Campo Mourão ganha Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa para celebrar aniversário

Para celebrar os seus 72 anos de emancipação, a cidade paranaense de Campo Mourão, na região centro-oeste do Estado, vai realizar, de 11 a 14 deste mês (sexta, sábado, domingo e segunda), no Parque de Exposições Getúlio Ferrari, o Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa – Campo Mourão Matsuri 2019. O evento será realizado pela Santa Casa e organizado pela Tasa Eventos mcom apoio da Prefeitura e diversas associações locais, entre elas a Sonibram (Sociedade Nipo-Brasileira de Campo Mourão) e terá parte da renda revertida em prol da Santa Casa.
Segundo Takao Sato, diretor da Tasa Eventos, o Parque de Exposições receberá uma decoração no estilo oriental, com tyotins (luminárias orientais de papel), torii (portal) e um jardim japonês. Na programação, destaque para o Concurso Miss Nikkey – comandando e apresentado pelo ator Kendi Yamai – e que vai eleger a mais bela descendente de japoneses de Campo Mourão para a grande final que acontece no palco do Festival do Japão, em São Paulo – a Mostra de Ciências e Tecnologias e a Exposição Patrimônios Mundiais do Japão.
Estão confirmados ainda nomes como as cantoras Susano Sano, Cintia Nishimura, Pamela Ashihara e o grupo de taiko Muguenkyo Bauru Wadaiko, além do grupo Saikyou Yosakoi Soran da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá).
A praça de alimentação deve reunir entidades que trabalham nas festas gastronômicas da cidade, como o Rotary Club, CGT e a própria Sonibram, além do Restaurante Matsuri de Londrina, que praticamente cuidou de toda a operação gastronômica do Imin 110 realizado no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, em 2018.

A cantora Susana Sano também está confirmada para o Matsuri Campo Mourão (Arquivo/Jiro Mochizuki)

Carneiro no Buraco – Apesar de ser a primeira edição, Takao Sato aposta no sucesso do evento. “Este matsuri tem tudo para entrar para o calendário de eventos do município”, conta, Takao, lembrando que o feriado do aniversário de Campo Mourão, que é comemorado oficialmente no dia 10 (quinta), será comemorado na segunda-feira (14) por causa de uma lei municipal que estabelece que o feriado do aniversário do município deve ser comemorado sempre na segunda-feira subsequente ao dia 12 do mês de outubro, quando o dia 10 de outubro não for no domingo.
Além disso, conta Takao, o matsuri será realizado no mesmo local onde já realizado a tradicional Festa Nacional do Carneiro no Buraco.
O presidente da Sonibram, Nobutochi Kimura, também vê a festa com expectativas. “A Sonibram não poderia ficar fora de um evento desta envergadura que, além de divulgar a gastronomia e a cultura japonesa, que são tão ricas, ainda tem esse intuito beneficente de atender o Hospital Santa Casa”, disse Kimura em entrevista ao Jornal Nippak.
Vice-presidente da Liga Oeste Paranaense e da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Kimura chama a atenção para as parcerias. “Este evento ganha muita força pelos parceiros e com a participação da Tasa, que tem muita experiência na organização de eventos. Que não fique só no primeiro e que venham muitos outros”, conta Kimura, explicando que, “quando se une forças o evento se torna grandioso”.

O Muguenkyo Bauru Wadaiko será um dos destaques da programação (Facebook)

Cosplay e mangá – “Estamos juntos não só para ajudar a Santa Casa mas também como forma de enaltecer a nossa cultura, que tem atraído cada vez mais a participação de brasileiros não só pela questão da gastronomia como também pelo cosplay e mangá”, destaca, acrescentando que Campo Mourão, cidade com população de cerca de 100 mil habitantes, conta atualmente com sete restaurantes japoneses “mais que o número de churrascarias”.
“No entanto, se considerarmos o número de famílias associadas, cerca de 120, somos uma comunidade muito pequena e até então não tínhamos procura por essas atividades orientais”, diz Kimura, explicando que, apesar disso, a Sonibram conta com uma atuação bastante pujante e estamos sempre envolvidos em questões sociais.
Hoje a Sonibram ocupa uma área de 30 mil metros quadrados e desenvolve atividades como taikô, odori, futebol de salão e gueitebol. “Também participamos do Carneiro no Buraco e desenvolvemos projetos como o Kodomo no Kai, que visa perpetuar a cultura japonesa nas crianças desenvolvendo desde cedo o gosto pelas tradições”, diz Kimura, que destaca também a atuação da Sonibram no tênis de mesa.

(Arquivo/Aldo Shiguti)

Sobre a Santa Casa – Inaugurado em 27 de novembro de 2002, o Hospital Santa Casa é uma entidade de caráter beneficente filantrópico sem fins lucrativos e que hoje é uma referência na área de saúde não só em Campo Mourão como também na região Noroeste do Estado do Paraná, atendendo mais de 200 mil pessoas.
Anualmente o Hospital Santa Casa promove eventos com o objetivo de arrecadar recursos para cobrir parte de suas despesas, entre os principais estão o Leilão Beneficente e a Feijoada Santa.

Comentários
Loading...