NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA: Educação dos filhos de dekasseguis é tema de Seminário na Japan House SP

A Jica (Japan Internartional Agency Cooperation), em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a ABJICA (Associação de Ex-Bolsistas da Jica – São Paulo) realizará na próxima quinta-feira (14), das 14 às 18 horas, na Japan House São Paulo, o Seminário “Os desafios da educação dos filhos dos trabalhadores brasileiros no Japão – Os impactos culturais e a adaptação escolar no Japão e no Brasil”.
O evento contará com a participação de profesosres e especilialistas do Brasil e do Japão que atuam na área de educação e têm trabalhado neste tema. O objetivo é a´profundar o entedimento sobre o assunto junto ao público e também para promover reflexões em prol destas crianças que enfreentam esta situação.
Trata-se de uma questão que já vem sendo discutida há quase três décadas, desde o surgimento do fenômeno dekassegui. Isto porque existem muitas crianças que, devido às dificuldades de comunicação em japonês , não conseguem se adaptar ao ambiente das escolas japonesas , aumentando desta forma a evasão escolar, uma das grandes preocupações dos governos tanto do Japão como do Brasil.
Outra questão é o fato de muitas crianças serem diagnosticadas, erroneamente, como portadores de distúrbiosdevido âs falhas na capacidade de comunicação, além de outras que sofrem para se adaptarem à realidade brasileira quando a família decide retornar ao país.

Participantes – Para abordar o assunto, foram convidados a professora associada na FE da Universidade de Aichi e Doutora em Comunicação, Kimiko Nii, que vai falra sobre “Atendimento às crianças estrangeiras, de educação infantil, com necessidades especiais – atenção e apoio oferecidas pelas províncias de Aichi e Shizuoka (Japão)”; a psicóloga Kyoko Nakagawa, idealizadora do Projeto Kaeru, que aboordará o tema “Crianças brasileiras com suspeitas de distúrbios de Desenvolvimento no Japão e no Brasil”; a psicóloga Mary Yoko Okamoto, que enfocará “Os aspectos familiares e a segunda geração de dekasseguis”; a psicalanista e psicoterapeuta intercultural Sylvia Duarte Dantas, que vai abordar o tema “Crescer entre Brasil e Japão: um quebra-cabeças recorrente”; e o vereador do Riuo Grande da Serra (SP) e ex-bolsista do Gaimusho Kenshusei, Akira Ono Auriani, que vai tratar sobre “Conhecendo as instituições de apoioeducacional aos trabalhadores estrangeiros no Japão – Bolsa Gaimusho Desenvolvimento Comunitário”.

SERVIÇO
Seminário “Os desafios da educação dos filhos dos trabalhadores brasileiros no Japão – Os impactos culturais e a adaptação escolar no Japão e no Brasil”
Quando: Dia 14 de março (quinta-feira), das 14 às 18 horas
Onde: Japan House São Paulo: Av. Paulista, 52
A entrada é franca mas as vagas são limitadas
Informações e inscrições no site: www.abjica.org.br/evasao. E-mail: abjica@abjica.org.br

Comentários
Loading...