Com abertura neste sábado, 13ª Grande Exposição de Arte Bunkyo 2019 terá palestras

Mostra ficará aberta ao público até 10 de novembro no Espaço Cultural do Bunkyo (arquivo)

Acontece neste sábado, 19, a cerimônia de abertura e premiação da 13ª edição da Grande Exposição de Arte Bunkyo, no Grande Auditório da entidade, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Esta exposição reunirá 235 obras (das 295 inscritas), sendo 53 delas da modalidade Biten, 118 de Arte Koguei e 64 obras de Arte Contemporânea. Durante a cerimônia serão entregues os prêmios e diplomas aos artistas premiados em sua categoria.

Diretoria do Bunkyo e membros da Comissão de Artes Plásticas

Segundo Matiko Sakai, da Subcomissão de Artes Plásticas, o número de obras inscritas ficou “dentro do esperado pela Comissão”. O mais gratificante, explica Sakai, é constatar que, “além de ultrapassarmos as fronteiras de São Paulo, recebendo inscrições de outros Estados, como Pernambuco e Paraná, também “extrapolamos os limites da comunidade nikkei”.
Este ano, estarão participando também cinco artistas convidados: Dan Mabe, Yugo Mabe, Takashi Fukushima, Ayao Okamoto e Kazuo Wakabayashi. Serão homenageados ainda os artistas Kenichi Kaneko (artes plásticas) e Masako Koga (arte koguei).

Ouro (Contemporâneo): Olimpio Franco

A exposição será montada no Espaço Cultural Bunkyo e ficará aberta para visitação de 20 de outubro até 10 de novembro próximo.
A novidade desta 13ª edição serão as palestras gratuitas programadas para o dia 20 de outubro (domingo), no 1º andar do Bunkyo, com lotação de 100 pessoas e distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

A primeira palestra terá início às 10h30, com o tema “Conceito da Arte” com o escultor e artista plástico Yutaka Toyota. Depois, às 14h, será exibido o vídeo “Chawan Project” da ceramista Hideko Honma. A série encerra com a participação do ceramista Megumi Yuasa com a palestra “A Arte da Cerâmica”.

Ouro Biten: Sakuko Miyashita

De acordo com o presidente da Comissão de Artes Plásticas e Arte Koguei do Bunkyo, Jorge Yamashita, a Grande Exposição de Arte Bunkyo tem como objetivo enaltecer os artistas da comunidade nikkei, que tem grandes expressões “não só nacionais como também reconhecidos internacionalmente”.

“Trata-se, também, de uma forma de estimular os jovens artistas para que ocorra um processo de continuidade desta modalidade de expressão, que é tão importante neste mundo que está em constante transformação e num ritmo frenético”, disse Yamashita, acrescentando que “é por isso que temos que cada vez mais valoriozar este aspecto da cultura japonesa”.

Medalha de Ouro – Koguei: João Felipe Cursino

13ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
Quando: De 20 de outubro a 10 de novembro (exceto 2 de novembro). De segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas, sábados e domingos, das 10 às 17 horas (último dia, das 10 às 15 horas). Inauguração: 19 de outubro (sábado), das 15h às 19h
Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) – Espaço Cultural Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – subsolo – Liberdade – São Paulo – SP
Entrada franca
Informações: (11) 3208-1755
Estacionamento: Rua Galvão Bueno, 540 – Liberdade.

Os premiados da 13ª Grande Exposição de Arte Bunkyo são:

ARTE BITEN

Ouro: Sakuko Miyashita
Prata: Miho Ishihara
Bronze: Junko Tanizaki
Menção Honrosa:
Ana Trevisan,
Kayo Hashimoto e
Sônia Tsukasa Nozawa

ARTE KOGUEI

Ouro: João Felipe Cursino
Prata: Daniel Maillet
Bronze: Mirian Tatsumi
Menção Honrosa:
Beatriz Godoy,
Iweth Kusano e
Kazuko Iwai

ARTE CONTEMPORÂNEA

Ouro: Olimpio Franco
Prata: Angela Fernandes
Bronze: Marie Ito
Menção Honrosa:
Afonso Louro,
Jorge Ismael Filho e
Tomas Yoshio Makiyama

Comentários
Loading...