Com mais de 150 mil visitantes, 60ª edição da Festa do Ovo de Bastos bate recorde de público

(Aldo Shiguti)

Evento único no país, a 60ª edição da Festa do Ovo não só reafirma a condição de Bastos como maior produtor de ovos do país – são cerca de 28 milhões de ovos por dia, o que representa 35% da produção nacional – como também traz entretenimento, cultura e gastronomia para a população, além de uma programação voltada para o setor.
Realizada de 18 a 21 deste mês, no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe pela Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba) e pela Prefeitura de Bastos, o evento deste ano fez parte das comemorações dos 91 anos do município e reuniu um público estimado pelos organizadores em mais de 150 mil pessoas, um recorde em toda a sua história.

Cônsul Yasushi Noguchi observa estande na Festa do Ovo (Aldo Shiguti)

A programação teve início uma semana antes, nos dias 13 e 14, com o 42º Torneio de Golfe da Festa do Ovo – Diogo Uemura, Sussumu Yorozuya e Sandra Hirasaki foram campeões scratch em suas respectivas categorias – e prosseguiu no dia 17, com o concurso Qualidade de Ovos. No dia 18 aconteceu a abertura do pavilhão central do recinto para avicultores e pessoas ligadas ao setor de postura comercial, e no dia 19 foi realizado, no Centro Cultural “Professora Tsuya Ohno Kimura” – Anfiteatro “Governador Mário Covas”, o 45º Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e a 42ª Jornada Técnica.

45º Encontro de Avicultores e 42ª Jornada Técnica (Aldo Shiguti)

Realizado pelo Sindicato Rural de Bastos, o evento contou com as palestras da médica veterinária Ana Caselles, que falou sobre “Procedimentos de vazios sanitários e seus impactos na produtividade e rentabilidade dos lotes”; do professor Flávio Daolio Gonçalves, que abordou o tema “Resíduos em ovos: controles e cuidados importantes”; do médico veterinário Ricardo Ito, que tratou sobre “Ferramentas de tomada de decisão em postura comerial”; e da fiscal federal do Ministério da Agricultura, Ivana Gomes de Faria, que falou sobre “Aproveitamento de ovos na sala de processamento”.

Katsuhide Maki, presidente do Sindicato Rural de Bastos (Aldo Shiguti)

Presidente do Sindicato Rural de Bastos, Katsuhide Maki destacou a importância do evento. “Hoje a tecnologia mudou muito e o granjeiro precisa estar atento a essas evoluções para não ficar para trás. E nesse evento procuramos apresentar as novas tendências do mercado, além de assuntos que interessam diretamente o avicultor”, destacou Maki ao Jornal Nippak.

Secretário Gustavo Junqueira conhece as novidades do setor (Aldo Shiguti)

Impressionado – Também no dia 19 aconteceu a abertura oficial da festa no recinto de exposições com a presença do prefeito Manoel Rosa, do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira; do deputado federal Enrico Misasi (PV); do deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e do presidente da Acenba, Takaharu Ebisawa, além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais.
Pela primeira vez na Festa do ovo, o secretário estadual da Agricultura revelou ao Jornal Nippak ter ficado impressionado com a estrutura da festa. Para ele, “é muito importante toda essa questão de concentração de negócios numa mesma região porque traz ganho de escala e pode manter o pequeno produtor em operação”. “Tanto o pequeno quanto o médio e o grande produtor operam dentro de um ecossistema, por isso é muito importante você ter operações desgarradas pelo Estado”, disse Junqueira, afirmando que Bastos “é um exemplo a ser seguido”.

Secretário da Agricultura, Gustavo Junqueira (Aldo Shiguti)

“Esse é um conceito de pólo econômico que já está aqui há mais de 60 anos”, explicou, destacando que a Secetaria da Agricultura lançou o Programa de Acessibilidade Rural Cidadania no Campo, cujo objetivo principal é auxiliar as prefeituras e o Estado na ampliação de serviços públicos à população do campo.
“Trata-se de um programa estratégico de desenvolvimento rural onde a cidade de Bastos e as cidades vizinhas podem se incorporar e através do desenvolvimento rural nós faremos então um planejamento urbano para que a cidade cresça ao redor das riquezas que ela gera. E aqui em Bastos é um bom exemplo porque tem toda a economia dos ovos e tudo que envolve a avicultura de postura”, disse o secretário, acrescentando que ficou com uma impressão positiva não só da festa mas “principalmente das pessoas”. “E isso é o mais importante para nós”, disse Junqueira, que destacou a participação de Yasuhiko Yamanaka, “a primeira pessoa a me procurar e mostrar sua preocupação em relação a Bastos”.

