Jovem e coordenador do evento, acrescentando que esse projeto nasceu a partir de conversas com representantes do Consulado Geral do Japão que, também está interessado em conhecer mais esses jovens retornados e que viveram no Japão.
“O que se percebe é a quase total ausência de jovens dekassegui, ou mesmo de seus familiares, em nossas entidades”, afirma a advogada Esther Yoshinaga, ressaltando que essa foi uma das motivações para se juntar à equipe da organização. “Acredito que precisamos criar uma maneira de acolhê-los”, afirma, acrescentando que a expectativa é a de que “esse primeiro encontro resulte num projeto de longa duração”.

Cartaz do evento (divulgação)

Hideshima ressalta que o evento é gratuito (e inclui café da manhã e obentô) e o convite é extensivo aos amigos e familiares dos jovens dekassegui.
Coordenado pelo Comitê Jovem do Bunkyo, o projeto tem como patrocinador máster a Fundação Kunito Miyasaka, e o patrocínio da Honda, Gema Turismo e Gráfica Murc.
Conta com o apoio do Consulado Geral do Japão, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, Aliança Cultural Brasil-Japão, JCI Brasil-Japão, Ciate – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador do Exterior, Nippon Country Club (Academia do Futuro), Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Abeuni (Aliança Beneficente Universitária), Asebex (Associação Ex-Bolsistas do Japão), Abjica (Associação dos Bolsistas da Jica), Projeto Kaeru, Projeto Okaeri, SESI – Sorocaba, Projeto Geração e Comissão de Jovens Bunkyo.
As empresas amigas do Projeto são: Alfa Alimentos, China in Box, Gendai, Gráfica Murc, Hikari Alimentos, Magic City, Mebuki e NK Contabilidade.

(Divulgação)

Projeto Network entre Jovens Nikkeis
Dia/hora: 26 de outubro, sábado, das 9h30 às 17h.
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – SP (próximo da estação São Joaquim do Metrô)
Inscrições pelo link:
bit.ly/pr_network ou diretamente na secretaria do Bunkyo.
Inscrições gratuitas
Mais informações:
tel.: (11) 3208-1755 –
email: relacionamento@bunkyo.org.br

Comentários
Loading...