Movimento Político Nikkei (MPN) aceita participação de vereadores ‘em exercício do mandato’

Hatiro Shimomoto (entre o cônsul geral e o presidente do Kenren) durante realização do 2º Simpósio do Movimento (Arquivo – Jornal Nippak)

O Movimento Politico Nikkei” (MPN), idealizado pelo ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto com o objetivo de “valorizar o político nikkei e as entidades japonesas”, decidiu aceitar a participação de vereadores “em exercício do mandato”. A informação foi dada pelo próprio Shimomoto em visita à redação deste jornal. Segundo ele, em função de vários pedidos, “consultamos os membros do Movimento e decidimos aceitar a participação de vereadores em exercicio do mandato de qualquer município do Estado de São Paulo, desde que comuniquem sua presença com antecedência”, esclareceu o ex-parlamentar, lembrando que até então o Movimento reúne políticos nikkeis que tiveram “em torno de 20 mil votos ou mais na última eleição”.
Shimomoto explica que para o 3º Simpósio, que será realizado no próximo dia 16, a partir das 11h45, no Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), no bairro da Liberdade, em São Paulo, está confirmada a presença do vereador do município de Bastos, Yutaka Kimura (PTB).

Yutaka Kimura, de Bastos (divulgação)

Palestrantes – Além de Yutaka Kimura, o Simpósio terá como palestrantes o presidente da Associação Toyama Kenjin do Brasil e vice-presidente do Kenren, Toshio Ichikawa, que presidiu o Festival do Japão em três edições, e o diretor de Operações da Japan House São Paulo, Claudio Kurita.
Neste terceiro Encontro serão debatidos dois temas que não foram discutidos no 2º Simpósio – “combate à corrupção e diminuição de gastos públicos” e “Diminuição de Prefeituras e Câmaras Municipais”, além de dois novos assuntos: “Criação de um PL que obrigue o comprador a apresentar uma comprovação de que possui garagem para guardar o veículo, na transação de compra e venda de um automóvel”, e “Apresentação de um PL que reveja a tributação do IPVA, para não diminuir o valor para carros mais antigos, afim de evitar a frota desses veículos, causadores de poluição e problemas econômicos”.
Os temas propostos valem para os vereadores, deputados estaduais e deputados federais. De acordo com Hatiro Shimomoto, “é obrigação do político servir a cidade, o Estado e o país”.
Fazem parte do MPN 15 parlamentares e ex-parlamentares: o deputado federal Kim Kataguiri (DEM); os deputados estaduais Coronel Nishikawa (PSL) e Márcio Nakashima (PDT); os ex-deputados federais Walter Ihoshi (PSD); Junji Abe (MDB) e Keiko Ota (PSB); o ex-deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), os vereadores Aurélio Nomura (PSDB), Ota (PSB) e George Hato (MDB), o vice-prefeito de Guaratinguetá, Régis Yasumura (PSB), o vereador de Mogi, Cláudio Miyake (MDB); o ex-prefeito de Andradina, Jamil Ono e o vice de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (MDB), além do próprio Hatiro Shimomoto.
Interessados em participar do Simpósio devem confirmar presença até a próxima segunda-feira, 12, pelo telefone: 11/2856-7220.

Comentários
Loading...