Com resiliência e perseverança, 10º Japan Matsuri supera desafios

(Aldo Shiguti)
(Aldo Shiguti)

Para celebrar dez edições do Japan Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa de Osasco – realizado nos dias 8 e 9 deste mês na sede da Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) – entidade responsável pela realização do evento – a Comissão Organizadora escolheu como tema “Shouchikubai” – uma referência ao pinheiro, o bambu e a ameixeira, que pela tradição japonesa, três espécies de plantas que não murcham no inverno e que simbolizam a perseverança e a resiliência. “É que, para chegarmos e décima edição do Japan Matsuri, foi necessário muita firmeza e perseverança para superar os inúmeros desafios”, destacou o presidente da Acenbo, Sussumu Araki, durante a cerimônia de abertura.
Anfitrião da festa, Araki agradeceu ao público e as autoridades que prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Rogério Lins, o diretor do Bradesco, Olavo Kimura, o presidente da Câmara Muncipal de Osasco e vereador Ribamar Antonio da Silva, e o ex-secretário e ex-vereador Fábio Yamato – o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, chegou por volta das 18 horas ao local – além de secretários municipais.
Araki agradeceu, em especial, ao Banco Bradesco pelo patrocínio, e ao Ministério da Cidadania e à Prefeitura de Osasco que possibilitaram a realização de mais um matsuri.

Exposição Omotenashi (Aldo Shiguti)
Exposição Omotenashi (Aldo Shiguti)

Nova era – Sussumu Araki ainda elencou algumas atrações dos dois dias, como a exposição “Omotenashi”- cultura do povo japonês em receber e tratar bem as pessoas – e lembrou que, no Japão, teve início a era Reiwa com a ascensão do imperador Naruhito. “Esperamos que nesta nova os laços de amizade entre Brasil e Japão se fortaleçam ainda mais, assim como a relação entre a cidade de Osasco e a cidade irmã Tsu, do Japão”, destacou Araki, que citou mensagem de congratulações enviada pelo prefeito daquela cidade, Yasuyuki Maeba, pela realização do 10º Japan Matsuri.
“Essa gentileza muito nos honra e esperamos um dia poder aceitar o seu convite para visitar a cidade de Tsu”, afirmou o presidente da Acenbo.

Convidados e autoridades no tradicional brinde (Daniel Yonamine)
Convidados e autoridades no tradicional brinde (Daniel Yonamine)

Praça – Já o prefeito de Osasco, Rogério Lins, parabenizou a Acenbo pelo 10º Japan Matsuri e lembrou que um dos símbolos dessa parceria com a cidade de Tsu, a praça Tsu – também conhecida como Praça das Noivas – foi reinagurada no dia 23 de fevereiro deste ano e voltou a ser uitlizada pelos noivos para registro de fotos para ãlbuns de casamento após receber roçagem, capinagem, limpeza geral, poda de árvores e novo paisagismo, além de colocação de bancos feitos com troncos de madeira das árvores podadas e recuperação do lago, que passa a receber carpas e abastecimento feito com água de reuso do chafariz da Osasco Di Itália.

Grupo Todorokidaiko da Acenbo prendeu a atenção do público que prestigiou o 10º Japan Matsuri (Aldo Shiguti)
Grupo Todorokidaiko da Acenbo prendeu a atenção do público que prestigiou o 10º Japan Matsuri (Aldo Shiguti)

Samurais Azuis – Após participar da cerimônia de abertura do 15º Festival do Japão de Campinas, na parte da manhã, e da da Sessão Solene em Homenagem aos Imigrantes Japoneses e seus Descendentes, realizada no Plenário Tereza Delta da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, com a entrega da Medalha João Ramalho ao empresário Roberto Inoue, no período da tarde, o cônsul Yasushi Noguchi chegou por volta das 18h30 ao Japan Matsuri e destacou sua felicidade em constatar a presença de tantos não descendentes no local. “Espero que esta cooperação entre brasileiros e japoneses continue unindo as duas culturas”, ressaltou Noguchi e, como dissera em Campinas, falou sobre as mudanças que ocorreram nos dois países – no Japão, a ascensão do novo imperador Naruhito, e no Brasil, a posse do presidente Jair Bolsonaro. “Espero que, mesmo com essas mudanças, os dois países continuem estreitando seus laços cada vez mais” e também convidou a população de Osasco para torcer pelo “Samurais Blues” ou “Samurais Azuis” na Copa América de Futebol.

Concurso Cosplay confirmou sucesso de público (Aldo Shiguti)
Concurso Cosplay confirmou sucesso de público (Aldo Shiguti)

Cosplay – Durante dois dias, o público que compareceu à Acenbo pôde conferir um pedacinho do Japão em Osasco através da culinária japonesa, oficinas culturais (mangá, oshibana, bonsai, cerimônia do chá, origami) e apresentações artísticas, como os cantores Ricardo Nakase, Joe Hirata, Karen Ito, e grupos de dança, como o Awa Odori Represa, e de taiko, com o Todorokidaiko e o grupo teatral Kagura.
Destaque também para a segunda edição do Concurso de Cosplay. Rafael, com o cosplay de Kaneki, levou o prêmio de R$ 800,00.

Comentários
Loading...