INTERCÂMBIO: Águia de Ouro participa do Carnaval de Asakusa

Integrantes da Águia de Ouro já estão em Tóquio (Victor Kobayashi)

Integrantes da escola de samba paulistana, Águia de Ouro, desembarcaram na madrugada desta quinta-feira (horário do Japão) no Aeroporto Internacional de Tóquio para participar da 38ª edição do Carnival Samba Asakusa, que acontece neste sábado, nas ruas do bairro de Asakusa, na capital japonesa.
Considrado o maior carnaval fora do Brasil, o Carnival Samba Asakusa reúne cerca de 20 escolas de samba locais, com mais de 5 mil sambistas na sua grande maioria composta por japoneses e que atraem um público estimado em mais de 500 mil pessoas.
Não é a primeira vez que a Águia de Ouro participa abrindo o Carnaval japonês. Desde o final dos anos 80 – e mais intensamente a partir de 2012, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi – integrantes da escola tem ido ao Japão realizar workshops e apresentações de forma voluntária para participantes das escolas de samba japonesas e também para alunos das escolas municipais de ensino infantil, levando um pouco da cultura brasileira para os filhos dos dekasseguis – brasileiros que estão trabalhando no Japão, reforçando assim, os laços com o Brasil.
Em Tóquio, além das apresentações e workshops, a comitiva da escola será recebida em audiências pelo vice-ministro parlamentar japonês, Hiroto Tsuji, pelo diretor da Divisão da América Latina e Caribe do Governo japonês, Satoshi Yoshida, e pelo atual Embaixador da Olimpíada de Tóquio 2020 e ex-cônsul geral do Japão em Sãop Paulo, Noriteru Fukushima. Ele, aliás, tem uma forte ligação com Águia. Durante sua passagem pelo Brasil, em 2015, Noriteru Fukushima comandou os preprativos para as celebrações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e no carnaval daquele ano desfilou no carro alegórico da Águia de Ouro, que apresentou o enredo Brasil e Japão, 120 anos de União, atingindo a 4ª colocação no Desfile do Grupo Especial de São Paulo.
A convite do embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Paes Sabóia, a delegação da Águia de Ouro será recebida na Embaixada do Brasil para uma apresentação especial para alunos de escolas que atendem aos filhos dos brasileiros residentes em Tóquio.

Okinawa – Outra grande novidade deste ano é que pela primeira a escola estará visitando a ilha de Okinawa, onde a Águia de Ouro ficará por 10 dias realizando o intercâmbio entre a cultura brasileira e a okinawana.
Consta ainda na agenda, uma grande recepção pela Mikiko Shiroma, prefeita de Naha, capital de Okinawa com a presença das demais autoridades locais.
A comitiva da Águia de Ouro é formada pelo presidente da Águia de Ouro Sidnei Carriuolo, seus diretores de Harmonia Alan Camilo e Musical Pelezinho Paes, o mestre da Bateria, mestre Juca, o cantor intérprete Douglinhas Aguiar, a musa da bateria Vanessa Alves, e a musa dos compositores Jéssica Ponciano, além das passistas Michele Oliveira, Cacau Moreira e Thalita Guasteli, dos ritmistas Carlos Café, Lucas Eduardo e Maurinho. Completam a comitiva a diretora da Liga das Escolas de Samba de SP, Lúcia Helena da Silva, e o presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi, além do vice-presidente Celso Mizukami.

Comentários
Loading...