Cônsul do Japão, Hajime Kimura é o novo cidadão honorário de Curitiba

O vereador Serginho do Posto com o cônsul Hajime Kimura (Rodrigo Fonseca – CMC)

Nesta terça-feira (29) a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a cidadania honorária a Hajime Kimura, cônsul-geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa da homenagem foi do vereador Serginho do Posto (PSDB) e a cerimônia foi presidida por Dr. Wolmir (PSC).
Hajime Kimura, nasceu em Sado, na província japonesa de Niigata, em 11 de abril de 1957. Graduou-se em Língua Portuguesa e Estudos Luso-Brasileiros pela Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sofia. Ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 1983 e, desde então, somado às funções no Japão, assumiu postos em Portugal, Paraguai e, no Brasil, especificamente em Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro e Curitiba”, relatou o proponente da homenagem. Nesta função, o cônsul empenhou esforços para o fortalecimento do intercâmbio do Paraná com sua província-irmã Hyogo e de Curitiba com sua cidade-irmã, Himeji. Ele também promoveu diversos eventos comemorativos por ocasião da passagem dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2018.

Agradecimento – Hajime Kimura agradeceu o vereador e o povo curitibano. Ele lembrou que no ano passado recebeu a Ordem do Pinheiro (estadual) e este ano recebeu a Ordem da Luz dos Pinhais (municipal). “Agora, este título de cidadão honorário. Não tem como agradecer”, falou o homenageado.
(Fonte: Câmara Municipal de Curitiba)

Comentários
Loading...