Campeonato Paulista terá categoria Adulta; seletiva acontece no sábado

Adiecson Gross Bobsin, do Rio Grande do Sul, esteve no Mundial de Taiwan no ano passado
Adiecson Gross Bobsin, do Rio Grande do Sul, esteve no Mundial de Taiwan no ano passado

O 41º Campeonato Paulista Masculino de Sumô e o 21º Campeonato Paulista Feminino, que acontecem neste domingo (24), no dohyo do Ginásio de Sumô do Complexo Esportivo Brasil-Japão, no Bom Retiro, em São Paulo, terão novidades a partir deste ano. Além das disputas das categorias tradicionais – Mirim, Infantil e Juvenil – haverá disputas também na categoria Adulto. “Estamos assim, atendendo uma antiga reivindicação dos atletas”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Sumô (CBS), Oscar Morio Tsuchiya, que assumiu o comando da entidade em janeiro deste ano.

Segundo o dirigente, aliás, a realização do Paulista excepcionalmente este ano está a cargo da CBS uma vez que Mauricio Uehara, presidente da Federação Paulista, que seria a entidade responsável pelo evento, encontra-se impossibilitado por motivo de saúde. Morio explica que a inclusão da categoria Adulto no Campeonato Paulista é uma forma de incentivar os atletas, que contam com poucos campeonatos ao longo do ano.

“Faz tempo que os atletas estavam pleiteando participação no Paulista e, felizmente, contamos com bastante representantes nesta categoria”, conta o presidente, acrescentando que, “quanto mais campeonatos pudermos realizar, melhor”. “São formas de incentivar os atletas”, explica Morio, lembrando que este ano a categoria terá o reforço de atletas que disputarão a Seletiva para o Campeonato Mundial, que acontece em outubro, no Havaí, nos Estados Unidos.

 

Seletiva – Além dos atletas de todas as Regionais de São Paulo, a CBS espera a participação de representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Pará. Os campeões de cada categoria carimbam passaporte para o Mundial. A disputa da seletiva acontece por volta das 13 horas de sábado.

“Pretendemos levar um representante de cada categoria, ou seja, seis no Juvenil (três no masculino e três no feminino) e oito no Adulto (homens e mulheres), sendo os campeões das categorias Leve, Médio, Meio-Pesado e Pesado”, diz Morio, destacando que a partir deste ano a Federação Internacional de Sumô anunciou como novidade a criação da categoria Meio-Pesado, que até então não existia.

A nova categoria reunirá atletas de 100 a 115 quilos. “Na verdade, foi uma divisão da categoria médio”, explica Morio, antecipando que, além da Seletiva, a categoria também será inclusa no Campeonato Brasileiro deste ano e também no Sul-Americano, marcado para os dias 4 e 5 de maio, em Buenos Aires, na Argentina.

Morio lamenta apenas o fato de não poder ajudar os atletas como gostaria, “Assumimos recentemente e infelizmente não conseguimos buscar orçamento junto às empresas para bancar as passagens dos atletas que, mais uma vez, terão que correr atrás por conta própria”, observa o dirigente, que espera que o novo diretor do Estádio de Beisebol Mie Nishi, Bruno Estevão, continue o trabalho de seu antecessor, Olívio Sawasato, exonerado do cargo em fevereiro.

(Aldo Shiguti)

 

41º Campeonato Masculino de Sumô – Categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto e 21º Campeonato Feminino – Categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto

Quando: Dia 24 (domingo), a partir das 8 horas

Seletiva para o Mundial do Havaí

Quando: Dia 23 (sábado), a partir das 13 horas

Onde: Ginásio de Sumô do Complexo Esportivo Brasil-Japão (A. Presidente Castelo Branco, 5446, Bom Retiro – SP)

Entrada franca

Comentários
Loading...