ERIKA TAMURA: Dr. Miura e a Doença de Chagas no Japão

Faz alguns anos que conheço dr. Miura Sachio, ou Miura Sensei, como o chamamos por aqui. Miura Sensei é japonês, médico, fala e entende português pois morou alguns anos no Brasil e, muito engajado no tema Doença de Chagas.
Mas aí as pessoas perguntam: “Tem Chagas no Japão? Existe o bicho barbeiro, que é o hospedeiro da doença, no Japão?”. A resposta é não! Não existe!
E como o Dr. Miura trabalha? Dr. Miura atende, voluntariamente, a comunidade brasileira, e percebeu que alguns brasileiros estavam sendo diagnosticados pelos médicos japoneses, com doenças cardíacas, onde o tratamento não demonstrava sucesso. Foi assim que, Dr. Miura iniciou o teste de Chagas no Japão, e pasmem, o resultado foi positivo para vários casos, e como no Japão não tem Chagas, os médicos japoneses desconheciam tal diagnóstico e tratamento.
E foi assim que eu conheci o Dr. Miura, em eventos, consulados itinerantes, trabalhos voluntários, sempre oferecendo gratuitamente o exame de Chagas à todos, principalmente aos brasileiros que viveram em locais propensos à doença.
A verdade é que a pessoa pode ter a doença de Chagas e nunca saber, ou até mesmo demorar para desconfiar que tenha, afinal, os sintomas podem demorar até 30 anos para começarem a aparecer. Por esse motivo, todos que fizeram o teste e o resultado foi positivo, se assustaram, pois por mais que se viva muitos anos no Japão, nunca se sabe se é portador de tal doença ou não.
Dr. Miura faz um trabalho excepcional, sendo o único médico que faz especificamente esse teste, tem ajudado muitos médicos japoneses a conhecerem e entenderem o que é Chagas.
É incrível o trabalho do Miura Sensei, onde cada vez que converso com ele, percebo o seu conhecimento e seu empenho em ajudar a comunidade brasileira no Japão. Sempre solícito, atencioso e acessível, Sachio Miura é apaixonado pela cultura brasileira, e demonstra o ser humano incrível que é!
No ano passado, Dr. Miura foi homenageado pelo Conselho de Cidadãos de Tokyo juntamente com o Consulado Geral do Brasil em Tóquio, merecidamente homenageado! Temos que enaltecer o trabalho de pessoas assim, que como Dr. Miura, disponibiliza de seu conhecimento e tempo para, voluntariamente, ajudar os brasileiros e dar amparo àqueles que passam por momentos de dúvidas e angustias.
E é tão confortante saber que existem pessoas assim, e eu me lembro claramente de um momento, muito particular, mas que ficou gravado em minha mente, onde durante uma reunião na Embaixada, onde a imprensa japonesa queria criar uma polêmica na época, e colocava a ONG em que eu trabalho na parede, alegando que em um trabalho de pesquisa que seria iniciado, era necessário a presença de um médico e nós não tínhamos o amparo de um, foi onde o Dr. Miura, presente na plateia, se levantou e falou:”Eu sou médico, japonês e me prontifico a ajudar na pesquisa, estou à disposição para tudo o que for necessário.” Emocionante!
Todas as homenagens possíveis e cabíveis têm que ser prestadas à pessoas como Miura Sensei, e posso afirmar que, mesmo assim não serão suficientes para demonstrar o nosso sentimento de gratidão.

Comentários
Loading...