Colônia Hirano homenageará vítimas da malária no Tooro Nagashi de Promissão

No primeiro ano de sua realização, o Tooro Nagashi de Promissão deve ter mil barquinhos (divulgação)

A Associação Cultural Agrícola e Esportiva de Hirano homenageará as vítimas da malária no início de sua colonização no primeiro Tooro Nagashi de Promissão, que será realizado no próximo dia 2, a partir das 18 horas, no Parque das Águas – conjunto formado pelo Rio dos Patos e a praça do entorno. “Nossa colônia foi uma das primeiras do Brasil e pagou um alto preço por isso também. Por desconhecimento do perigo da doença da malária, cerca de 70 pessoas perderam suas vidas no início da formação da colônia. Por iso pretendemos prestar uma pequena homenagem, mas de profundo respeito e consideração a esses bravos pioneiros que morreram em busca de seus sonhos e esperança”, diz o presidente da associação, Fábio Yamashita.
Segundo ele, “se estamos aqui hoje, podendo prestar esta homenagem, foi graças a coragem e ideal de todos os pioneiros colonizadores, inclusive os que faleceram pela malária”. Além da associação, também as famílias – cerca de 15 – que compõem o quadro da Colônia Hirano atualmente prestarão homenagem aos seus entes queridos.
A cerimônia do Tooro Nagashi de Promissão, batizada de “Tooro Nagashi em Comemoração à Era Reiwa – Uma homenagem aos antepassados imigrantes pioneiros”, será a primeira a ser realizada na região Noroeste do Estado de São Paulo e contará ainda com homenagens de várias associações nipo-brasileiras, que devem fazer uma lanterna para cada ex-presidente falecido de seus respectivos kaikans.
A informação é de Fábio Maeda, presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão (Acenpro), co-realizadora com a Prefeitura Municipal de Promissão. Diferentemente do Tooro Nagashi de Registro, o de Promissão acontece em apenas um dia.

Cônsul – Segundo Fábio Maeda, a programação já foi definida e terá a presença cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Nesse dia, conta Maeda, a praça receberá uma decoração especial com tyotin (luminária oriental). A expectativa é receber cerca de 2 mil pessoas.
O culto ecumênico, que será celebrado por volta das 18 horas pela sacerdotisa Tijo Okayama, do templo budista Honpa Hongawanji de Lins, marcará a abertura do Tooro Nagashi. O ato religioso terá participação do padre André Lemos, da Igreja Católica Matriz de Promissão, que deverá fazer um breve pronunciamento.
A soltura dos tooros está previsto para às 19 horas. De acordo com Fábio Maeda, neste primeiro ano serão confeccionados cerca de mil barquinhos, cuja montagem ficou a cargo da Legião Mirim de Promissão. Maeda explica que os interessados em adquirir seu tooro antecipadamente, ao preço de R$ 20,00, pode fazer seu pedido pelo telefone (14) 3541-0386 (falar com Takenobu Okaji). Os tooros também estarão sendo vendidos no dia.

Programação – Após a cerimônia, a partir das 20 horas tem início a parte cultural, com apresentação da Camerata do Sesi – projeto do maestro João Carlos Martins – sob regência do maestro Fernando Augusto Dal Médico. Às 20h45 quem estará se apresentando na praça será o Coral da Associação Nipo de Araçatuba e Madrigal Paralellus, também de Araçatuba. Por volta das 21h30 quem ocupará o espaço será a pequena Kaori Yokota, que encantou o público do programa Raul Gil. Bicampeã paulista e duas vezes vice-campeã brasileira, a pequena promete encantar também o público de Promissão como o fez durante sua participação no Almoço em Comemoração à Nova Era Reiwa, realizado em junho deste ano e que finalizou as comemorações do Centenário da Colonização Japonesa e os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de Promissão

Elogios – Um animado matsuri dance encerrará a primeira edição do Tooro Nagashi de Promissão, que antes mesmo de ser realizado já ganhou a aprovação e elogios do prefeito Artur Manoel Nogueira Franco. Em entrevista ao Jornal Nippak, Artur Nogueira lembrou que uma das realizações mais marcantes de sua gestão foi a recepção à princesa Mako, em 2018, por ocasião das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. “Não tenho dúvidas que, a exemplo daquele acontecimento, o Tooro Nagashi também será um evento grandioso”, disse o prefeito, explicando que a cerimônia conquistou espaço na mídia local.
Segundo ele, o evento ganha ainda mais importância com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, “cuja visita muito nos honra pois coloca Promissão, uma cidade relativamente pequena – com cerca de 40 mil habitantes – no cenário internacional”.
“Sou fã da cultura japonesa porque os japoneses tem uma formação diferente da nossa, que é perpetuar a tradição dos seus antepassados. Por isso tem meu respeito e admiração”, disse o chefe do executivo, afirmando que a ideia é tornar o Tooro Nagashi um evento oficial do município.

“Tooro Nagashi em Comemoração à Era Reiwa – Uma homenagem aos antepassados imigrantes pioneiros”
Quando: Dia 2 de novembro, a partir das 18 horas
Onde: Parque das Águas (Promissão)
Informações pelo telefone: 14/3541-0386

Programação do “Tooro Nagashi de Promissão”
DIA 2 DE NOVEMBRO (SÁBADO)

18H: Culto Ecumênico e Abertura
19H: Soltura das lanterna da paz – Tooro
20H: Camerata do Sesi – Projeto do Maestro João Carlos Martins sob regência do maestro Fernando Augusto Dal Médico
20H45: Coral da Associação Nikpo de Araçatuba e Madrigal Paralellus (Araçatuba)
21H30: Kaori Yokota
22H: Matsuri Dance

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...