Cidades de Osaka e São Paulo celebram 50 anos de irmandade

Raul Takaki – divulgação

Uma comitiva da cidade de Osaka deembarca em São Paulo na próxima segunda-feira, 19, para participar das comemorações dos 50 anos de cidades irmãs. Composta por 18 pessoas, a delegação japonesa tem entre seus membros, o vice-prefeito de Osaka, o vice-presidente da Câmara Municipal e o presidente da Associação de Cidades-Irmãs Osaka-São Paulo.
Os acordos bilaterais de Cidades-Irmãs foram criados para propiciar troca de conhecimentos sobre políticas públicas e projetos em diversas áreas, como programas de saúde, cultura e outros temas de interesse mútuo das cidades.
Pelo lado brasileiro, a Comissão Permanente do Convênio São Paulo-Osaka, Cidades-Irmãs é presidida por Raul Takaki, que assumiu o cargo em 1999, substituindo o então presidente Mário Osassa, que faleceu em dezembro de 1998.
Em São Paulo, a comtiva de Osaka cumprirá uma agenda cujo ponto é a Cerimônia de Comemoração dos 50 Anos da Comissão de Cidades Irmãs São Paulo-Osaka, que será realizada na terça-feira, dia 20, às 10 horas, na Câmara Municipal de São Paulo. Antes, os japoneses se reunirão com o prefeito Bruno Covas.
A agenda prevê, ainda na terça-feira, plantio de muda de árvore no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo)
Na quarta-feira, 21, os japoneses visitam o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e a sede da Associação Beneficente Provincianos Osaka Naniwa Kai. À noite, está programado um Jantar na Resdiência Oficial do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, no bairro do Morumbi.
A programação continua na quinta-feira, 22, na Japan House São Paulo, com a realização de um Seminário de Promoção Osaka e Performance Cultura Japonesa.
A comitiva retorna para o Japão no dia 23.

Comentários
Loading...