Igreja Messiânica Mundial do Brasil celebra 50 anos de inauguração de sua Sede Central

(Nikkey Shimbun)
(Nikkey Shimbun)

Para celebrar os 50 anos de fundação de sua Sede Central, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) realizou, nos dias 18 e 19 de maio, cerimônia alusiva à data. Nos dois dias, o Culto Especial em Comemoração aos 50 Anos de Inauguração da Sede Central da Igreja Messiânica Mundial do Brasil contou com a participação do Reverendo Marco Antonio Baptista Resende – presidente da IMMB – e 1.194 membros pioneiros das igrejas espalhadas pelo país. No sábado, participaram do Ofertório de Gratidão: Belém – PA (Min. Maria Elisabeth Horta Moreira); Fortaleza (Profª. Rosiane Santos da Rocha); São Luís (Min. Jorziel Silva Ferreira); Teresina (Sra. Leonilia Rego Brandão e Silva); Natal (Min. Jane Sencades de Rezende Silva); Recife (Min. José Marcos Pereira de Andrade); Bahia Interior (Min. Benedita Prazeres Bulhões); Garcia (Min. Maria de Lourdes Mascarenhas); Brasília (Min. Sérgio Eloi Lopes Nunes); Mato Grosso (Sra. Sueli Aparecida Lopes de Freitas); Belo Horizonte (Min. Sadao Babá); Barra da Tijuca (Min. Antonio Carlos Lazary); Barra Mansa (Sra. Maria Apparecida de Athayde Cruz); Campo Grande – RJ (Min. Benedita Isabel da Silva Rosa); Copacabana (Min. Jose Antonio dos Reis); Grajaú – RJ (Min. Caetana Gomes Ferreira); Jacarepaguá (Min. Geny de Gouvêa Alves Brito); Niterói (Min. Regina Penha Domingues Danielli); Nova Iguaçu (Min. Iaí Lucinda Rosa de Oliveira Queiroz); Piedade – RJ (Min. Newton de Souza); Vila da Penha (Sra. Vera Lúcia da Silva Amorim do Carmo); Vitória (Min. Décio Luiz Ramos); Araçatuba (Profª. Kimiko Takii); Bragança Paulista (Sra. Yoshie Araki Toyoshima); Campinas (Sra. Nadir da Silva Norberto Pereira); Campo Belo (Sra. Irma Bortoluzzo dos Santos); Guarulhos (Min. Toshiyuki Mochizuki); Presidente Prudente (Sra. Elisabete Gonçalves Rodrigues); Rio Claro (Min. Sueli Regina Bovo de Campos); São José do Rio Preto (Min. Sirley Hernandes Riccardi); São José dos Campos (Min. Rodolfo Cunzollo); Curitiba (Min. Maria Cristina Barbosa Milleo); Londrina (Sra. Luri Miazaki Kozima); Rio Grande do Sul (Min. Maria de Lourdes Santos dos Santos); Santa Catarina (Sra. Marco Antonio Vendramini Costa).
A ministra Darcy Lobato de Souza, de 83 anos, da Igreja de Rio Claro, compartilhou sua Experiência de Fé.
Após o Culto, todos foram convidados a apreciarem a exposição “Construindo a Felicidade” – 50 Anos da Sede Central da IMMB e a apresentação do Concerto do Coral Mokiti Okada. A cerimônia prosseguiu no dia 19, com celebração do Culto Especial, Exposição e apresentação do Concerto da Orquestra de Violões Mokiti Okada.

Concerto do Coral e da Orquestra de Violões Mokiti Okada (Nikkey Shimbun)
Concerto do Coral e da Orquestra de Violões Mokiti Okada (Nikkey Shimbun)

