Miss Ryuso elege Erica Shiori Kayo Fernandes

(Tadashon/Mundo OK)

Realizado no último dia 28 – na semana que antecede um dos maiores eventos da cultura okinawa no Brasil, o Okinawa Festival (leia à página 2)–, no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema (região do ABCD paulista), pela Associação Okinawa do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil, o 31º Kyodo Matsuri – Miss Ryuso elegeu Erica Shiori Kayo Fernandes, representante do Okinawa Sanshin Kucho Takao Yoshimura. Como prêmio principal ela ganhou uma passagem aérea de ida e volta para conhecer a terra de seus ancestrais e representar o Brasil no Naha Festival, tradicional festival que acontece anualmente em Naha e que este ano será realizado nos dias 12 e 13 de outubro.

Erica Shiori Kayo Fernandes (Jiro Mochizuki)

Além dela foram eleitas: Júlia Sayuri Kina, 1ª Princesa, da Associação Okinawa de Vila Alpina; Leticia M. Hokama Fogaça, 2ª Princesa, Associação Okinawa do Jabaquara; e Viviane Akemi Kakazu, Miss Simpatia, da Associação Okinawa de Presidente Prudente.
O título de Torcida Mais Animada ficou com Kin cho Jin Kai Brasil, da candidata Camila Tiemi Kawagoe.
O corpo de jurados foi formado pelo empresário Luiz Arakaki Filho, Isao Gushi (presidente da mesa), Masaru Nakasone, Ayako Kuba Sakamoto, Gilmar Higa, Akira Chinen, Lea Shimabukuro, Junichi Nakamoto e Kenji Oshiro.

 

 

 

 

Apresentação de dança dos Seinens (Tadashon Mundo OK)

Tradição – Na cerimônia de abertura, o coordenador do evento, Tatsuo Kamiya, agradeceu a Prefeitura de Diadema, os shibus,as candidatas, patrocinadores e público que tornaram possível a realização de mais um festival.

Tatsuo Kamiya (coordenador geral do evento), Milton Uehara (presidente da AOKBCCOB) e Ushitaro Kamia (Tadashon Mundo OK)

Para o presidente da AOKB/CCOB, Milton Sadao Uehara, o Kyodo Matsuri é um dos eventos mais tradicionais da comunidade okinawana e também um dos mais importantes por manter viva as tradições e o espírito uchinanchu. Segundo ele, “para nós é sempre motivo de muita alegria e satisfação” oferecer como prêmio à vencedora a oportunidade de conhecer a terra de seus antepassados. Ele destacou que, como representante da comunidade okinawana do Brasil, Erica Shiori será recepcionada pelas autoridades da província, contribuindo para estreitar ainda mais os laços com a província-mãe. “Será certamente uma experiência inesquecível para ela”, afirmou.
Prestigiando a cerimônia de abertura, o ex-vereador Ushitaro Kamia destacou a importância do evento explicando que o Kyodo Matsuri – Miss Ryuso preserva e divulga as tradições okinawanas não só para as novas gerações como também para os moradores da região.

Apresentação Seinens (Tadashon Mundo OK)

Atrações – Além do tradicional concurso, os visitantes puderam conferir uma série de atrações como apresentações de taiko – com os grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueino Dokokai Eisa Taiko – minyo (Associação Ryukyu Minyo Kyokai Filia Brasil e Associação Ryukyu Minyo Hozonkai Filial do Brasil), odoiri (Tamagusku Ryu Teda Hakujo no Kai Gushiken Yoko Ryubu Dojo, Tamagusku Ryu Kotarokai Omine Hatsui Ryubu Dojo e Tamagusku Ryu Gyokusenkai Shiroma Kazue Ryubu Dojo), shishimai (Shishimai do Seinenkai de Santa Clara e Santo André.
No local também foi montada uma praça de alimentação com comidas de Okinawa e um bazar.

Comentários
Loading...