Enkyo celebra administração estável graças ao apoio da comunidade nipo-brasileira

Hospital Nipo-Brasileiro (divulgação)

A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, entidade fundada em 28 de janeiro de 1959 e presidida atualmente por Akeo Yogui, mantêm uma administração estável graças ao apoio e compreensão da comunidade nipo-brasileira. Em dezembro de 2019, foram realizadas cerimônias de lançamento da pedra fundamental de início das obras da nova torre de 7 pavimentos do Hospital Nipo-Brasileiro e do novo prédio do Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa), projetados com o objetivo de ampliar a aperfeiçoar os seus serviços. O Hospital Nipo-Brasileiro conquistou a certificação internacional QMentum certificado pela Accreditation Canada, como resultado da busca pela qualidade e segurança do atendimento, expandindo a sua contribuição social à comunidade nipo-brasileira, assim como para a sociedade brasileira.

Fundada com o objetivo inicial de apoiar os imigrantes pós-guerra, a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo – teve que se readequar aos novos tempos para atender também a população brasileira em geral visando o desenvolvimento e progresso de suas atividades atuais como entidade filantrópica.
Como uma entidade brasileira, além do apoio as pessoas vulneráveis socialmente, cresce a demanda e a necessidade da realização das atividades como entidade contribuidora também da sociedade brasileira.
As atividades realizadas pela Enkyo foram realizadas originalmente nas áreas de assistência social e de saúde. Em 2019, todas as unidades de assistência social foram transferidas para a Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo, e a atual Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) é uma organização especializada na área de saúde.

Conheça os detalhes das atividades dessas duas organizações.

Serviços de Assistência Social – Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo

♦ Setor de Serviço Social
O Setor de Serviço Social realiza atividades de orientação (saúde, emprego, dificuldade financeira e jurídico), concessão de auxílios (apoio financeiro, medicamentos, internação retaguarda particular e assistência médica), e fornecimento de informação sobre as Instituições de Longa Permanência (ILPI) e das atividades promovidas pelo Centro de Convivência do Idoso às pessoas que procuram os serviços do setor. Realizando também palestras visando a capacitação e o aprimoramento técnico dos funcionários.
Em 2010, inaugurou o Centro de Convivência do Idoso no 3º andar do Centro de Ação Social Enkyo localizado na rua Fagundes, Liberdade, São Paulo, com o intuito de fornecer atividades preventivas visando um envelhecimento ativo, consciente, promoção da saúde, e sobretudo, feliz, num espaço seguro e aconchegante.
E, realiza também as atividades de acolhimento e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A partir da foto à direita e acima e no sentido horário: Ipelândia Home, Akebono Home, Santos Kosei Home, Sakura Home (divulgação)

♦ Santos Kosei Home
A ILPI mais antiga da entidade, Santos Kosei Home, tem capacidade para alojar 60 idosos com independência ou dependência leve em atividades de vida diária. Oferece tratamento humanizado e digno ao residente, procurando respeitar os seus costumes e tradições. Realiza cotidianamente atividades recreativas como dança, artesanatos, poesias e coral, e atividades ocupacionais.
Promove anualmente, a Festa de Outono, Festa Junina e a Festa da Primavera, respectivamente, em março, junho e setembro.

♦ Sakura Home
Localizada na estância climática de Campos do Jordão, a 180 km da sede Enkyo, conhecida como a Suíça brasileira. Abriga idosos a partir de 60 anos, independentes em atividades de vida diária, que convivem em extensa propriedade cercada de árvores e flores. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e de apoio para planejar e conduzir suas ações a fim de mantê-los ocupados e envolvidos com atividades que lhes tragam elevação da autoestima e mais autonomia no seu dia a dia.
A Festa da Cerejeira em Flor realizada anualmente nos meses de julho e agosto comemorou a sua 50ª edição em 2018, e junto ao evento, ocorreu a cerimônia de revitalização do Parque das Cerejeiras e o tombamento da festa como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Campos do Jordão.

♦ Akebono Home
Localizada a 40 km da sede Enkyo, com o objetivo de acolher e oferecer assistência aos idosos dependentes e semidependentes, presta 24 horas de cuidados especiais, com intuito de proporcionar os usuários, uma vida digna e com qualidade, apesar das limitações decorrentes de suas condições. Toda a equipe atua para auxiliá-los em seu desenvolvimento, facilitando suas interações nos relacionamentos sociais a fim de que atinjam o grau máximo possível de autonomia.
A unidade possui também 8 chalés para a moradia de casais idosos.

♦ Ipelândia Home
Localizada a 66 km da sede Enkyo e cercada de muita área verde, oferece atendimento para pessoas acima de 60 anos de idade, independentes para a realização de atividades diárias, em período integral. A unidade tem como objetivo estimular a capacidade físico-mental e social dos usuários com acompanhamento físico, terapêutico, nutricional, médico e de enfermagem em suítes individuais e duplas, visando a melhoria da qualidade de vida.
Os usuários podem apreciar também o jardim de dálias com mais de 80 variedades, exemplares oriundos da cidade de Kawanishi, província de Yamagata, no Japão, e a florada dos pés de ipês e cerejeiras.

♦ Unidade Amami
As atividades da unidade localizada no bairro da Vila Carrão, São Paulo, voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários foram encerradas em julho de 2019. Está em estudo o início das atividades como Centro Dia do Idoso nas instalações da unidade.

