Kinjo lança single nesta quinta em show gratuito no Itaú Cultural e palestra no dia 20 na JHSP

Vitoru Kinjo, que se apresenta nesta quinta-feira no Itaú Cultural de Dorival Caymmi a Mercedes Sosa - DIVULGAÇÃO
Vitoru Kinjo, que se apresenta nesta quinta-feira no Itaú Cultural de Dorival Caymmi a Mercedes Sosa – DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira, 14, o cantor, compositor e cientista social Vitoru Kinjo realiza o show de lançamento do single “Flores para o Coração” no Itaú Cultural, em São Paulo. Com apoio da Fundação Japão e direção cênica de Maria Eugênia Almeida, o espetáculo apresenta faixas de seu primeiro disco “Kinjo” (Matraca Records/YB Music, 2017), além de interpretações de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Mercedes Sosa.

A banda é formada por Eduardo Colombo (voz e percussões), Guilherme Kafé (violão e voz), João Antunes (baixo), Moita Mattos (guitarra), Fernando Sagawa (sopros), Ariel Coelho (percussões) e Ivan Banho (bateria).

A estreia do show marca o lançamento do single “Flores para o Coração”, versão brasileira da canção “Hana”, para a qual Kinjo fez uma tradução poética do japonês inspirada no contexto contemporâneo do Brasil e do mundo. A música original é um dos maiores sucessos do compositor okinawano Shoukichi Kina, um grande pacifista e ativista pelo fim das bases militares norte-americanas em Okinawa. O lançamento está previsto para amanhã (15) nas plataformas digitais.

Com produção musical de João Antunes, Ivan Banho e Ivan Gomes, apoio da Fundação Japão de São Paulo e lançamento pela YB Music/Matraca Records, a canção ganha agora sua primeira versão em português e uma versão brasileira em japonês, com viola caipira (João Antunes), sopros (Fernando Sagawa e Marina Beraldo Bastos), percussões (Ivan Banho) e vozes (Vitoru Kinjo e Eduardo Colombo).

“Flores para o Coração é sobre os rios, flores e mortes que correm dentro de nós. É sobre como nossas emoções se movem em tempos de injustiça e dor. É um convite para reconhecermos nossas águas interiores, nossa identidade transcultural. E cuidarmos das águas externas, rios, florestas e cidades, em busca de um mundo em paz”, revela Kinjo.

 

Palestra – No dia 20 (próxima quarta-feira), Kinjo é o convidado da Fundação Japão para a palestra “Música Popular Nipo-Brasileira: cultura e identidade no século XXI”. No evento, Kinjo apresentará as narrativas inovadoras criadas por artistas nipo-descendentes acerca da brasilidade e japonesidade ao longo dos 111 anos de imigração, questionando fronteiras e cultivando perspectivas cosmopolitas sobre cultura e identidade.

O pesquisador avalia a presença do nipo-descendente na música popular brasileira e sua importância para a formação contemporânea da cultura brasileira e japonesa no Brasil.

A palestra é uma reflexão atualizada de sua tese de doutorado em Ciências Sociais “Cantos da Memória Diaspórica”, defendida em 2015 na Unicamp, bem como de seu projeto artístico mais recente, “O mundo é um”, sobre identidade, diversidade e sustentabilidade na sociedade contemporânea.

O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. As senhas deverão ser retiradas no local, uma hora antes do início da apresentação.

 

KINJO – Lançamento do single “Flores para o Coração”

Data: quinta-feira, 14/03/2019

Horário: 20h

Local: Itaú Cultural / Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 254 lugares

Endereço: Avenida Paulista, 149, São Paulo/SP. CEP: 01311-000 [Estação Brigadeiro do metrô]

Entrada gratuita (Distribuição de ingressos: público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante, público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa)

Classificação: Livre

 

Música Popular Nipo-Brasileira: cultura e identidade no século XXI”

Data: quarta-feira, 20 de março de 2019

Horário: 19h

Local: JAPAN HOUSE São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista – São Paulo (SP)

Entrada gratuita (as senhas serão distribuídas uma hora antes do evento)

Classificação: Livre

Comentários
Loading...