Feriadão é sinônimo de calor e oportunidade para pescar na praia!

Num país com cerca de 8.000km de litoral a disposição, é comum a presença de pescadores nas praias. Mas como qualquer outra modalidade, equipamento específico pode melhorar seus resultados.
Evite acidentes, lembrar que a prática é indicada em horários quando a praia estiver livre de banhistas.
Sugestões de tralha
As varas para esta modalidade podem ser telescópicas ou em partes. No caso das longas varas para molinetes, grande número de modelos tem o passador localizado perto do cabo, com diâmetro equivalente ao do carretel do molinete (melhora a saída da linha) e dobrável – para evitar quebras e facilitar na hora do transporte (detalharemos melhor em edições futuras).

Opção 1 – Pesca na espuma
-vara com comprimento até 2,80m e capacidade de arremesso para até 80 gramas – ponta fina ou de agulha. Equipamento leve para o pescador pescar com ela na mão e perceber a batida do peixe. Conhecida como pescaria na espuma, isto é, a curta distância, com peixes menores mas ligeiros na mordida.
-carretilha ou molinete médio para pequeno. Não precisa de muita linha, pois irá efetuar lançamentos de no máximo 60 metros. Quanto menor, mais leve. Como a finalidade é a procura dos peixes de menor porte que ficam na espuma das ondas, linha fina (0,18 a 0,20mm) para alta sensibilidade.
-necessidade do líder (até 0,35mm de bitola) para o caso de um peixe de maior porte bater na isca. Comprimento = 3 vezes o da vara, para o pescador poder duelar com o peixe com segurança, e aguentar na hora do lançamento, o peso do chumbo + iscas.
-anzóis pequenos modelos Akita Kitsune (numeração 6 ou 7) e Maruseigo (numeração de 6 a 8). Como o objetivo é o peixe de menor porte, um anzol super afiado e pequeno é o recomendado

Opção 2 – Pesca de espera
-vara com mais de 3m e capacidade de arremesso maior que 100 gramas. Como o peixe visado está a mais de 60m da praia, para efetuar os lançamentos longos, necessidade de maior potência. A escolha recai sobre as que possam arremessar chumbadas mais pesadas. Destaca-se também que o maior comprimento propicia a linha ficar bem mais alta que as ondas, melhorando assim a sensibilidade no caso de batida do peixe e diminuindo a ação do vento na linha.
O modelo de vara é denominado surf cast – com comprimento que supera 3,90m, tendo como referência principal sua capacidade de arremesso ou casting weight anotada em gramas ou onças.
-carretilha ou molinete médio para grande. Para alcançar distâncias maiores, precisará também de mais linha e assim a necessidade de aumentar o tamanho do molinete/carretilha.
-linha base de espessura em torno de 0,20 mm. Para lances longos o ideal é não ser muito grossa, então aumenta-se somente um pouco o diâmetro para conseguir que a mesma saia com velocidade diminuindo o atrito com o ar
-líder até 0,55mm. Para proteger contra os peixes de maior porte que porventura entrem na pescaria, e também no arremesso da chumbada + iscas.
-anzóis médios modelo Maruseigo (numeração entre 10 a 16). Tamanho maior para oferecer isca maior. O modelo em questão apresenta robustez combinando com ponta altamente afiada, além de um desenho especial que proporciona uma fisgada certeira.

CHUMBADAS
Necessidade de adequar peso x distância pretendida x casting do equipamento. Locais com fundo de pedras, utilizar as arredondadas como: gota, pingo, bola, etc.
Praias sem enrosco ou com fundo de areia, utilizar chumbadas com linhas retas, que com a ação da maré fixam-se parcialmente no fundo, neste caso os formatos indicados são: pirâmide, triângulo, aranha e similares.
Características de alguns modelos:
– pirâmide: agarra no fundo de areia devido ao seu formato, proporcionando boa ancoragem quando a maré está forte.
-carambola: o mais aerodinâmico, proporcionando arremessos longos devido a sua capacidade de cortar o ar.
-gota: utilizada quando se tem fundo de pedra. Este modelo quando tracionado tem a tendência de subir em direção à superfície, diminuindo a chance de enroscar.
-medalha: circular e identificada pelo furo no centro, com ação igual a gota.
-oliva: a chumbada mais conhecida, com furo que vai de ponta a ponta, sendo colocado antes do anzol deixando a linha solta, isto propicia maior sensibilidade para a mordida do peixe. Normalmente utilizada para isca viva.
-com garras denominadas aranhas com boa aerodinâmica e ideais para locais com correnteza.

RABICHO OU CHICOTE
O chicote ou rabicho é constituído de um conjunto de terminais que levará os anzóis (e as iscas) e a chumbada. Unidas ao arranque (líder) por um girador, estes terminais ficam em distância determinadas, através de nós de correr, e pode-se colocar entre eles, miçanga para diminuir desgastes.
Normalmente a linha usada no rabicho deverá ser ligeiramente mais resistente que a linha mestre com aproximadamente 80 cm de comprimento.
Para sua confecção utilizar linhas transparentes e de preferência as fluorocarbonos. No seu final deverá ser atado um snap, para facilitar a troca da chumbada – no modelo que julgar conveniente.
Podem ser de 2 ou 3 pernadas (linha que une o terminal ao anzol), sendo o comprimento variável conforme o fundo ou por exemplo se quiser simular que a isca esteja viva – uma linha fina bem mais comprida que a linha mestre, fornecerá movimentos para esse blefe.

