HOMENAGEM: Deputado Diogo Nomura dá nome a CEI no Ipiranga

Fachada da CEI Kandinsky – Diogo Nomura creche atende 190 crianças de 0 a 3 anos (divulgação)

O deputado Diogo Nomura (1920-2005), pai do vereador Aurélio Nomura (PSDB), ganhou uma homenagem da cidade de São Paulo. No último dia 25, o prefeito Bruno Covas (PSDB) promulgou a Lei 17.133/2019, de autoria dos vereadores Dalton Silvano (DEM) e Eduardo Tuma (PSDB), que denomina “Centro de Educação Infantil Kandinsky – Diogo Nomura”, a unidade de ensino situada na Rua Antonio Passos, 76, Jardim Vergueiro, Sacomã.
“Recebi com alegria essa significativa homenagem ao meu pai com a denominação do Centro de Educação Infantil Kandinsky – Diogo Nomura, proposta pelos meus dois colegas vereadores”, manifestou-se o vereador Aurélio Nomura em sua rede social.
Diogo Nomura foi vereador em Marília por duas legislaturas, deputado estadual de São Paulo por duas vezes e deputado federal por cinco vezes. Falecido há 14 anos, no dia 19 de maio de 2005, o parlamentar foi um dos mais destacados deputados da comunidade japonesa e que contribuiu de maneira significativa para o estreitamento das relações diplomáticas, culturais, econômicas e de amizade entre o Brasil e o Japão, sendo um dos criadores do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, do qual também foi vice-presidente.
Durante seus mandatos federais integrou as mais variadas comissões e trabalhou com questões tão diversas como agricultura, saúde, ciência e tecnologia, segurança social e família, política rural, relações exteriores e relacionamento específico Brasil-Japão.
Nos temas ligados à educação, foi autor da propositura da primeira Escola de Segundo Grau do Bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes; da Faculdade de Medicina de Marília; da Faculdade de Odontologia de Marília e da Universidade de Marília.

CEI foi inaugurada em março de 2018 pelo então prefeito e atual governador João Doria (divulgação)

Estrutura – A CEI Kandinsky – Diogo Nomura foi inaugurada em março de 2018 pelo então prefeito João Doria em cerimônia que contou com a presença do vereador Aurélio Nomura. A unidade atende 190 crianças, de 0 a 3 anos. Ocupa área total de 3.982 m², sendo 1.260 m² construídos, com 11 salas, incluindo solarium, um parque e uma brinquedoteca, com jogos e brinquedos adequados para todas as faixas etárias atendidas, além de elevador para garantir a acessibilidade.
A CEI prédio possui também cozinha e refeitório equipados, onde são servidas cinco refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), em uma jornada de dez horas de atendimento.
O corpo docente da unidade é formado por 32 professores, além de mais 12 funcionários no quadro de apoio.

Comentários
Loading...