Com chuva e presença do cônsul geral, região Noroeste mantém tradição japonesa do Bon Odori

(Aldo Shiguti)

Uma chuva repentina que pegou a todos de surpresa quase estraga o 53º Bon Odori da Noroeste. Realizado pela Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste em conjunto com a a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba no dia 31 de agosto, no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”, em Araçatuba (SP), o evento, que é considerado um dos mais importantes da região e um dos maiores do país, prosseguiu mesmo com o tempo instável.
Participam do festival, cujo objetivo é homenagear os antepassados, cerca de 30 municípios filiados à Federação, de Bauru a Três Lagoas que, apesar de pertencer ao Estado do Mato Grosso do Sul, também comparece, totalizando mais de 2 mil colaboradores, além do público. Este ano, a reportagem do Jornal Nippak esteve presente e conferiu de perto a animação.

Bon Odori da Noroeste proporciona encontro de gerações (Aldo Shiguti)

A programação teve início por volta das 19 horas, quando o tempo já dava sinais de mudança – embora não tivesse nenhuma previsão de chuva para aquele dia, começou a ventar muito após às 18 horas.Pela primeiora vez, desde que o evento passou a ser realizado no Recinto de Exposições, a cerimônia de abertura contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Também marcaram presença o ex-deputado federal e atual presidente da Jucesp – Junta Comercial do Estado de São Paulo – Walter Ihoshi; a vice-prefeira de Araçatuba, Edna Flor, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Tieza (PSDB), e os anfitriões, Shinichi Yassunaga, presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, e Nelson Abe, do Nipo de Araçatuba.
Estiveram presentes ainda os representantes da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras de Noroeste do Setor 1A, Shjozo Akamine (Bauru), 1B, Takenobu Okaji (Promissão), Setor 2, Tsuyoshi Nacagami (Guararapes) e Setor 3, Shoji Korin (Guaraçaí), além dos vice-presidentes do Nipo de Araçatuba, Mitsuo Uchimura, Wilson Takayama e Hideto Honda, e do presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão, Fábio Maeda e do presidente da Associação Cultural, Agrícola e Esportiva Hirano, Fábio Yamashita,

Yassunaga: homenagem aos antepassados (Aldo Shiguti)

Antepassados – Em seu discurso, Shinichi Yassunaga lembrou que, este ano, o Bon Odori serviu para comemorar os 60 Anos da Federação, os 91 Anos do Nipo de Araçatuba e os 111 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Yassunaga fez questão de lembrar que o Bon Odori é um costume trazido pelos nossos ancestrais e que hoje é uma importante ferramenta de integração entre os povos, unindo as cultura brasileira e japonesa. “O Bon Odori tem um significado muito especial para nós pois une as gerações e fotalece ainda mais as amizades”, explicou Yassunaga, que ao Jornal Nippak lembrou que, antes, as entidades promotoras realizavam cada uma seus próprios bon odori, a Federação, no sábado, e o Nipo de Araçatuba, no domingo.
“Com o tempo, vimos que isso era inviável”, contou Yassunaga, acrescentando que, no ano passado, excepcionalmente, a festa foi transferida para Promissão por ocasião das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 100 Anos da Colonização Japonesa em Promissão, que tiveram como ponto alto a recepção a Sua Alteza Imperial, princesa Mako. Já o presidente do Nipo de Araçcatuba, Nelson Maeda, agradeceu a todos que tornaram possível a realização de mais este Bon Odori.

 

 

Walter Ihoshi: “É uma das festas mais belas que já vi” (Aldo Shiguti)

Princesa Mako – Walter Ihoshi, um dos responsávels pela visita da princesa Mako à região Noroeste, inicicou sua fala afirmando que “parece que foi ontem que recebemos tão ilustre visita”, e agradeceu em público a colaboração do presidente da Federação, Shinichi Yassunaga, em seus 12 anos como parlamentar.
“A região noroeste organiza uma das festas de Bon Odori mais bonitas que eu já tive oportunidade de ver. E o que é mais bonito é essa integração entre as gerações e entre dois povos que se unem através da dança, preservando e divulgando a cultura trazida pelos pioneiros”, disse Ihoshi, destacando que, após cumpir três mandatos como deputado federal, recebeu uma missão e um desafio do governador Doria: tornar a Jucesp moderna e mais ágil, “sem o uso de papel para ajudar os empreendendores”.
Presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Tieza explicou que “nenhuma sociedade avança sem respeitar o passado”. “Que esta festa continue bonita como sempre e que continue a ser um orgulho para nós”, observou.
Já o cônsul geral destacou a participação de muitos jovens e não descendentes de japoneses na festa. “Aprecio muito estes esforços em conservar e divulgar a cultura japonesa. É um trabalho muito digno”, enfatizou Yasushi Noguchi, que parabenizou a Prefeitura local, colaboradores e funcionários pela realização do evento.

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, discursa durante o 53º Bon Odori da Noroeste (Aldo Shiguti)

Reiwa – “No ano passado, a princesa Mako visitou esta região e ficou impressionada com a presença de nikkeis. Estou certo que esta tradição vai continuar por muitos e muitos anos”, disse o cônsul, acrescentando que, tanto o Brasil como o Japão estão passando por mudanças. “No Japão, teve início a Ere Reiwa com a ascensão do imperador Naruhito e, no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro tomou posse em janeiro. Espero que, apesar destas mudanças, a relações bilaterais aumentem ainda mais”, explicou Noguchi, destacando que o governador Doria deve visitar o Japão em outubro deste ano, “fortalecendo ainda mais as relações entrre os dois países”.

A vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Aldo Shiguti)

Representando o prefeito Dilador Borges Damasceno, a vice-prefeita Edna Flor usou sua fala para agradecer a comunidade japonesa na região por promover o encontro de gerações e a integração através da dança.
Após os discursos, começou a chover forte, o que provocou interrupção da festa – que se repetiria mais uma vez na noite. Mas os participantes enfrentaram a chuva com muita animação e disposição.

Comentários
Loading...