DIA 7 DE SETEMBRO: Tacacá, maniçoba, pato no tucupi… É o Jantar com os pratos típicos do norte do país

O tacacá, um dos pratos que serão servidos no Jantar Beneficente no próximo dia 7 (divulgação)

Os paulistanos que apreciam a culinária do norte do país mas não tem muitas oportunidades de saborear pratos como tacacá, maniçoba ou o famoso pato no tucupi, além de sobremesas feitas à base de frutas típicas da região, como açaí, acerola, graviola, fruta de conde e cupuaçu, já podem agendar. No feriado de 7 de setembro, o Espaço Multiuso do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), receberá um evento inédito. Trata-se do Jantar Beneficente com o melhor da gastronomia paraense.
O menu será assinado pela chef Nancy Fukayama, do Lámen Açu. O evento contará ainda com outras atrações, como apresentações de músicas e danças e sorteios, além da presença de Hajime Yamada, representante da primeira geração de imigrantes.
O convite custa R$ 200,00 e podem ser adquiridos na Lamen Açu: Telefone: 11/5589-9124; F. Keiko Produções: 11/3266-2087 / 3207-6626 e Bunkyo (Telefone: 11/3208/1755).
Segundo o presidente da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu (Acta), Silvio Kazuhiro Shibata, os preparativos para as festividades estão bastante acelerados. “Em julho, realizamos o 16º Festival de Bon Odori de Tomé-Açu com a participação de cerca de 2500 pessoas cujo destaques foram as participações do cantor Joe Hirata e do Grupo Hikari, de Londrina”, disse Shibata, que assumiu a Presidência da Acta no ano passado no lugar de Alberto Ke-Iti Oppata, atual presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA).
Segundo ele, apesar de todos os eventos realizados ao longo deste ano levarem o selo comemorativo, o ponto alto será no dia 12 de setembro, com a homenagem aos pioneiros no Tempo Budista Nishi Honpa Hongwanji, às 10 horas. No mesmo dia, às 16 horas, será aberta a exposição agrícola e às 19 horas acontece o show comemorativo com a apresentação de Sergio Tanigawa, Fabio Toma, Angelaisa Toyota, Edson Nishimura e Paulo Hirama. O evento deve contar com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do cônsul de Belém, Keiji Hamada.

Torii – No dia 13 de setembro está programada a Cerimônia Oficial na sede da Acta, com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Pará e do embaixador do Japão. Também está prevista a presença de uma comitiva do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), formada por cerca de 170 pessoas. Nesse dia haverá homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade em Tomé-Açu e a inauguração de um torii medindo 8 metros de largura por 10,5 metros de comprimento, além de placas solares para a produção de energia limpa, que deve representar uma economia considerável de energia para a associação.

Comentários
Loading...