CULINÁRIA JAPONESA=Marlene Fukushima ensina chawan mushi no Curso de Comida Japonesa Caseira deste domingo

Chawan mushi (pudim salgado de ovos no vapor)

O Curso de Comida Japonesa Caseira, com a cozinheira Marlene Fukushima, ensina a preparar de maneira simples e fácil 6 receitas: chawan mushi (flan de ovos no vapor); costelinha de porco com molho de missô, gohan (arroz branco japonês),  tsukemono (conserva) de repolho com caqui; refogado de brócolis com ague (tofu frito); e de sobremesa, botamochi (mochi com cobertura de doce de feijão). O Curso acontece no domingo 7 de abril, das 8h às 13h. Os participantes não precisam ter experiência e, no final, ainda fazem um almoço de confraternização.

Quando explica sobre o modo de preparo dos pratos, Marlene sempre contextualiza cada ingrediente dentro da cultura japonesa, o que acaba dando sentido à comida. Muitos ainda resgatam a memória afetiva, ao lembrar de pratos que eram feitos pelas mãe e avós.

O chawan mushi é um pudim salgado no vapor, um flan de ovos (chawan quer dizer tigela pequena e mushi, cozido no vapor). É um prato tradicional que os japoneses preparam em casa. Mas, ao contrário da maioria dos pratos em que se usa hashi, o chawan mushi é apreciado com uma colher, pois tem uma consistência cremosa.

A costelinha de porco com molho de missô é bastante consumida pelos moradores da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, que tem uma cultura típica. Foi de lá que veio a maior quantidade de imigrantes ao Brasil. Por isso, o prato acabou se incorporando entre os pratos prediletos dos imigrantes de maneira geral.

O tsukemono (conserva) de repolho com caqui oferece um sabor que os japoneses apreciam que é o equilíbrio e a mistura entre o salgado e o doce. O caqui ainda ajuda a dar uma cor mais avermelhada ao tsukemono.

O gohan (arroz japonês) costuma ser ensinado na maioria dos cursos e continua surpreendendo quem aprende a preparar com as dicas da Marlene, que também ensina como conservá-lo no freezer.

A sobremesa é o tradicional botamochi, mochi com cobertura de anko (doce de feijão). É um doce caseiro que se consome no outono.

 

Oficina de Comida Japonesa Caseira

Com a cozinheira Marlene Fukushima, do buffet Hanayori

7 de abril, domingo, das 8h às 13h

Rua Primeiro de Janeiro, 53 (px ao metrô Santa Cruz)

 

Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br

WhatsApp 11-97130-3335

Valor: R$ 330,00 (inclui apostila, ingredientes, utensílios, um brinde especial e almoço de confraternização)

 

Cardápio

Chawan mushi (pudim salgado de ovos no vapor)

Costelinha de porco com molho de missô

Gohan (arroz branco japonês)

Tsukemono (conserva) de repolho com caqui

Refogado de brócolis com ague (tofu frito)

Botamochi (mochi com cobertura de doce de feijão)

Comentários
Loading...