Com ‘supresas’ na abertura, Paulistão comemora Jubileu de Prata em Ribeirão Preto

(Arquivo)
(Arquivo)

Com realização da UPK (União Paulista de Karaokê), acontece neste fim de semana (16 e 17), na Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto, a 25ª edição do Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, o Paulistão. Será a segunda vez que Ribeirão Preto (distante 312 km da Capital) sediará o concurso. A primeira foi em 2005. E o retorno, depois de 14 anos, acontece justamente numa data especial, quando o evento celebra seu Jubileu de Prata.
São esperados cerca de 600 cantores, que estarão disputando várias categorias – da Doyo E ( a partir dos 3 anos de idade) a Veterano E2 (acima de 86 anos), culminando com o Grand Prix. No ano passado, em Barueri, o título ficou com Jorge Sassaki, ou Jurassic Pop, da categoria Pop. Por enquanto, o maior vencedor da história do Paulistão é Alexandre Hayafuji, com seis conquistas no Grand Prix.

No ano passado, título ficou Jurassic Pop, da categoria pop (Divulgação)
No ano passado, título ficou Jurassic Pop, da categoria pop (Divulgação)

Além da cultura japonesa – divulgada através da música – o Paulistão costuma atrair um público muito grande para as cidades sedes, movimentando a economia e o turismo local. “É com imensa honra que Ribeirão Preto recebe o Concurso de Karaokê. Um evento como este, que traz pessoas de vários lugares, engrandece o município, fomenta o turismo e a economia da cidade, sede metropolitana. Posso afirmar que as tradições japonesas são valorizadas em Ribeirão, com a realização do Tanabata e outros eventos que apenas existem na cidade por força do apoio, empenho e garra da nossa comunidade japonesa”, explicou o prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira, ao dar boas-vindas à realização do evento.
Presente ao encontro a secretária da Cultura de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti destacou destacou que, “essa joia cultural, que é a música japonesa, nos possibilita de ter contato com essa cultura através do canto”.

Centro-Oeste com o troféu de campeão do Dantaisen (Divulgação)
Centro-Oeste com o troféu de campeão do Dantaisen (Divulgação)

Expectativas – Este Paulistão também marcará a estreia de Pedro Mizutani comandando a UPK. Eleito em abril do ano passado, Pedro Mizutani disse ao Jornal Nippak que as expectativas são grandes. “Nos últimos anos estamos tentando descentralizar, tirando o Pulistão da região São Paulo – Campinas”, conta o presidente. “A ideia é propagar mais o karaokê por todo o Estado de São Paulo e mostrar que a UPK também prestigia e valoriza o interior”, explica Mizutani, acrescentando que, além disso, “Ribeirão Preto também concentra uma grande comunidade japonesa”.
Segundo ele, a exemplo do ano passado, também este ano a realização é da UPK, que conta atualmente com 15 Regionais. “E não poderíamos ter sido mais felizes na escolha da sede”, observa Mizutani, que promete novidades na cerimônia de abertura.
A programação tem início às 8 horas nos dois dias. O término está previsto para as 20h45 de domingo, incluindo a premiação e o Grand Prix. A abertura oficial, com presença de autoridades, deve acontecer por volta de 12h30 de sábado.
A entrada é franca.

25º CONCURSO DE KARAOKÊ DO ESTADO DE SÃO PAULO
Quando: dias 16 e 17 de feveriero. Sábado e domingo, a partir das 8 horas. Abertura oficial: 12h30 de sábado (16)
Onde: Associação Cultural Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto (Rua Teresa Nomura Yamada, 400 – Recreio das Acácias – Ribeirão Preto)
Informações: www.Upk.Org.Br

Todos os campeões do Grand Prix do Paulistão
1995 – Atsushi Abe (Regional Oeste)
1996 – Sanae Imamura (Regional Oeste)
1997 – Terumi Kurata (Regional Sul II)
1998 – Nobuhiro Hirata (Região Sorocabana)
1999 – Sayuri Tsutiya (Regional Centro)
2000 – Renato Chibana (Regional Leste)
2001 – Sanae Imamura (Regional Oeste)
2002 – Kazuo Kawai (Regional Sul I)
2003 – Alexandre Hayafuji (Reghional Leste)
2004 – Alexandre Hayafuji (Regional Leste)
2005 – Nobuhiro Hirata (Regional Sorocabana)
2006 – Alexandre Hayafuji (Regional Leste)
2007 – Lilian Tangoda (Regional Noroeste)
2008 – Alexandre Hayafuji (Regional Leste)
2009 – Lilian Tangoda (Regional Noroeste)
2010 – Lilian Tangoda (Regional Noroeste)
2011 – Marcelo Akamine (Regional Leste)
2012 – Kunihiro Tanahara (Regional Central)
2013 – Renato Chibana (Regional Leste)
2014 – Alexandre Hayafuji (Regional Leste)
2015 – Nobuhiro Hirata (Regional Sorocabana)
2016 – Alexandre Hayafuji (Regional Leste)
2017 – Yuka Ozawa (Regional Mogiana)
2018 – Jurassic Pop (Regional Centro)

Comentários
Loading...