MATO GROSSO DO SUL: 1º Festival do Japão de Campo Grande acontece neste fim de semana

Diretores da AECNB de Campo Grande com José Taniguti e Yasuo Yamada em visita ao Kenren (Facebook Festival do Japão)

Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado com maior número de japoneses e seus descendentes – ficando atrás apenas de São Paulo e Paraná. Uma cultura tão forte não poderia ficar sem um Festival do Japão. E ele acontece neste final de semana, dias 22, 23 e 24, na sede de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB). Evento que comemora também os 120 anos da “Cidade Morena” – como Campo Grande é conhecida – o Festival do Japão de Campo Grande já nasce credenciado pelo famoso sobá, prato típico não só da culinária japonesa como também da capital sul-mato-grossense.
Para divulgar o evento, o presidente da AECNB de Campo Grande, Nilson Tamotsu Aguena, acompanhado do diretor Marcio Suzuki, esteve em outubro na capital paulista. Aguena explicou que o objetivo, além de divulgar a cultura japonesa, é também uma forma de manter viva essa tradição japonesa no Estado.
Segundo ele, Mato Grosso do Sul já conta com o Japão Fest, realizado em Dourados – este ano a 18ª edição aconteceu nos dias 8, 9 e 10 deste mês, na sede do Clube Nipo-Brasileiro. “Mas lá é algo mais regional, o nosso será mais focado na cultura japonesa de uma forma geral”, explicou Aguena, antecipando que a ideia, a partir do ano que vem – quando a AECNB celebrará seu Centenário de fundação – é realizar o Festival do Japão – MS no primeiro semestre. “Este ano não tínhamos mais data”, revelou.

(Reprodução)

Destaques – O público já teve uma pequena amostra do que e como será o evento com o lançamento do Festival, em setembro. Danças típicas, taikô, gastronomia, bazaristas, oficinas e shows com artistas como Nobuhiro Hirata devem dar o tom da festa, que terá parceria da TV Moren – afiliada da TV Globo. De acordo com Aguena, a sede de campo da AECNB tem capacidade para receber até 10 mil visitantes.
Apesar de ser a primeira edição, Aguena acredita que que o público comparecerá em bom número, até pela divulgação do evento. “Tivemos também apoio do Kenren [Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, entidade que reúne as 47 associações de províncias com kenjinkais no país”, observou Aguena, admitindo que ainda não conhece o festival realizado pelo Kenren no São Paulo Expo. “O Festival do Japão é o maior evento de cultura japonesa realizado fora do Japão e por isso é importante esse apoio”, destacou Aguena.

1º FESTIVAL DO JAPÃO – MS
Quando: Dias 22, 23 e 24 de novembro. Sexta, das 18 às 23h, sábado, das 11 às 23h e domingo, das 12 às 20h. Abertura oficial: dia 22 (sexta), às 20h.
Onde: Sede de Campo da AECNB (Av. Ministro João Arinos, 140 – saída para Três Lagoas)
Informações pelo tel.:
67/33244160

Comentários
Loading...