ERIKA TAMURA: O novo imperador do Japão

Tivemos a cerimônia de entronização do imperador no Japão, tudo amplamente divulgado pela imprensa mundial. Não serei mais uma a escrever sobre toda a cerimônia e seus rituais, falarei sobre o meu ponto de vista nessa nova era.
Para quem não vive no Japão, fica difícil entender o que a família imperial significa para o povo japonês. Por mais que, após o fim da guerra, o imperador Hirohito tenha declarado que a família imperial japonesa não seria mais considerada uma divindade, aos olhos dos japoneses, isso nada mudou. Eles continuam a adoração, como de fossem deuses.
E eu, que sou brasileira, morando no Japão, aprendi a respeitar o imperador e a sua família, entendi qual o papel da família imperial no Japão, e vejo o respeito e a admiração do povo japonês perante a tudo o que se refere à Casa Imperial.
Tanto é que, muitas vezes me pergunto: “Que poder mágico essa família tem, que me faz ficar encantada a cada história? Que tipo de fascínio é esse que toma conta de mim, cada vez que os vejo na mídia?”. Pois então, quem explica?
Durante a cerimônia do desfile de carro do novo casal imperial, aconteceu um show, onde o grupo musical Arashi, cantou uma música especialmente para o casal imperial. Emocionante!
Quem já ouviu a música? Vou deixar aqui, o refrão traduzido, e sem falsa modéstia, chorei quando assisti o show…
“Quando você sorri, o mundo brilha
A felicidade de alguém, reflete o agora
Que a nossa alegria, chegue até você
No começo ela respinga em alguma pedra escondida
a gota d’água que cai, percorre a planície
E então, ela é moldada de forma cristalina
Sacia a sua sede
Alimenta os pássaros
Rega as flores
Aquele grande rio, era uma gota no início
Vamos transformar a nossa felicidade num grande rio
Veja, estamos perto de você!”
…e assim, a música continua… Uma das músicas mais lindas que já ouvi em japonês! E que foi feita para a ocasião, e ouvindo essa música, entendi o fascínio que a família imperial exerce em mim (não só em mim), essa música explica tudo!
Vale a pena procurar na internet e ver o vídeo, emocione-se também!
a música “Ray of water” do grupo Arashi.

Comentários
Loading...