BRASIL-JAPÃO: ‘Águia Matsuri’ acontece neste domingo com taiko e batucada

“Águia Matsuri” terá taiko e batucada na quadra da Águia de Ouro (Arquivo – Aldo Shiguti)

“Brasil e Japão, Intercâmbio Cultural – Uma Parceria pra lá de centenária” será um grande evento familiar que celebrará a amizade e o melhor da influência cultural entre os dois povos e que acontecerá neste domingo, 28, das 10 às 21 horas, na quadra da escola de Samba Águia de Ouro.
O Águia Matsuri reunirá, num só espaço e no mesmo dia, a apresentação das características marcantes do intercâmbio cultural nipo-brasileiro ocorrido nos últimos 111 anos.
Haverá palestras, workshops, praça de alimentação com comidas típicas, shows, concurso de cosplay, taikô e a famosa “Batucada da Pompeia” com sua equipe de canto.
A Águia de Ouro é considerada uma das agremiações “mais próximas da comunidade japonesa”. Em 2015, por ocasião da comemoração dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, a escola levou para o sambódromo paulistano o enredo “Brasil e Japão: 120 anos de união”, que abordou diversos aspectos da cultura japonesa no Brasil e as influências do carnaval e o futebol no cotidiano do povo japonês, desenvolvido pelos carnavalescos Amarildo de Mello e Claudio Cebola.
Além disso, desde o final dos anos 80 – e mais intensidade desde 2011 – , integrantes da escola tem ido constantemente ao Japão realizar workshops de forma gratuita para participantes das escolas de samba japonesas e também para alunos das escolas municipais de ensino infantil, levando a cultura brasileira para os filhos dos dekasseguis reforçando os laços com o Brasil.
O Carnival Samba Asakusa acontece sempre no último sábado do mês de agosto no bairro de Asakusa, em Tóquio. Participam cerca de 20 escolas de samba e mais de 5 mil sambistas na sua grande maioria de japoneses e não brasileiros “dekasséguis”.
Em 2019 será realizada a 38° edição do Desfile de Carnaval de Asakusa. O público é composto por cerca de 500 mil pessoas, de diversas regiões e etnias, que se aglomeram nas avenidas de Asakusa para assistir o evento. E a Águia de Ouro, que já participou inúmeras vezes abrindo o Desfile de Carnaval Japonês, participará novamente este ano com seus componentes.
O Águia Matsuri conta com apoio do Instituto Paulo Kobayashi e e da Little League Brasil de Beisebol e patrocínio através do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

ÁGUIA MATSURI
QUANDO: DIA 28 (DOMINGO), DAS 10 ÂS 21 HORAS
ONDE: QUADRA DA ÁGUIA DE OURO (AV. PRES. CASTELO BRANCO, 7683 – VÁRZEA DA BARRA FUNDA, SÃO PAULO – SP)

Comentários
Loading...