Com bolo de 200 kg e homenagem à Era Reiwa, 51º Toyo Matsuri espera 150 mil visitantes

A dança do dragão de Nagasaki (Jya Odori) é uma das atrações do Toyo Matsuri no sábado (Arquivo/Aldo Shiguti)

Considerado um dos principais cartões postais da cidade São Paulo e um dos mais importantes centros de compras do país, o bairro da Liberdade fará uma grande festa neste fim de semana (7 e 8) para celebrar dois grandes acontecimentos. O primeiro, a entronização do imperador Naruhito, que deu início a uma nova era, a Reiwa. O segundo, para comemorar os 114 anos do bairro. E quem ganha o presente são os paulistanos e turistas que prestigiarem a festa. Para celebrar, a Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), entidade responsável pela realização do evento, preparou uma grande surpresa. Pela primeira vez, será feito um bolo de 200 quilos, especialmente para ser distribuído gratuitamente aos visitantes.

Ikesaki (esquerda), com coordenadores do Toyo (Arquivo/Aldo Shiguti)

Segundo o presidente da Acal, o empresário Hirofumi Ikesaki, a distribuição deve acontecer por volta das 13 horas de sábado e será feito como no Moti Tsuki – Festival do Bolinho da Prosperidade – outra grande festa realizada pela Acal na virada do ano, quando são distribuídos cerca de 20 mil saquiinhos de motis. A previsão é que se forme uma longa fila a partir da Praça da Liberdade-Japão até a Praça João Mendes.
“Levando em consideração que cada pessoa come 100 gramas, esperamos distribuir 2 mil pedaços”, calcula Ikesaki, explicando que, quando estiver próximo de encerrar a distribuição, voluntários passarão avisando para que as pessoas não fiquem na fila sem necessidade.
Diretor de Eventos Sociais da Acal, Massayoshi Furuno conta que o bolo será feito por uma empresa contratada e que o acabamento (cobertura e recheio) será feito na praça, horas antes da cerimônia.

Tenryu Wadaiko de São Miguel Paulista (Arquivo/Aldo Shiguti)

De acordo com Ikesaki, a ideia é tornar a distribuição uma marca registrada do Toyo Matsuri, como acontece todos os anos em outro bairro paulistano, o Bixiga, onde acontece a tradicional distribuição do bolo de aniversário da cidade de São Paulo.
“Podemos ir aumentando todos os anos, mas ainda vamos estudar de que forma faremos nos próximo anos”, disse Ikesaki, que prefere falar em quilos e não em metros.
O objetivo, explica, nasceu pela vontade de fazer algo diferente pelo bairro. “O Toyo Matsuri é uma forma de agradecer as pessoas que visitam o bairro ao longo do ano, trazendo prestígio e engrandecendo a região. Queremos que o bairro da Liberdade fique cada vez mais forte e unido e seja um exemplo para a cidade de São Paulo”, conta o empresário, acrescentando que a praça e as ruas entorno serão enfeitadas com cerca de 70 banners com mensagens de boas festas. Essas bandeiras típicas japonesas – conhecidas como nobori – permanecerão no bairro até 25 de janeiro, quando é celebrado o aniversário de São Paulo.

Serão cerca de 70 barracas no entorno da praça (Arquivo/Aldo Shiguti)

Gastronomia – Quem visitar a festa nesses dois dias, também vai poder conhecer outra atração turística da Liberdade, a Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, a famosa Feirinha da Liberdade, que funcionará normalmente, porém, com algumas mudanças. Por causda do Toyo Matsuri, que vai ocupar uma área maior, oferecendo assim mais conforto e comodidade para os visitantes, algumas barracas de alimentação serão deslocadas para a Avenida Liberdade.
E, pela primeira vez na história do Toyo Matsuri, a praça de alimentação também terá a participação das quatro entidades assistenciais da comunidade – Yassuragui Home, Kodomo-no-Sono, Kibô-no-Iê e Ikoi-no-Sono – que ficarão com a arrecadação total da venda em suas barracas.

Kadomatsu – Além das barracas de alimentação, que estarão oferecendo pratos típicos com yakissoba, guiozá, okonomiyaki, hot roll, entre outros, os visitantes também poderão encontrar produtos japoneses como o kadomatsu – enfeite de bambu usado para decorar a casa no final de ano. Com cerca de 40 cm, cada enfeite estará custando R$ 60,00. No total, informa, Furuno, serão cerca de 70 barracas entre as de alimentação e produtos diversos.

