Ceret, na zona Leste de São Paulo, ganha primeiro evento de cultura japonesa, o Kochi Matsuri

(Arquivo/Aldo Shiguti)

Moradores da zona Leste de São Paulo, em especial dos bairro do Tatuapé, Vila Formosa, Carrão e região, e que gostam de sushi, sashimi, tempurá, cosplay, taikô e mangá já podem agendar. Nos dias 9 e 10 de novembro acontece a primeira edição do Kochi Matsuri – Festival de Esporte e Cultura Brasil-Japão. O evento será realizado no tradicional Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), que fica próximo ao Shopping Anália Franco.
Administrado pela Secretaria Muicipal de Esportes, Lazer e Recreação desde 2008, o espaço conta com uma área total de 286 mil m² e costuma receber receber um público estimado entre 10 e 15 mil pessoas nos finais de semana. Entre seus equipamentos, oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas com destaque para a as quadras de tênis, piscinas, bosque e salão de jogos para idosos e academias ao ar livre.
E é em meio a este cenário que a Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil – que já realiza o To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão no mês de agosto, no Parque da àgua Branca (zona Oeste de São Paulo – decidiu realizar um evento voltado à cultura japonesa.
Segundo Fabiano Shiokawa, presidente do Kochi Matsuri, a exemplo do To-Sa (lê-se tô-sa) Matsuri, o evento também tem como objetivo divulgar as culturas brasileira e japonesa com foco nos costumes e tradições da província de Kochi.

Undokai – Shiokawa explica que o To-Sa, evento do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo e do Calendário Oficial do Estado de São Paulo, continuará sendo realizado normalmente no segundo semestre. “Com respaldo da Diretoria do Kochi e também atendendo a pedidos do pessoal do Ceret, decidimos organizar o Kochi Matsuri. A ideia é torná-lo um evento fixo, a ser realizado sempre em abril ou maio”, diz Shiokawa, antecipando que, para 2020, uma das novidades já confirmadas será a inclusão do Undokai (Gincana Poliesportiva) na programação.
Para este evento piloto, haverá comidas típicas japonesas e brasileiras, parada taiko, desfile cosplay, apresentação de rizumo kenkô taissô, mangá com a Abrademi (Associação Brasileira de Desenhias de Mangá e Ilustrações), yosakoi com o Ryo Kochi Yosakoi e shows artísticos com o cantor Joe Hirata e as bandas Banda Elíseos, Gaijin Sentai e ERRO 409, além de oficinas culturais e demonstrações de artes marciais

1º Kochi Matsuri – Festival de Esporte e Cultura Brasil-Japão
Quando: Dias 9 e 10 de novembro, a partir das 10 horas nos dois dias
Onde: Ceret (Rua Canuyto Abreu, s/nº – Jardim Anália Franco)
Entrada franca
Informações pelos tels.:
11/9 9997-2357 / 9 8749-1758 / 9 7956-1833 / 9 5427-8278

Comentários
Loading...