Comitê Executivo lança revista e apresenta relatório final

Relatório 110 Anos (capa) (Nikkey Shimbun)
Relatório 110 Anos (capa) (Nikkey Shimbun)

No último dia 30 de abril, no mesmo evento que comemorou a passagem da era Heisei para a Reiwa e a ascensão do novo imperador do Japão, no Espaço Muliuso do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, também foi realizado o ato final da comemoração dos 110 anos da imigração japonesa.
Tratou-se do lançamento da revista “Gratidão e Esperança – Relatório de Atividades Comemorativas dos 110 aos da Imigração Japonesa no Brasil”, de 100 páginas, em cores, bilíngue (português/japonês), reunindo informações sobre diferentes atividades realizadas durante 2018.

Yoshiharu Kikuchi referência aos organizadores (Nikkey Shimbun)
Yoshiharu Kikuchi referência aos organizadores (Nikkey Shimbun)

Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, destaca o significado desse fato. “Nosso objetivo não foi somente produzir um relato fiel das realizações promovidas pelas respectivas comissões visando prestar contas aos nossos apoiadores, como também organizar um registro que possa servir de referência aos organizadores das próximas comemorações da imigração japonesa”.
A publicação abre com uma coletânea de fotos sobre a visita da princesa Mako ao Brasil, ressaltando seu papel simbólico como elo da comemoração da imigração japonesa por todo o país. São abordados diferentes eventos, tais como a criação do logotipo, a homenagem da Comenda Kasato Maru, a campanha para arrecadação de recursos financeiros, o projeto de modernização do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, o projeto de sustentabilidade do Kokushikan como legado dos 110 anos da imigração japonesa, a relação dos eventos comemorativos dos 110 anos, mesa-redonda para avaliação da comemoração dos 110 anos, entre outros temas.

Shinichi Yassunaga, presidente da Federação das Associações da Noroeste, na recepção à princesa (Nikkey Shimbun)
Shinichi Yassunaga, presidente da Federação das Associações da Noroeste, na recepção à princesa (Nikkey Shimbun)

Como adquirir – A comemoração oficial, realizada no dia 21 de julho, em conjunto com o Festival do Japão, é o ponto central do relatório. Também, amplo destaque para o Show Artístico inédito, reunindo professores e grupos que se dedicam às tradicionais artes japonesas da música, dança, teatro e taiko, sob a coordenação do professor Satoru Saito.
De acordo com Kikuchi, a publicação será entregue aos colaboradores e patrocinadores, destacando que as entidades interessadas poderão entrar em contato com a secretaria do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, térreo, Liberdade, CEP 01508-900, São Paulo-SP, tel.: (11) 3208-1755 ou e-mail: 110anos@bunkyo.org.br

Comentários
Loading...