Michole da areia – Diplectrum formosum

Coloração: corpo com tonalidades de fundo amareladas e/ou esverdeadas, barras escuras verticais (do dorso ao ventre) e estrias horizontais azuis – da cabeça à cauda. A cabeça possui também estrias azuis. Apresentam uma mancha escura arredondada na região médio-superior da base caudal.

Características: corpo alongado e pequeno. O preopérculo está dividido em dois lobos providos de vários espinhos evidentes em suas margens posteriores. Caudal lunada. Escamas ctenóides. Pesa no máximo 1 kg e na média 0,4 kg.

Ocorrência: nas águas tropicais e temperadas quentes do Atlântico ocidental. No Brasil, ocorrem por toda costa.

Habitat: nectônicos demersais costeiros de águas relativamente rasas, habitam as baías e áreas coralinas com fundo de areia ou lama. Os espécimes maiores tendem a habitar as águas mais fundas (até 80 metros de profundidade).

Hábitos: são encontrados solitários ou em pequenos grupos junto da areia, onde ficam parados. Possuem preferência pelas bordas das depressões do fundo. Medrosos, fogem para seus abrigos ao menor sinal de perigo. São hermafroditas sincrônicos, ou seja, têm fecundação cruzada – cada indivíduo é capaz de fecundar o outro.

Captura: sua carne é considerada excelente e pode eventualmente ser encontrada em alguns mercados. Apesar do pequeno porte, possuem boa aceitação e são populares nas panelas. São capturados com linha de mão, armadilhas, arrastão de fundo e na pesca esportiva e submarina.

Outros nomes vulgares: canguito, jacundá (PE), margarida (BA), michole (RJ).

*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.

– – –

Maria Pesca – produtos dirigidos a pesca

A empresa chega com força total para alimentar este nicho de mercado.

Por Mauro Yoshiaki Novalo

A pesca comercial e a esportiva ainda tem muito espaço a ser preenchido, obvio que de maneira planejada, tem muito a crescer. Embora aparente ser um nicho fechado de mercado, se observarmos o tamanho do país, seus recursos naturais dirigidos a área, é para se avaliar com carinho, investimentos e aposta neste ramo de negócios.

Uma das maiores, senão a maior fabricante de produtos dirigidos a pesca do sul do País, Maria Narcizo Ind e Com de Pesca e Pet Shop Ltda, localizado na BR 476 Km 223, nº 5701 – Bairro Mallon  (saída para Curitiba) União da Vitória/PR  traz para o mercado, produtos para o conforto do pescador como: cadeiras, samburás, banquetas dobráveis com ou sem térmicas, iscas das mais variadas inclusive artificiais, e naturais como: massas e aditivos para o sucesso da sua pescaria.

Conta com uma linha de vestuário completa desde camisetas, bonés e chapéus (inclusive com protetor contra sol e insetos), calças, bermudas e bolsas sejam para suas roupas ou tralhas, com modelos e tamanhos variados, para atender você adequadamente durante o trajeto e nas suas pescarias.

Tralha completa como caixas de pesca, anzóis, molinetes, carretilhas, varas para carretilhas, molinetes e as tradicionais de bambu, linhas, chumbadas, anzóis, boias de diversos modelos, e acessórios como alicate pega peixe e tipo boga grip. Seja pescaria de água doce ou salgada, apresenta itens para atender as diversas modalidades e o mais importante, estruturados para atender com eficiência.

O pescador profissional vai encontrar itens como: variados tipos de redes, itens para reforma e manutenção dos seus equipamentos e outros acessórios para atender devidamente suas atividades.

Artigos para náutica: cadeiras para barcos, carrinhos para transporte do motor, remos e uma linha exclusiva de produtos destinados para a modalidade. Oferece uma linha completa de varas de bambu, inteiras ou em partes para atender estâncias de pesca e pousadas.

Para você consumidor ou lojista, que procura qualidade e diversidade de artigos, vai encontrar no catálogo da empresa, o que precisa com preço justo. Lojistas tem preços especiais para ter os produtos na sua loja. Peça a tabela de preços! A equipe de colaboradores é formada e assessorada por pescadores experientes em diversas modalidades, o que facilita demais para dirimir suas dúvidas, inclusive no pós vendas.  Contato através dos fones (42)3519-1045/3524 4524 whatsapp:(42)98432-2083/ 99953-6460/ 98827-2351 email: mariapescaepet@gmail.com

Para os amantes e lojas que comercializam produtos para pet, tem uma linha completa dirigida para seu animal de estimação, com: almofadas, cobertores, camas, sofás, roupas, coleiras, comedouros e artigos para higiene. Mas isto é assunto para futuras edições.

 

Ótimas pescarias!!!

Apoio

Caiaque Lontras     www.caiaquelontras.com.br                                                                                                   Guss Produções     www.gussproducoes.com.br                                                                        Maré Iscas    www.mareiscas.com.br                                                                                                           Maria Pesca e Pet   facebook e Instagram /@mariapetnarcizo                                                                                                                              Moro e Deconto    www.morodeconto.com.br                                                                                           Piscicultura Chang    www.pisciculturachang.com.br

 

Comentários
Loading...