Iscas
As melhores são as capturadas vivas no local da pescaria. Se detectar os “corruptos” (pequenos crustáceos que se enterram na areia), é capturar com apetrecho fabricado para tal. Outras iscas: minhocas de praia, tatuíras, baratinhas do mar, moluscos e sem esquecer lulas e camarões, inteiros ou em pedaços. Para os grandes peixes: pequenos peixes inteiros ou em toletes. Bom ter uma pequena caixa de isopor ou similar, para manter as iscas frescas durante a sua pescaria.
O momento de coletar isca é na maré baixa, quando visualizamos os buraquinhos na areia durante o vai e vem das ondas. Maré enchendo, é iniciar a pescaria.
Para a isca não se soltar na hora do arremesso é aconselhável o uso do elastricot ou um pedaço de linha bem fina, enrolando em volta das iscas, depois de presas nos anzóis.
Se a praia não for de tombo, ou seja, afunda lentamente é identificar no visual os canais – paralelos a praia – onde os peixes se deslocam. Para isto, acompanhe a formação de uma onda e onde ela “morrer”, aí está um canal. O arremesso é calculado para cair após o canal, recolher até sentir na linha uma pressão maior, indicando correnteza mais forte. Colocar a vara no apoiador, travar o equipamento, eliminar “a barriga” da linha até vê-la esticada e aguardar a batida do peixe.
Para facilitar é bom ter tesouras, alicates e material reserva (linhas, anzóis e etc) devidamente armazenadas numa caixa plástica. Proteção é fundamental então não esquecer: protetor solar, bonés ou chapéus, óculos escuros. Não pescar no horário do sol mais forte para prevenir queimaduras e hidratar o corpo, bebendo muito líquido. Cuidado com as águas vivas que costumam aparecer em grande quantidade, em algumas praias do país.
Ótimo carnaval e ótimas pescarias!

Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS

Maria Pesca – Tudo em produtos para pesca

Para você, lojista ou consumidor que procura o melhor em produtos para pesca! Desde iscas, massas, cadeiras para barcos, banquetas, bolsas térmicas, roupas, até molinetes, carretilhas, varas chumbadas, redes, maletas de pesca, bolsas, mochilas e etc. Produtos diversificados para oferecer o conforto e segurança que precisa para suas pescarias. Lojistas tem preço especiais, veja sua necessidade e converse com a maior fabricante no sul do país de produtos dirigidos a pesca e pet shop, Maria Narcizo Ind e Com de Pesca e Pet Shop Ltda, localizado na BR 476 Km 223, nº 5701 – Bairro Mallon (saída para Curitiba) União da Vitória/PR Cep 84600-000 Contato: (42)3519-1045/3524 4524 whatsapp:(42)98432-2083/ 99953-6460/ 98827-2351 email: mariapescaepet@gmail.com


Bobbin para unir multifilamento com mono

Quem pesca com multifilamento e precisa montar o líder em monofilamento ou fluorocarbon sabe a dificuldade de unir as duas linhas. Isto pode ser facilmente resolvido com este bobbin, fabricado em São Paulo/SP que você encontra nas melhores lojas de pesca em todo o país! Se na sua região não tem este aparelho, peça ao lojista para contatar o fabricante Masaru. Informações nos fones (11)3209 7378 cel e whatsapp(11)95338 1475. Rua Galvão Bueno, 395 – Liberdade – São


Lançamento Camarão articulado – Maré Iscas

 

 

 

 

Lançamento camarão NINJA!!! Com as pernas emborrachadas em LARANJA FLUORESCENTE, atraindo ainda mais a atenção do predador! Disponível em 13 opções de cores. Em breve nas lojas parceiras. E tem o tradicional camarão mega ovado articulado com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare


Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.

Paulo/SP


Psicultura Chang

Você que gosta de aeromodelismo, aquarismo, pesca, e precisa de acessórios ou artigos para incrementar o seu hobby, visite o site www.pisciculturachang.com.br. O local indicado para encontrar o que precisa. Iscas, acessórios e tralha para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Para você que é lojista, condições especiais. Qualidade, confiança e preço. Informações no fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br


Show Renato – Atos e Canções

A Banda Monte Castelo inicia sua turnê nacional na capital paulista, no dia do aniversário do poeta, para festejar junto com os fãs, e trazer para quem aprecia boa música, uma apresentação de gala mostrando as músicas da Legião Urbana. Dia 27 de março de 2019, às 21h no Teatro Bradesco, localizado na rua Palestra Itália, 500 – loja 263 – 3º andar do Shopping Bourbon – Piso Perdizes. Informações no facebook: @MonteCasteloTributoLegiaoUrbana e venda de ingressos no site Uhuu

Comentários
Loading...