Jantar das Gerações reúne cerca de 380 pessoas no Buffet Colonial

Aurélio Nomura, Rodrigo Goulart, Walter Ihoshi, cônsul, Harumi Goya, Carla, Nishio e Renato Ishikawa (Jiro Mochizuki)
Aurélio Nomura, Rodrigo Goulart, Walter Ihoshi, cônsul, Harumi Goya, Carla, Nishio e Renato Ishikawa (Jiro Mochizuki)

A exemplo do ano passado, também em 2019 um sofisticado jantar abriu a programação do 13º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa. Realizado no dia 22, no Buffet Colonial (zona Sul de São Paulo), o Jantar das Gerações reuniu renomados chefs sob a coordenação de Telma Shiraishi – nomeada recentemente Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa – e contou com a participação da ceramista Hideko Honma e da professora Tamako Yoshimoto – da Escola Sogetsu de Ikebana – e da artista Alice Midori Imai e sua filha, Emi Imai – do Ateliê de Oshibana-e.

Oscar Yukio e Rodrigo Hayashi de pai para filho (Aldo Shiguti)
Oscar Yukio e Rodrigo Hayashi de pai para filho (Aldo Shiguti)

Participações especiais dos kendocas Oscar Yukio Hayashi e seu filho, Rodrigo Hayashi, e das estudantes Amy Navarro, Gabriela Galdi e Mayu Miyazaki, que se formaram no Colégio Oshiman.
Acompanhados pela diretora da instituição, Mayumi Madueño, e pela professora Paula Galdi, coordenadora pedagógica, elas discursaram para a plateia demonstrando a desenvoltura que adquiriram para falar em público e em outros idiomas. Na ocasião, Mayu recordou o discurso que fez na Cerimônia de Celebração pelos 30 anos de Entronização do então Imperador Akihito.

Ricardo Nishimura (Jiro Mochizuki)
Ricardo Nishimura (Jiro Mochizuki)

Coordenador do evento, que reuniu cerca de 380 pessoas, Ricardo Nishimura agradeceu a colaboração de todos e destacou que, “depois de 21 anos de aprendizado no terceiro setor, tenho ciência da minha identidade nikkei, que representa a soma da cultura japonesa e da cultura brasileira”.
“E eu acredito que a soma desses valores podem contribuir positivamente tanto para a sociedade brasileira quanto para a sociedade japonesa”, disse Nishimura, referindo-se ao tema do Bunka Matsuri deste ano – “O Legado – Brasil, Japão e Eu”.

Cônsul geral Yasushi Noguchi (Jiro Mochizuki)
Cônsul geral Yasushi Noguchi (Jiro Mochizuki)

Já o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, agradeceu a “gentileza” da comunidade nikkei pela celebração da passagem da era Reiwa, realizada no dia 30 de abril, no Bunkyo. E explicou que ficou “impressionado com os esforços dos jovens nikkeis” para a realização do Bunka Matsuri.
Disse ainda que o Brasil sediará a Copa América entre 14 de junho e 7 de julho e que a seleção japonesa participará da competição como convidada. “O primeiro jogo será contra o Chile, no dia 17, no Estádio do Morumbi. Espero que todos vocês estejam lá para torcer pelo Japão”, disse Noguchi.

Renato Ishikawa (Aldo Shiguti)
Renato Ishikawa (Aldo Shiguti)

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa destacou o tema, segundo ele, apropriado, “depois de comemoramos os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil com a visita da princesa Mako”. Ressaltou o significado da nova era, Reiwa, que significa “bela harmonia”, e parabenizou a Comissão Organizadora por transmitir “o que temos de melhor, ou seja, os valores herdados dos nossos ancestrais”.

Comentários
Loading...