Em evento no Bunkyo, Hélio Nishimoto agradece apoio da comunidade

Cerca de 300 pessoas lotaram o Espaço Multiuso e a Sala de Exposições do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) na noite desta segunda-feira (25) para participar do Jantar de Agradecimento do casal Hélio Nishimoto e Ednéia pelo apoio recebido da comunidade ao mandato que tterminou agora em março.

Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, a presidente do Bunkyo, Harumi Goya, o presidente do Hospital Santa Cruz,Renato Ishikawa, o presidente do Nippon Country Club, Valter Sassaki, o presidente da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e ex-deputado federal, Walter Ihoshi, e os empresários Renato Nakaya e Nelson Nakada, além de dirigentes de entidades assistenciais.

Natural de Presidente Prudente (SP), Hélio Nishimoto obteve 51.914 votos na última eleição e não conseguiu se reeleger à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em seu discurso, ele enalteceu os laços de amizade que construiu com a comunidade nikkei ao longo de dez anos como deputado estadual.

“Tentei ser o menos errado possível. Meu intuito sempre foi o de representar cada um de vocês da melhor forma possível e honrar cada cidadão paulista, em especial os membros da comunidade”, disse Nishimoto, que pediu desculpas “caso não tenha conseguido corresponder as expectativas de todos”.

Segundo ele, esforço não faltou. “Trabalhei dia e noite para que vocês pudessem se orgulhar de ter um representante à altura na Assembleia”, afirmou, acrescentando que deixou “temporariamente” esta função “de cabeça erguida” e “podendo olhar nos olhos de todos”. “Queria fazer algo diferente e que, de alguma forma, marcasse a comunidade nikkei. E acho que consegui. Não olho o resultado da eleição com preocupação nem com tristeza. A amizade que construi ao longo destes anos é muito gratificante e não tem preço. Vou continuar lutando e fazendo o meu trabalho para, quem sabe, um dia voltar a ser candidato novamente”, disse, explicando que “estou preparado para enfrentar qualquer desafio”.

 

Opções – Conforme revelou, existem algumas possibilidades. Uma delas é aguardar um convite do governador Doria (PSDB) para assumir cargo no Governo. Outra, descartada de antemão, é voltar a lançar candidaduta para vereador em São José dos Campos (SP), onde atuou por 12 anos na Câmara Municipal. Segundo Nishimoto, o assunto está fora de questão. “Não vejo sentido ser deputado estadual e depois voltar a ser vereador”, justificou, acrescentando ainda uma terceira opção. “Voltar às origens, ou seja, vender pastéis”, brincou, afirmando que ainda espera “ser útil, ao povo paulista e à comunidade nikkei”.

“Muitas coisas aconteceram ao longo destes dez anos, mas precisamos continuar fazendo a diferença”, disse Nishimoto, que destinou cerca de R$ 37 milhões de emendas para o Vale do Paraíba.

 

Atuação – Casado há 29 anos com Ednéia, com quem tem três filhos, Hélio Nishimoto também tem uma atuação destacada junto à comunidade japonesa, auxiliando, principalmente, entidades assistenciais e eventos voltados à divulgação da cultura, com a destinação de emendas de quase R$ 5 milhões.

Isso ficou claro nas falas da presidente do Bunkyo, do empresário Renato Nakaya, do presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, e do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. “Nós, que acompanhamos sua dedicação e seriedade para atender as reivindicações da comunidade japonesa, ficamos inconformados com o resultado das eleições”, disse Harumi Goya.

“Nós é que temos que agradecer tudo o que o senhor fez pela comunidade”, destacou Renato Nakaya.

Homeneageado por Hélio Nishimoto com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo – a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Renato Ishikawa retribuiu concedendo ao casal uma placa em nome dos 300 homenageados.

 

Recordações – Por sinal, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, lembrou que uma de suas primeiras participações em público logo que assumiu o cargo, em outubro de 2017, foi na cerimônia realizada em dezembro daquele ano e que teve Hélio Nishimoto como proponente. Era também uma outorga de Colar ao Mérito Legislativo, mas desta feita para o empresário Nelson Nakada.

Noguchi destacou ainda que, por ocasião das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, percorreu várias associações e eventos no Vale do Paraíba a convite do ex-deputado. “Tenho muitas recordações ao seu lado”, afirmou o cônsul, que elogiou a “energia”, “vigor” e “dedicação” do ex-parlamentar.

A esposa, Ednéia, e a filha do casal, Ediane, no entanto, acabaram “roubando a cena”. Companheira e parceira de 29 anos, Ednéia agradeceu, “primeiro a Deus”, pelos dez anos vividos junto à comunidade nikkei de São Paulo. Já a filha Ediane chegou às lágrimas e emocionou os convidados ao agradecer o carinho da comunidade ao pai.

A festa contou ainda com a participação especial do cantor Joe Hirata, que embalou o Kanpai.

(Aldo Shiguti)

Comentários
Loading...