Inscrições para o Conselho Deliberativo tem pouca procura; prazo termina em 8 de fevereiro

Na eleição para o Conselho Deliberativo de 2017, Comissão Eleitoral recebeu 80 candidatos - Arquivo - Aldo Shiguti
Na eleição para o Conselho Deliberativo de 2017, Comissão Eleitoral recebeu 80 candidatos – Arquivo – Aldo Shiguti

A eleição para a escolha do(a) sucessor(a) da atual presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya, só acontece no dia 27 de abril, quando será realizada a 156ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da entidade, mas já movimenta os bastidores da principal entidade representativa da comunidade nikkei. Ao que tudo indica, o atual presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, é um dos mais cotados para a vaga. Por enquanto, ele não nega nem confirma as informações, mas o Jornal Nippak apurou que já foram realizadas várias reuniões nesse sentido, inclusive com a participação de Kazuo Watanabe, considerado peça-chave na escolha. Uma dessas reuniões ocorreu no dia 16 de janeiro, no Restaurante do Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade.
Enquanto aguarda nomes, o presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita, nomeou os membros da Comissão Eleitoral 2019. Presidida por Tuyoci Ohara, a comissão é formada por Jorge Nagado, Julio Aguemi, Junzo Katayama, Mario Massanori Iwamizu, Nelson Miyahara, Ricardo Augusto Yamasaki e Ricardo Kiyoshi Sasaki.
Cabe a Comissão conduzir o processo eleitoral da entidade, que inicia com a renovação de metade do Conselho Deliberativo, quando os associados escolherão 50 membros efetivos e 25 suplentes que terão mandato de quatro anos (2019 a 2023).
Segundo o Estatuto Social do Bunkyo, os associados com três anos ou mais de filiação à entidade podem se candidatar aos cargos do Conselho Deliberativo, desde que estejam quites com suas contribuições sociais e sejam indicados por pelo menos cinco associados ou por uma entidade reconhecidamente idônea que tenha prestado relevantes serviços à comunidade nipo-brasileira. Além disso, também é possível que pessoas que tenham ocupado cargos na Diretoria, Conselho Fiscal ou no próprio Conselho Deliberativo se candidatem.

(Arquivo/Aldo Shiguti)
(Arquivo/Aldo Shiguti)

Assim que se encerrar o prazo de inscrição, a Comissão Eleitoral irá homologar as candidaturas seguindo os critérios do Estatuto Social e do Regulamento Eleitoral. O nome dos candidatos aptos será relacionado em uma cédula eleitoral, que posteriormente será usada na votação.
Podem votar todos os associados que estiverem em dia com sua contribuição social (relativa aos anos anteriores) até 15 dias antes da data da Assembleia. Aqueles que precisarem regularizar sua situação têm até o dia 15 de março para procurar a Secretaria do Bunkyo. Informações (11) 3208-1755, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
As cédulas para votação serão enviadas aos associados no dia 22 de fevereiro, juntamente com as instruções sobre como votar. A Comissão Eleitoral recomenda a votação pelo correio, mas a cédula eleitoral pode ser entregue antecipadamente na Secretaria do Bunkyo ou no próprio dia da Assembleia até 10h. Além disso, o associado impossibilitado de comparecer poderá ser representado mediante procuração com poderes específicos.

Os novos conselheiros eleitos mais os conselheiros com mandatos até 2021 vão eleger a nova Diretoria - Arquivo - Aldo Shiguti
Os novos conselheiros eleitos mais os conselheiros com mandatos até 2021 vão eleger a nova Diretoria – Arquivo – Aldo Shiguti

Preocupação – Todos os associados estão convocados para a 57ª Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 30 de março, com início às 8h30, na Sede Social do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, São Paulo – SP), quando será realizada a Eleição do Conselho Deliberativo, e podem acompanhar a votação.
Segundo apurou a reportagem do Jornal Nippak, até esta quarta-feira (23), apenas 17 fichas de inscrição retornaram à Secretaria do Bunkyo. O presidente da Comissão Eleitoral, Tuyoci Ohara, revelou ao Nippak que a situação é preocupante. “A expectativa é recebermos pelo menos 70 inscrições”, disse Ohara.
Para efeitos comparativos, na eleição de 2015 foram 82 candidatos e em 2017 a eleição para o Conselho Deliberativo teve 80 inscritos.
A última etapa acontece no dia 27 de abril, com a 156ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, quando os 50 novos conselheiros eleitos, juntamente com os 50 conselheiros do mandato 2017/2021) – mais os membros natos –, vão eleger as chapas dos dirigentes do Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

Comentários
Loading...