Os japoneses do Treasure Garden voltam ao país (Arquivo/Aldo Shiguti)

Em relação à programação artística, também haverá novidades. Uma delas é a volta dos cantores japoneses que forma o Treasure Garden, que já estiveram por aqui em 2016 e 2017, quando se apresentaram no Festival do Japão e no Tanabata Matsuri. Eles se apresentarão no sábado e no domingo.

Atrações – Destaque também para a Parada Taiko, que acontece no sábado, e da dança do dragão (Jya Odori), também no sábado. Ainda no sábado se apresentam o cantor cosplay Diogo Miyahara, Ricado Nakase e a Banda Uchiná, além dos grupos de dança Awa Odori Represa, Kassa Odori e o grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Joe Hirata se apresenta no domingo (Arquivo/Aldo Shiguti)

No domingo, a atração fica por conta dos cantores Joe Hirata, Angelaisa e Takeshi Nishimura e os grupos de taiko Tangue Setsuko e Requios Gueinou Doukoukai. A expectativa dos organizadores é receber um público estimado em cerca de 150 mil visitantes nos dois dias.

51º Toyo Matsuri – Festival Oriental

Quando: Dias 7 e 8. Sábado e domingo, a partir das 10h30
Onde: Praça da Liberdade-Japão
Quanto: Grátis

 

PROGRAMAÇÃO DO 51º TOYO MATSURI

DIA 7/12 (SÁBADO)

Ricardo Nakase e Débora Iha, da Banda Uchiná (Arquivo/Aldo Shiguti)

10H: Taikô Acal
10H25: Rádio Taisso Liberdade
10H45: Rizumu Taisso – Acal
11H05: Kendô – Bunkyo
11H30: Tenryu Wadaiko de São Miguel
11H50: Akahori Shamisen
12H05: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
12H25: Jow Street Dance
12H45: Ricardo Nakase

Ritual xintoísta acontece próximo ao torii (Arquivo/Aldo Shiguti)

12H: Cerimônia de Abertura no Torii
12H30: Desfile das Autoridades e convidados até o bolo
12H40: Bênção do ministro Kazuo Osaka
12H55: Cerimônia de Corte do Bolo (Praça)
13H10: Parada Taikô
13H25: Jya Odori- Dança de Dragão   de Nagasaki
13H40: Kassa Odori – Tottori
13H55: Saudação das Autoridades
14H20: Awa Odori
14H40: Hanayagui Kinryuu Kai
14H55: Buyo-bu (Acal)
15H05: Shinsei Acal
15H15: Buyo-bu (Acal)
15H30: Kenko Taisso
15H50: Bon Odori
16H05: Diogo Miyahara – Toku Heroes Cosplay
16H30: Atração Internacional – Treasure Garden
17H05: Banda Uchiná
17H30: Akatsuki Band
18H: Banda Elisios
18H30: Cavaleiros do Zodiaco
19H: Encerramento

Mika Youtien se apresentam no domingo no palco do Toyo (Arquivo/Aldo Shiguti)

DIA 8/12 (DOMINGO)

10H: Associação Radio Taisso – Liberdade
10H20: Academia Blue Fit
10H35: Mika Youtien (Taikô)
10H50: Aikidô Maruyama
11H15: Balé Copélia
11H35: Rizumu Taisso – Acal
12H: Hiromi Copelle Tonosaki (Flautista)
12H20: Kien Daiko São Bernardo do Campo (Taikô)
12H40: Okinawa Goju-Ryu Karate do Hozonkai
13H05: Buyo-bu (Dança)
13H20: Kodaiko (Taikô)
13H40: Corpos Line
14H15: Joe Hirata
14H50: Kendô Kagawa
15H15: Cia de Dança Fujima
15H40: Tangue Setsko Taiko
16H05: Akemi Matsuda (Embaixadora Kawai)
16H20: Requios Gueinou Doukoukai (Taikô)
16H40: Edson Saito (Música)
17H05: Angelaisa e Takeshi Nishimura
17H30: Megaphonic’s Band
17H50: Atração Internacional – Treasure Garden
18H: Encerramento

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...