Da cultura tradicional ao universo geek, Barueri Matsuri traz atrações para todos os gostos e ritmos

(Arquivo/Aldo Shiguti)
(Arquivo/Aldo Shiguti)

Depois de invadir as praias cariocas – que em janeiro recebeu o Rio Matsuri –, agora é a vez de Barueri (SP) receber seu primeiro matsuri (festival, em japonês). Trata-se do Barueri Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Barueri –, que acontece nesta sexta-feira, sábado e domingo (15, 16 e 17), no Parque Municipal Dom José), que receberá uma ambientação especial, com lanternas japonesas. Gatronomia, cultura pop, workhops, música e dança são algumas atrações programadas para os três dias.
Uma realização da produtora cultural Ali, com organização da Must Marketing e Tasa Eventos (a mesma que coordenou o Rio Matsuri), o evento conta com apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura de Barueri e das associações nikkeis local – A Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Barueri (Acerb) e a Associação Cultural do Jardim Silveira.

Takeshi Nishimura - Divulgação
Takeshi Nishimura – Divulgação

Braços abertos – Para o secretário municipal de Recursos Humanos e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antonio Oliveira, o Bidu, “a cultura japonesa é uma das mais antigas que temos no Brasil”. “E em Barueri não é diferente, temos uma comunidade japonesa e esse evento só vem engrandecer todos os eventos que realizamos no ano em Barueri. Será, certamente, um evento bem bacana e muito bem-vindo”, disse o secretário, afirmando que os matsuris tem prestígio no Estado de São Paulo e Barueri recebe este evento de braços abertos. “Tanto que o prefeito ficou muito contente e disse que será uma honra estar representando o município na cerimônia de abertura”, disse Bidu.

Grupo Kiendaiko - Divulgação
Grupo Kiendaiko – Divulgação

Segundo Takao Sato, diretor-executivo da Tasa Eventos, são esperados cerca de 20 mil pessoas. “Normalmente, o parque costuma receber uma visitação de cerca de 10 mil pessoas em um único final de semana”, conta Takao, explicando que o parque é muito bem equipado, além de contar com ótima localização.
“Trata-se de um equipamento municipal muito bem estruturado para receber eventos e que fica no centro de Barueri. Além disso, o local também conta com um jardim japonês que deve ser revitalizado”, diz Takao, afirmando que o evento “já nasce grande”.

Grupo Wadan - Divulgação
Grupo Wadan – Divulgação

“Os matsuris estão se popularizando pelo Brasil, principalmente no eixo São Paulo-Paraná. E isso é muito bom porque une ainda mais as comunidades nikkeis, além de contribuir para revitalizar as associações e, de quebra, cumpre seu principal objetivo que é o de divulgar a cultura japonesa”, conta o diretor, afirmando que a expressão matsuri em breve será incorporada pelos brasileiros.
Responsável também pór vários “matsuris” espalhados pelo país, como Indaiatuba Matsuri Japan Festival, o Festival Nipo-Brasileiro da Acema (Associação Cultura e Esportiva de Maringá), o Costão Matsuri e o Rio Matsuri, entre outros, Takao Sato afirma que o Barueri Matsuri tem grande potencial de crescimento e tem tudo para ser inserido no Calendário de Eventos do município.

Pamela Yuri - Divulgação
Pamela Yuri – Divulgação

“Barueri é muita próxima de Alphaville e Osasco. Por isso tem tudo para se consolidar como o principal matsuri da região”, conta o diretor, que destaca o que o público poderá conferir nos três dias de evento.

Ryukyu Koku Matsuri Daiko está confirmado na primeira edição do Barueri Matsuri... (Divulgação)
Ryukyu Koku Matsuri Daiko está confirmado na primeira edição do Barueri Matsuri… (Divulgação)

Atrações – “Na música, teremos alguns dos melhores cantores da comunidade japonesa com Karen Ito, Fábia e Norton Miasake, Takeshi Nishimura e Pâmela. No taiko também reunimos um time de primeira linha com os grupos Wadan, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Kiendaiko. Teremos ainda a tradicional dança do bom odori com a Companhia Fujima de Dança Kabuki e show de mágica com Kevin Iwassaki”, enumera, acrescentando que os fãs de anime e mangá não ficarão desapontados. “No sábado e no domingo haverá Desfile Cosplay com mais de 100 candidatos inscritos e como uma de nossas principais atrações teremos a cantora Larissa Tassi, considerada hoje a principal intérpete de anime songs no Brasil”, destaca Takao, afirmando que hoje em dia não tem como trabalhar apenas com a cultura japonesa tradicional. “É preciso investir no universo geek para atrairmos os jovens”, comenta Sato, que, apostando nesse segmento, apresentará também um estande da Comics.

... assim como a cantora Larissa Tassi (Facebook)
… assim como a cantora Larissa Tassi (Facebook)

O público também poderá aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa se inscrevendo gratuitamente nas oficinas de mangá (com o maior mangaká do Brasil, Fábio Shin), de pixel art e oshibana.
Quanto à gastronomia, um dos principais carros chefes de qualquer matsuri que se preze, Takao conta que os visitantes terão um mostra da melhor da culinária japonesa, com yakisoba, temaki e outros pratos, além de 24 estandes de expositores com produtos e artigos japoneses.

 

 

 

Barueri Matsuri – Festival da Cultura Japonesa
Quando: Dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Sexta, das 14 às 21h, sábado, das 10 às 21h e domingo, das 10 às 20h
Onde: Parque Municipal Dom José
Entrada franca

Programação Artística (*Horários estão sujeitos a alteração)

Dia 15/2 (6ª feira)

Norton e Fabia Miyasake - Aldo Shiguti
Norton e Fabia Miyasake – Aldo Shiguti

18h: Show Musical – Pâmela
18h45: Grupo Wadan
19h15: Show Musical – Fábia & Norton Miasake
19h45: Grupo Wadan

Dia 16/2 (Sábado)

12h30: Grupo Wadan
13h: Cerimônia de abertura oficial
13h30: Show Musical – Takeshi Nishimura
14h15: Grupo Wadan
14h45: Show Musical – Fábia & Norton Miasake
15h30: Grupo Kiendaiko
16h: Desfile Cosplay
17h: Show Musical – Larissa Tassi (Danger 3)
17h30: Bon Odori
19h30: Grupo Kiendaiko

Dia 17/2 (Domingo)

12h30: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
13h: Show Musical – Fábia & Norton Miasake
13h30: Show de Mágica – Kevin Iwassaki
14h30: Show Musical: Karen Ito
15h30: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
16h: Desfile Cosplay
17h30: Bon Odori
18h30: Show Musical – Fábia & Norton Miasake

Comentários
Loading...