Participaram do Ofertório de Gratidão no domingo os representantes dos membros pioneiros das igrejas de Manaus (Sr. Roberto Magno Ramos de Oliveira); Pituba (Min. Roseny Santos Ferreira); Mato Grosso do Sul (Min. Zoroina Cavalcanti Borges); ABCDM (Sra. Yaemi Okubo); Guarulhos (Min. Oswaldo Kasuo Toyoshima); Guarulhos (Min. Teruo Kavamura); Lapa (Min. Helena Rodrigues Matiuzo); Lapa (Sra. Judith Duarte); Pinheiros (Sr. Tsuyako Akiba); Santana (Sra. Masae Shiraishi); Santo Amaro (Min. Clarice Santos Negrão); Santos (Min. Alice dos Santos Thomaz); São Vicente (Min. Walquíria Mota de Sousa); Sorocaba (Sr. Ovídio Aguilera Sábio); Tatuapé (Prof. Yasuko Shimada); Vila Mariana (Sra. Seimin Kakazu); Vila Mariana (Sra. Dalila Alcântara Fernandes); Santa Catarina (Min. Neyde Imperatriz da Cunha).
Juvenal Salgueiro Antunes, de 89 anos, da Igreja Bragança Paulista, e membro há 52, compartilhou sua experiência de como foi gratificante servir ativamente na Obra Divina de Meishu-Sama no período de construção da Sede Central.
Quem não pôde comparecer aos cultos, teve oportunidade de acompanhar as transmissões realizadas pela Izunome TV.
Entre as atividades feitas durante o período que antecederam os cultos, foram organizados dois mutirões de limpeza.

Igreja ficou lotada nos dois dias (Nikkey Shimbun)
Igreja ficou lotada nos dois dias (Nikkey Shimbun)

História – A história da IMMB é fruto da fé, da dedicação incansável, dos servir sincero e da determinação de um incontável número de pioneiros, os quais, cada um, dentro do papel que desempenhou e da missão que cumpriu, contribuiu de maneira inestimável para a ampliação da salvação de pessoas por meio do Johrei e da prática dos Ensinamentos de Meishu-Sama.
O fato de somente alguns nomes serem mencionados na síntese de sua história, não apaga o mérito nem a eterna gratidão da Igreja por todos que fizeram parte e que se empenharam para edificá-la.
A Igreja Messiânica Mundial foi instituída no Japão em 1935, por Mokiti Okada, Meishu-Sama (Senhor da Luz), com o objetivo de concretizar o Paraíso na Terra, um mundo de Verdade, Bem e Belo, pleno de saúde, prosperidade e paz.
No Brasil, suas atividades de difusão se iniciaram, efetivamente, em 1955. Atualmente, possui cerca de um milhão e oitocentos mil seguidores, sendo destes, mais de meio milhão ministrantes de Johrei.
Graças à dedicação sincera de todos os membros, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil apresentou um extraordinário crescimento, que abriu os horizontes para as atividades de salvação a serem desenvolvidas no Brasil e no exterior.
Hoje, existem no país mais de 500 unidades religiosas, onde, diariamente, os messiânicos dedicam, aprimoram e se empenham na prática do amor altruísta, servindo a felicidade das pessoas.
Sendo o objetivo de Meishu-Sama consolidar os alicerces de uma nova civilização, que promove a elevação da espiritualidade em consonância com o desenvolvimento da matéria, a Igreja Messiânica, criou duas importantes instituições: a Fundação Mokiti Okada e a Korin Empreendimentos.
A Fundação Mokiti Okada atua em território nacional sempre focando a elevação da espiritualidade, buscando conscientizar o ser humano da sua integração com a Grande Natureza e de sua missão por meio de programas, projetos e atividades em diversos campos tais como a saúde, a arte, a educação, o meio ambiente dentre outros.

Marco Antonio Baptista Resende fazendo ofertório de gratidão (Nikkey Shimbun)
Marco Antonio Baptista Resende fazendo ofertório de gratidão (Nikkey Shimbun)

Gratidão – Já a Korin Empreendimentos foi fundada tendo como base a filosofia e o método de Agricultura Natural preconizados por Meishu-Sama, que privilegiam o perfeito equilíbrio entre a preservação e o uso dos recursos naturais, tornando-se uma referência nacional e internacional em produção sustentável de alimentos saudáveis, que não comprometem o meio ambiente nem a saúde do agricultor e do consumidor.
Hoje, graças ao empenho de seus colaboradores, seus produtos e serviços estão presentes em todos os estados do país e no exterior.
Para a IMMB, “quando olhamos a obra que nos foi permitida desenvolver até o momento, uma certeza surge em nossos corações: ela tem como principal base de sustentação o espírito de servir sincero e a gratidão a Deus e Meishu-Sama”.
Ter a permissão de construir e inaugurar a Sede Central do Brasil pouco mais de 13 anos após o início dos trabalhos de difusão demonstra “quão maravilhosa força de salvação Meishu-Sama manifestou na vida de cada um de nossos pioneiros”. Foram incontáveis milagres que, ao longo dos anos, por meio da força sagrada do Johrei, edificaram uma sólida fé.