Serviços de Saúde – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo

Fachada do Centro de Ação Social Enkyo na Liberdade (divulgação)

♦ Centro Médico Liberdade
Localizado na rua Fagundes, Liberdade, São Paulo, o Centro Médico Liberdade (CML) se sobressai pela excelência de atendimento médico ambulatorial, odontológico e de Check-up. O CML possui um corpo clínico composto por 70 médicos atuando em 25 especialidades, com instalações modernas e funcionais e equipamentos de alta tecnologia.
Como campanha comemorativa dos 60 anos de fundação da Enkyo, em 2019, ofereceu consultas médicas com o valor simbólico de R$ 50,00 aos clientes com idade superior a 60 anos e sem convênio médico. E foi definido o prolongamento da campanha também para o ano de 2020.

♦ Hospital Nipo-Brasileiro
Inaugurado em 1998, o Hospital Nipo-Brasileiro destaca-se como referência em atendimento médico de complexidades variadas, com instalações modernas, equipamentos de alta tecnologia e corpo clínico altamente diferenciado. Com ampla e completa a infraestrutura, conta com 243 leitos, entre apartamentos, enfermaria e UTIs. Com um corpo clínico integrado atende mais de 40 especialidades médicas, oferecendo diversos tipos de exames e diagnóstico e tratamentos diferenciados, além de Pronto Atendimento 24 horas para adulto e infantil, cardiologia, ginecologia e obstetrícia e ortopedia. Sua excelência em unidade hospitalar é certificada desde 2013 pelo selo de qualidade de acreditação máxima ONA Nível 3.
Em 2018, como atividade comemorativa dos 60 anos de fundação da Enkyo, iniciou o projeto de construção da nova torre com 7 pavimentos e com área de construção de 11.617 m² com objetivo de expandir a área física de serviços e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Realizando a cerimônia de lançamento da pedra fundamental em 11 de dezembro de 2019.

♦ Hospital São Miguel Arcanjo
Inaugurado em agosto de 2013, o Hospital São Miguel Arcanjo (HSMA), localizado a 185 Km da sede Enkyo, surgiu com o objetivo de oferecer à cidade e sua região, um atendimento 100% SUS. Hospital construído com recursos próprios e com o apoio dos moradores japoneses e descendentes da cidade de São Miguel Arcanjo. Com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade, em maio de 2015, inaugurou o pronto atendimento construído no terreno do HSMA. Possui atualmente 50 leitos operacionais e oferece serviços de internação, pronto atendimento e cirurgias de médio porte.

♦ Pipa
O Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa) oferece atendimento às crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) entre 5 a 9 anos (idade de entrada), com o objetivo de favorecer a autonomia destas crianças nas atividades de vida diária através da Terapia de Vida Diária. Terapia introduzida pela voluntária sênior da JICA, professora Takako Saegusa, e com apoio da JICA.
Em março de 2010, foi transferido para um imóvel no bairro Parque Novo Mundo, São Paulo, nos arredores do Hospital Nipo-Brasileiro, iniciando as atividades como uma unidade filial da Enkyo. Em 2014. O Pipa se tornou uma instituição de Saúde com uma equipe clínica multidisciplinar, atualmente, atende 40 crianças gratuitamente, por meio de convênio com a Secretaria Estadual da Saúde (SUS). Apresentando ótimos resultados, como a admissão de dois jovens pelo Hospital Nipo-Brasileiro.
No dia 4 de dezembro de 2019, realizou a cerimônia de lançamento de pedra fundamental de construção do novo prédio do Pipa, com o objetivo de expandir e melhorar os serviços.

♦ Assistência Médica Móvel (Junkai)
A atividades da Assistência Médica Móvel desenvolvidas com o a cooperação da JICA e voltadas para a comunidade nipo-brasileira, no passado, eram realizadas em todo o país. Hoje, devido a legislação que faz com que seja necessário o registro dos médicos em cada Estado, as atividades são realizadas somente no Estado de São Paulo. Nas caravanas realizadas nas diversas localidades de São Paulo, são oferecidos exames, consultas e orientações preventivas e nutricionais.

Lançamento da pedra fundamental da nova ala hospitalar do HNB (divulgação)

Investimentos – Atento as exigências futuras, em dezembro de 2019, a Enkyo realizou as cerimônias de lançamento de pedra fundamental para o início das obras da nova torre do Hospital Nipo-Brasileiro e do novo prédio do Pipa. Em especial, o projeto de construção da nova torre do Hospital Nipo-Brasileiro é essencial para o desenvolvimento e prosseguimento das atividades futuras da Enkyo. Neste projeto está previsto a transferência dos serviços oferecidos nos ambulatórios externos para dentro das instalações do Hospital, além da ampliação do Centro Cirúrgico, aquisição de tomógrafo de última geração, equipamento móvel de raio x, mamógrafo e equipamento de ressonância magnética nuclear, e está previsto também a integração da nova torre com o atual prédio, realizando reformas de reorganização de espaços e fluxos do hospital com intuito de melhorar a eficiência e atendimentos aos pacientes.
O Hospital Nipo-Brasileiro conquistou a cerificação internacional QMentum certificado pela Accreditation Canada, e está prevista a realização da cerimônia de entrega do certificado em 2020.
A Enkyo continuará se empenhando para dar prosseguimento no aperfeiçoamento e desenvolvimentos das atividades de apoios aos idosos e pessoas vulneráveis socialmente, missão original da entidade, reconstruindo o sistema organizacional e reestruturando suas atividades conforme as alterações das exigências da comunidade nipo-brasileira e sociedade brasileira.

Para o atual presidente da Enkyo, Akeo Yogui, o sucesso da instituição não seria posssível sem a colaboração de todos.
“Reconheço que toda a conquista foi graças ao apoio do governo brasileiro e japonês, pessoas físicas e jurídicas e de muitos voluntários. Agradeço a todos e espero contar com o apoio de todos em novos projetos”, conclui Akeo Yogui.

Comentários
Loading...