‘Gratidão’ e ‘integração’ devem marcar o show da ‘Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização’

Grupo Awa Odori Represa estará presente no show em comemoração à entronização no dia 22 (arquivo)

Um evento especial merece um show à altura. A “Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão”, que está sendo organizado pelas cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara e Aliança) no próximo dia 22, no Círculo Militar, zona Sul de São Paulo, para comemorar este importante acontecimento que deve reunir representantes e chefes de estado de 195 nações, será marcado também por um show igualmente especial.
Comandado pelo cantor Joe Hirata, que compôs ao lado de Julinho Bocajo a música “Arigatô Brasil”, trilha oficial dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, a apresentação artística terá duração de 30 minutos e contará com a participação dos cantores Kunihiro Tanahara, Karen Ito e Mariana Suzzuke, além do próprio Joe.
Juntos, eles devem apresentar três músicas. Uma quarta entrada será feita pelo grupo Awa Odori Represa. A apresentação contará ainda com participações especiais do Quarteto de Corda da BSGI, dos músicos Sadao Tamanaha (shamissen) e Shen Ribeiro (shakuhachi), Julinho Bocajo e Vinicius Medeiros, da Escola de Samba Águia de Ouro e do Coral do Bunkyo, além de um grupo do foclore nordestino.
“A ideia do show é mostrar a parte tradicional do Japão e, ao mesmo tempo, a integração entre as duas culturas”, conta Joe Hirata, revelando apenas que está trabalhando em cima de novos arranjos para músicas bastante conhecidas pelo público.
“Ao reunir estilos tão diferentes no palco, queremos mostrar que podemos caminhar juntos e criarmos algo novo. Somos nikkeis e únicos, frutos de duas culturas. Vamos mostrar que as duas culturas andam de mãos dadas”, conta Joe, acrescentando que a proposta é mostrar justamente esses dois sentimentos: gratidão e integração.
“Todas as pessoas envolvidas no projeto estão animadas e contribuindo com ideias. O mais gratificante é justamente ver que todos são voluntários e e estão se envolvendo e contribundo para a criação do show”, diz Joe Hirata, afirmando que a parte mais dificil é administrar o grupo como como um todo.

Parte dos músicos trabalham na preparação do arranjo musical (divulgação)

Ingressos – Idealizador do evento, o vice-presidente do Bunkyo, Carlos Kendi Fukuhara, lembra que restam poucos ingressos disponíveis. Segundo ele, “trata-se de uma oportunidade especial para compartilhar com o povo japonês da cerimônia que consagra a mais antiga monarquia do mundo”. “O Brasil é o pais que concentra a maior população de descendentes de japoneses e queremos mostrar, perante à sociedade brasileira, que, apesar de sermos brasileiros, temos o mesmo sentimento de orgulho e respeito do povo japonês”, explica Fukuhara.
O evento será realizado no Clube Círculo Militar de São Paulo, com cerimônia e jantar de confraternização para 800 pessoas. Estão sendo convidados representantes de órgãos governamentais japoneses, de associações de províncias do Japão no Brasil, condecorados do governo japonês, representantes das entidades nipo-brasileiras e público em geral.

Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão
Quando: Dia 22 de outubro (3ª feira), a partir das 18h30
Onde: Clube Círculo Militar de São Paulo (Rua Abílio Soares, 1589 – Ibirapuera – SP/SP)
Convites: R$250 cada.
Informações:
Tel. 11-3208-1755 (Edna ou Massami) ou e-mail:
evento@bunkyo.org.br

Comentários
Loading...