NESTA 5ª: Livro ‘A poética de Shoko Suzuki’ marca os 90 anos da ceramista

Lançamento do livro acontece nesta quinta-feira em São Paulo (divulgação)

Ceramista de renome e uma das precursoras da cerâmica de alta temperatura no Brasil, Shoko Suzuki colocou a cerâmica brasileira em um patamar de inegável reconhecimento e valorização.
Sua jornada é marcada por amor, dedicação e profunda transformação. Amor por um Brasil distante que modificou sua vida e sua arte. Dedicação à argila, matéria-prima eleita para dar forma ao seu sonho de eternidade e permanência. Moldadas com maestria em seu torno ancestral e transmutadas em meio às chamas em primorosas queimas em seu forno noborigama, as peças ganham tons peculiares com esmalte de cinzas vegetais.
Assim como ocorre com a matéria no interior do forno, a obra de Shoko transforma pela beleza e expressão delicada de formas fortes e marcantes. O livro “A poética de Shoko Suzuki”, que será lançado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, nesta quinta-feira (29), é um convite ao mergulho neste universo.
Página por página, como em uma dança silenciosa, desfilam obras produzidas ao longo da extensa carreira da artista, iniciada na década de 1950, em Tóquio, capturadas pelo olhar sensível de Rômulo Fialdini, bem como imagens que nos remetem ao seu ambiente de trabalho.
Maria Amélia Pinho Pereira (Peo), amiga desde os primórdios de Shoko no Brasil, desvela carinhosamente sua alma.
Jacob Klintowitz contextualiza sua obra no cenário artístico nacional contemporâneo, destacando sua singularidade e importância na arte cerâmica brasileira.
João Augusto Frayze-Pereira nos leva ao interior do universo poético da ceramista, relacionando-o à sua origem, desvendando o olhar de uma artista em seu processo criador.
Em uma linha temporal afetiva da memória, fotos de épocas e locais distintos transportam para momentos importantes da vida de Shoko ao lado de familiares, amigos, alunos, ceramistas, colecionadores.
Uma cronologia artística com as principais exposições coletivas e individuais da artista completa o mergulho em seu universo.
A obra é fruto de um trabalho iniciado há mais de dez anos, do qual a própria artista fez parte na fascinante caminhada ao seu mundo artístico e pessoal, com o apoio da Fundação Kunito Miyasaka, do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e de inúmeras pessoas que anteciparam a compra do livro, e o primoroso trabalho da Via Impressa Edições de Arte. Os conhecimentos desta grande artista ficarão acessíveis ao grande público e serão conservados para as futuras gerações de artistas e estudiosos. O livro foi organizado por Ivone Nakamura, Neide Caldas, Sônia Bogaz e Sumaya Mattar.

A poética de Shoko Suzuki – lançamento do livro
Dia 29 de agosto de 2019, quinta, das 19h30 às 21h30.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Grátis – mediante inscrição.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel.: 11/3254-5600

Comentários
Loading...