Autoridades e organizadores no Almoço de Confraternização (Aldo Shiguti)

Ferrovia – Cumprindo seu primeiro mandato, o deputado Enrico Misasi disse que já conhecia a feira. “Vim no ano passado, quando ainda não era deputado e fiquei encantado. Fiz questão de vir prestigiar no meu primeiro ano de mandato porque acho que essa festa do ovo de Bastos simboliza um Brasil que deu certo, que une o produtor, une quem produz, quem pensa tecnologia, une a comunidade, une o governo, enfim, é uma grande festa de unidade que faz com que Bastos consiga atravessar períodos até dificeis de uma maneira altiva e de uma maneira produtiva”, afirmou Misasi, explicando que, ao lado do deputado estadual Reinaldo Alguz (PV), da Alta Paulista, pretende trabalhar em “grandes projetos de desevolvimentos regionais que vão beneficiar cidades como Bastos”. “Um deles é a retomada da ferrovia do trecho entre Panorama até o porto de Santos. Isso facilita a logistica e torna a região mais atrativa para as empresas pois diminui o frente. É pensar o desenvolvimento de longo prazo”, destacou Misasi.

O vereador Yutaka Kimura e Dona Katsuko (Aldo Shiguti)

Destaque – Único vereador nikkei no município, Yutaka Kimura afirmou que a Festa do Ovo é o maior evento de Bastos “e acredito que único do gênero no Brasil”. “Hoje, Bastos é considerada capital nacional do ovo e essa festa dá um destaque muito grande para a produção e divulga a nossa cidade”, disse Yutaka.

O cônsul visitou a festa ao lado do prefeito Manoel Rosa e do presidente da Acenba, Takaharu Ebisawa (Aldo Shiguti)

Pujança – Quem também ficou impressionado com a grandeza da feira foi o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que visitou o evento pela segunda vez. “Sempre fico muito impressionado pela enorme presença nikkei na região e na avicultura, além da presença de muitas empresas relacionadas com o setor, o que acaba gerando muitos empregos e movimentando a cadeia produtiva. Acredito que isso demonstra uma contribuição japonesa para enriquecer a comunidade e, como cônsul, estou muito orgulhoso por esta contribuição. É difícil imaginar, do outro lado do mundo, que aqui existe uma comunidade japonesa responsável por 35% da produção de ovos do país”, disse o cônsul, acrescentando que “quero fazer chegar aos japoneses essa importante contribuição da comunidade nikkei aqui em Bastos”.

Prefeito Manoel Rosa (Aldo Shiguti)

Já o prefeito Manoel Rosa explicou que a Festa do Ovo representa a economia da cidade, “a pujança do setor avícola, do agronegócio e da agroindustria local”. “Além disso, representa uma porta aberta para a indústria de turismo na região, turismo de negócios e para o turismo de eventos. Como nós estamos buscando o título de muncipio de interesse turistico, a festa do ovo ganha uma importância ainda maior”, disse o prefeito, afirmando que o recinto “Kisuke Watanabe” foi inaugurado no ano passado “e já está pequeno”. “Muitas empresas quiseram participar este ano e não foi possível porque não tinha mais espaço”, explicou.

Takaharu Ebisawa, presidente da Acenba (Aldo Shiguti)

Shows – Para Ebisawa, a ampliação do recinto é um assunto para ser discutido mais adiante. Segundo ele, a Acenba investiu cerca de R$ 500 mil na obra e este ano outros cerca de R$ 100 mil com a instalação de nove climatizadores. Por enquanto, a ordem é comemorar o sucesso da Festa do Ovo deste ano, que, além da “Tenda Japonesa”, com atrações da cultura japonesa comandadas pelo apresentador e cantor Nobuhiro Hirata – por lá se apresentaram grupos de taiko e de dança – também contou com shows com cantores populares como Naiara Azevedo, Péricles e Fred e Gustavo.

Comentários
Loading...