Coordenado por Angelaisa, Grupo Mitsuba do Nipo de Campinas comemora 5 anos de atividades

(Luciene Tiemi Nohama)

O Grupo Mitsuba Wadaiko do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas comemorou, no dia 30 de novembro, cinco anos de atividades ao lado de cerca de 600 pessoas presentes na sede do Nipo, no Jardim Guanabara, entre público e artistas. Durante estes anos eles treinaram muito e fizeram várias apresentações nas cidades da região, em workshops e também em eventos da cultura japonesa dentro e fora do Estado, atuando sempre com o objetivo de divulgar a cultura japonesa. “Nosso objetivo principal é continuar a divulgar a nossa cultura passando de geração em geração e proporcionar aos integrantes o bom convívio em grupo, ensinando as crianças a serem pessoas cordiais e responsáveis na sociedade”, disse Angelaisa Toyota, coordenadora do Grupo Mitsuba.
O Grupo Mitsuba já fez vários eventos no Nipo, mas “esta foi a primeira vez que fizemos um show em comemoração de aniversário”. “Pensamos nesse tema ‘Azasu Arigatou Gozaimasu’ com o intuito de agradecer todas as pessoas que ao longo destes cinco anos nos apoiaram e nos ajudaram muito. Azasu vem das palavras Arigatou Gozaimasu, que em japonês significa obrigado, e é desta forma carinhosa que gostaríamos de agradecer a todos que participaram e colaboraram para que a festa se realizasse de uma forma tão bonita, pois contou com esforço e a dedicação de muitas pessoas inclusive da comissão organizadora do evento. Agradecemos às diretorias e aos departamentos do Nipo, aos grupos de dança, KyoFujima Ryu e Kasa Odori e também ao Coral Himawari, à equipe do yakisoba que sempre nos apoia fazendo yakisoba delicioso, aos grupos culturais que vieram de outras cidades como o taikô, Ryuuka Daiko de Lins, Mizuho Wadaiko de São Bernardo do Campo, Kyuryu Daiko de Piracicaba, RKMD filial Campinas, Ryu Taikô de Indaiatuda e ao Wadaiko Tsubame Nipo Campinas. Agradecemos aos patrocinadores, ao Celso Aoki, pelo som e iluminação, aos cantores de karaokê do Nipo de Campinas, do Okinawa e os cantores da região que se apresentaram no evento. Agradecemos a Patrícia Hayashi e ao Ivan Yamamoto, pelos vídeos e as artes gráficas produzidos e ao público de mais de 600 pessoas que vieram prestigiar nossa festa de cinco anos de atividades no Nipo” disse Angelaisa em nome do Grupo Mitsuba.
Para Megumi Assano, “Azasu Arigatou Gozaimasu foi uma grande festa junto de amigos muito especiais”. Azasu para ela significa gratidão. “Somos gratos pelos cinco anos treinando, tocando, apresentando e viajando juntos. Temos gratidão pelos amigos que fizemos no decorrer destes anos. Gratidão pela nossa segunda casa que é o Nipo de Campinas onde treinamos e fazemos os nossos encontros. Gratidão a todos que sempre nos apoiam”.

Surpreendente –“Quero agradecer a todos que colaboraram para o sucesso da nossa festa, aos amigos, que nos ajudaram comprando convites, patrocinando, e também nos ajudando como voluntários em todos os setores com muito carinho e respeito. Quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho em grupo e principalmente pela união”, disse Marcia Yamaguishi, integrante do Grupo Mitsuba.
Para Tadayoshi Hanada, presidente de honra do Nipo de Campinas, “o show dos cinco anos do Grupo Mitsuba Wadaiko foi espetacular e surpreendente. Parabenizo a idealizadora do evento, Angelaisa Toyota, à comissão organizadora e a todas as pessoas que participaram e atuaram nesse grande evento. Muitas pessoas vieram de outras cidades para assistir ao show e também se apresentaram. Gostaria de agradecer aos patrocinadores, colaboradores, em especial a equipe da cozinha coordenada pelos casais Yassunaga e Takato que prepararam com muito carinho o delicioso yakisoba que foi servido aos presentes e agradecer a Celso Mizumoto que esteve presente representando Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo de São Paulo”, completou Hanada.

Grupo Mitsuba Kids, formado por crianças (Luciene Tiemi Nohama)

Nome do Grupo – Angelaisa conta que o nome do Grupo, “inicialmente foi dado pela amiga e cantora de karaokê Aquico Miyamura, que na época pensou em algo para dar sorte ao Grupo. Pensamos em Yotsuba que significa trevo de quatro folhas, mas como o número quatro, no Japão remete à morte optamos por Mitsuba, que significa três pontas como as pirâmides e os triângulos. Pensamos em algo que gera energia do bem e sorte”.
“No início, a ideia era formar um grupo para pessoas acima de 30 anos, mas os pais começaram a trazer os filhos para treinarem juntos, o que tornou o grupo bastante misto com idades variadas até hoje. O Grupo Mitusba é formado pelos grupos de taikô, soran (com idade mista) e pelo grupo das crianças, o Mitsuba Kids. Todos treinam semanalmente no Nipo de Campinas”, conclui a coordenadora.
(Luciane Tiemi Nohama, de Campinas, especial para o Jornal Nippak)

Tadayoshi Hanada e Cecilia Shirassawa ao lado de amigos (Luciene Tiemi Nohama)
Comentários
Loading...