Reverendo e presidente da IMMB, Marco Antonio Baptista Resende ministrando Johrei (Nikkey Shimbun)
Reverendo e presidente da IMMB, Marco Antonio Baptista Resende ministrando Johrei (Nikkey Shimbun)

Solo Sagrado – No início dos anos 1990, a IMMB recebeu a permissão “de Deus e Meishu-Sama” para dar início à construção do Solo Sagrado de Guarapiranga, na zona Sul de São Paulo. “E quantas pessoas, quantas famílias foram salvas através desta construção. Foram muitos os milagres, infinitas as graças e constante a certeza da presença de Deus e Meishu-Sama. Quando concluída a obra, lágrimas de alegria e sorrisos de satisfação estampavam o rosto dos messiânicos brasileiros”. Mais uma etapa na construção do Paraíso.
Para a IMMB, o Solo Sagrado de Guarapiranga assume a posição de principal assento de Deus e Meishu-Sama no país; a Sede Central, o cérebro e as unidades religiosas, o corpo do trabalho missionário.
O Johrei, a Agricultura Natural e Belos são os três pilares destes 50 anos de trajetória de luz e salvação.
“Muitos desafios nos aguardam e uma longa estrada ainda terá de ser percorrida rumo ao estabelecimento do Paraíso no coração e na vida de todas essas pessoas, mas por maior que seja a tarefa, olhando nossos pioneiros e estes 50 anos de história, sentimo-nos amparados, acolhidos e protegidos pela ação de Deus e inspirados a dar continuidade a esta grandiosa obra”.
Que venham os próximos 50 anos…

Oração em comemoração aos 50 anos da Obra Divina

Ó Deus, Senhor e Criador, do Universo que estais assentado neste altar!
Perante Vós, em profunda reverência, elevamos esta oração, com todo amor, Dirigindo-Vos palavras de adoração.
Nesta auspiciosa data em que comemoramos 50 anos da inauguração deste templo que abriga a Sede Central da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, rememoramos com alegria a trajetória de Vossa Obra em nosso país.
Por Vossa permissão em 1954, nós brasileiros, tivemos o primeiro contato com a Luz do Johrei e os ensinamentos de Meishu-Sama. Os inúmeros milagres recebidos por meio de sua prática alicerçaram nossa fé e, graças ao devotado empenho de todos os pioneiros que seguiram fielmente os princípios legados por Meishu-Sama, pela Vossa graça, merecemos esta edificação.
A Sede Central simboliza em nosso país um Assento Sagrado da Vossa presença, de onde partem as diretrizes e a formação de elemento humano que geram a expansão da igreja em todo território nacional e diversos países.
Que neste novo ciclo que ora se inicia, tendo como caminho a diretriz:
“Alicerçados nos sublimes Ensinamentos e nas atitudes de Meishu-Sama, vamos edificar uma fé sólida e altruísta. O Servir sincero dedicado à salvação da humanidade e à construção do paraíso terrestre é a nossa missão”.
Possamos dar continuidade a grandiosa missão que nossos pioneiros abraçaram e que vieram nos transmitindo por intermédio de suas atitudes embasadas em uma fé centralizada em Meishu-Sama.
Sendo o presente culto tão grandioso marco de Vossa Obra, numerosos membros se reúnem e oram com fervor depositando neste altar as oferendas como cristalização de devoção e gratidão a Vós.
Assim, rogamos doravante receber vossa constante proteção e bênçãos para que cada membro, com alegria e esperança renovada continuem se empenhando na missão de concretizar, o quanto antes nesta Terra. o mundo da Verdade, do Bem e do Belo – o Paraíso Terrestre.
Assim Vos pedimos respeitosamente.

Comentários
Loading...