Bunkyo Rural celebra décimo encontro em Adamantina com programação ‘sob encomenda’

(Arquivo)

Distante cerca de 582 km a oeste da Capital e cuja história está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (Caic), Adamantina – chamada carinhosamente de “A Joia da Nova Alta Paulista” – será palco da décima edição do Encontro Bunkyo Rural. Principal atividade do Bunkyo Rural, uma das comissões temáticas formadas por associados-voluntários dentro do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes e empresários/fornecedores relacionados à área rural, propiciando a integração entre eles, o 10º Encontro Bunkyo Rural acontece nos dias 27 (sexta) e 28 (sábado) de setembro, no Clube de Campo da Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina).
Para esta edição comemorativa estão confirmadas as presenças do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; de Diógenes Kassaoka, diretor geral do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, conselheiro da Cedaf – Conselho Estadual da Agricultura Familiar e presidente da comissão técnica de olericultura do Estado; e do engenheiro agrônomo Hélio Watanabe, além de especialistas da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, do Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Facte Pompeia, da Unesp Dracena e da Unifai – Centro Universitário de Adamantina, que vão abordar assuntos relacionais ao manejo do solo para a produção animal, fruticultura, produção orgânica, além da cultura de mandioca e soja e agricultura de precisão.

Em maio deste ano, Bunkyo Rural realizou sua primeira visita técnica ao município de São Gotardo (Arquivo/Aldo Shiguti)

Abertura – A abertura contará também com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, e do atual secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo Gustavo Junqueira. Membro do Conselho Superior de Apoio e Orientação do Bunkyo, Roberto Rodrigues fará a palestra magna cujo tema será “Cooperativismo e Agricultura Familiar”.

Frutas exóticas – O presidente da Comissão Bunkyo Rural, Tomio Katsuragawa, explica que a realização do Encontro em Adamantina foi um pedido do prefeito Márcio Cardim (DEM), que pretende criar um pólo produtor no município. “Eles têm terras, têm mão de obra mas falta um ‘start’ que viabilize a produção”, conta Katsuragawa, explicando que outro fato marcante desta edição é a união de um órgão público (Prefeitura), de uma instituição de ensino (UniFAI), de uma cooperativa (Camda) e do Bunkyo Rural.
Por isso, completa o vice-presidente da Comissão do Bunkyo Rural, Celso Norimitsu Mizumoto, a programação ficou a cargo da Apta, que conta com um polo regional sediado em Adamantina. “Eles conhecem bem a realidade local”, conta Mizumoto, acrescentando que o agronômo Hélio Watanabe vai falar sobre o cultivo de frutas exóticas que eventualmente podem dar certo na região, enquanto o pesquisador da Apta Nobuyoshi Narita vai dar dicas sobre a pitaia e outras frutas tropicais.
Um dos destaques da programação é o Dia de Campo. Em Adamantina, os participantes poderão escolher entre quatro opções: a) visitas às instalações da Camda (confinamento de bovinos e processo IATF); b) produção de bokashi (também na Camda); c) visita a uma área de produção de mandioca; e d) visita à produção de frutas.

Celso Mizumoto, Tomio Katsuragawa e Nelson Kamitsuji (Arquivo/Aldo Shiguti)

Mostra – Em uma mostra paralela, os interessados poderão conversar com representantes da Fazenda Eldorado, Leite Joia, Apprar, Café Pacaembu, Frangos Alimenta, Queijos Monte Alegre, Sementes Crioula de Pauliceia, Tatiana Jô, Izabel Gil e Produtores da Itesp. Haverá ainda uma exposição de equipamentos, tecnologias e produtos de empresas com participações da Small Farm (Jacto), Genética para Pecuária, Minho Fértil, Proteto, Sementes Matsuda, Minercamda, Sistema IATF-Camda, Piraí Sementes e Adubos Yoorin.
Os organizadores esperam entre 300 e 350 participantes. Para quem estiver na capital, será disponibilizado transporte até o local ao preço de R$ 160,00 (ida e volta). Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria do Bunkyo pelo telefone: 11/3208-1755 ou e-mail: contato@bunkyo.org.br

No ano passado, a capital nacional do ovo sediou o Bunkyo Rural (Arquivo/Aldo Shiguti)

10º Bunkyo Rural
Quando: Dias 27 e 28 de sembro (sexta e sábado)
Onde: Clube de Campo da Camda (Rua Comandante João Ribeiro de Barros, Km 602 – Adamantina (SP)
Informações e inscrições:
Em São Paulo: 11/3208-1755
Em Adamantina: Gerson Haga (tel.: 18/99792-1952); Vagner Oliveira (18/9 9719-4192); Denilson Burkert (tel.: 18/98119-1610); e Noriko Saito (tel.: 18/9 9752-4699)
Site:
www.bunkyorural.com.br

PROGRAMAÇÃO DO 10º BUNKYO RURAL

DIA 27/9/2019 – SEXTA

8H: Recepção/Inscrição /Café
8H30: Abertura com participação de autoridades
9H: Palestra Magna – Cooperativismo e a Agricultura Familiar – Dr. Roberto Rodrigues
9H45: Mandioca do campo a fecularia (José Feltran – IAC) –
10H30: Cultura da soja na Alta Paulista (Denizart Bolonhezi – APTA) –
11H: Agricultura de precisão – Fatec Pompeia
12H: Almoço
13H: Produção do boi 7-7-7 (Gustavo Rezende Siqueira – APTA Regional Alta Mogiana)
14H: Produção de bovinos em sistemas integrados de produção agropecuária (Cristiana Andrighetto – Unesp Dracena)
15H: Coffee Break
15H15: Manejo da fertilidade do solo e adubação para produção de pastagens no oeste paulista (Reges Heinrichs – Unesp Dracena)
16H15: Potencial das forrageiras no manejo de pastagens na produção animal no oeste do Estado de São Paulo (Andréia Luciane Moreira – APTA Regional Alta Sorocabana)

DIA 28/9/2019 – SÁBADO

8H: Recepção
8H30: Cooperativismo e Associativismo na Alta Paulista (Diógenes Kassaoka – Secretaria de Agricultura)
9H10: Fruticultura Tropical (Nobuyoshi Narita – APTA Regional Alta Sorocabana)
9H50: Principais produtos comercializados na Ceagesp, com ênfase em frutas tropicais (Helio Watanabe)
10H40: Coffee Break
10H55: Manejo do solo e nutrição mineral de plantas no sistema de produção orgânica. (Vagner Amado Belo de Oliveira – UNIFAI)
11H35: Orgânico no Estado de São Paulo e Importância do nematoide na agricultura orgânica (Sebastião Wilson Tivelli – APTA Regional Centro Sul)
12H15: Almoço
13H: Dia de Campo:
Opção 1 – Visita as instalações da CAMDA (confinamento de bovinos e processo IATF)
Opção 2 – Produção de Bokashi (CAMDA)
Opção 3 – Visita a uma área de produção de mandioca
Opção 4 – Visita produção de frutas

Mostra Paralela (*a confirmar)

WORKSHOP E CASES
Fazenda Eldorado
Leite Jóia
APPRAR
Café Pacaembu
Frangos Alimenta
Queijos Monte Alegre
Sementes Crioula de Paulicéia
Tatiana Jô
Izabel Gil
Produtores da Itesp

Comentários
Loading...