Eventos em Tomé-Açu, Belém e Manaus marcam os 90 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia

Apresentação em Belém acontece neste sábado (Aldo Shiguti)

Para comemorar os 90 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia, foram programados eventos comemorativos em Tomé-Açu, Belém e Manaus nesta sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), respectivamente. Hoje (12), em Tomé-Açu, está marcada uma missa aos antepassados no Templo Budista Nishi Honpa Hongwanji, e exposição de produtos agrícolas. À noite acontece um show comemorativo com os cantores Sérgio Tanigawa, Fabio Toma, Angelaisa Toyota, Paula Hirama e Takeshi Nishimura.
Amanhã, 13, a Cerimônia Oficial acontece na sede da Acta com a presença de autoridades, o governador do Pará, o embaixador do Japão Akira Yamada e uma comitiva do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil). Haverá ainda homenagem a personalidades, inauguração do torii e de placas solares para produção de energia limpa.
Em Manaus, a cerimônia no dia 15 contará com a apresentação dos corais Bunkyo, Piccolo e Paineiras sob regência do maestro Teruo Yoshida.
Também em Manaus, de 20 a 22 de setembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a Tasa Eventos estará realizando o Jungle Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa na Amazônia, com destaque para o cantor de trilhas sonoras de animes, Ricardo Cruz, e a conhecidíssima Karen Ito, além de apresentações de taiko e a tradicional culinária japonesa.
Em Belém, o destaque é a Semana do Japão, que teve início nesta segunda-feira, 9, e prossegue até domingo, 15, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur). A Solenidade Oficial está marcada para o dia 14, no Theatro da Paz, com capacidade para 800 pessoas. Destaque para a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, além de outras autoridades.
Realizada todo mês de setembro pela Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (Apanb) com o objetivo principal de celebrar a integração das culturas paraense e japonesa, a Semana do Japão já está em sua 32ª edição e neste ano apresenta oficinas, mini-cursos, palestras, arte culinária, dança folclórica, ikebana, koto, kirigami, origami, shuji, soroban e anime.

O jornalista Takao Miyagui e o presidente da associação, Miyamura (Aldo Shiguti)

Kenshibudo – No festival, no Centur, destaque para os show com o cantor Zenkyu Ogawa, desfile de dança japonesa, artes marciais, cosplay, Banda BSGI, bom odori e venda de comida típica japonesa. Um dos grupos que estará se apresentando nas festividades de Belém é a milenar arte japonesa do Canto Entoado e Dança de Espada e Leque ( (Kenshibudo), apresentado no feriado de 7 de Setembro na Associação Cultural dos Provincianos de Osaka Naniwa, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo).
Segundo o presidente da União Cultural Guinken – Shibum do Brasil, Hidemitsu Miyamura, o grupo estará representado por 18 dos 40 de seus componentes. Entre eles, o mestre de karatê Akira Saito.
Renshi-Shihan 5º dan Karatê-do Goju-ryu e praticante de iaido, kendô e bojutsu, Akira Saito disse ao Jornal Nippak que, em Belém, será apresentado especificamente Kenbu e o Shibu: Kyugatsu Jyu San Ya e Aa Byakkotai e também o Bojutsu (arte Samurai do bastão proveniente da lança) Ryozen Chikubushima Ryu.
Akira Saito explica que trata-se de resultado de grande esforço de um grupo de apreciadores que já dura 47 anos para a preservação da arte, com profundas raízes históricas cantadas pelos poetas do Japão e da China. De acordo com Miyamura, alguns poemas datam de 1300 anos e contam passagens importantes da história do Japão que são apresentadas no palco. “Se difere do minyo porque no Canto Entoado e Dança de Espada e Leque tem um enredo”, explica, lembrando que, em 2018, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa, o Brasil recebeu um grupo numeroso do Japão.
Em Belém, explica, a ideia é fazer um intercâmbio com o intuito de preservar esta tradição que, conforme observa Miyamura, “fica cada vez mais difícil por causa da língua, que passa a se tornar uma barreira”.

Akira Saito estará se apresentando em Belém (Aldo Shiguti)
Comentários
Loading...