Blue Tree Premium Paulista e Noah Gastronomia celebram a chegada de 2020 e o início da Era Reiwa com tradicional almoço japonês

(Divulgação)

Dentre os costumes japoneses, o Oshogatsu (Ano Novo) é considerado o mais importante do calendário nipônico. Pensando nisso, o   Blue Tree Premium Paulista e o Noah Gastronomia promovem, no dia 1º de janeiro, a partir das 13h, o Osechi Ryori, tradicional almoço oriental, consagrado pelas ações colaborativas e de união. Além de dar as boas-vindas ao ano de 2020, o evento celebra o início da Era Reiwa, que significa “período de bela harmonia”, e marca a posse do príncipe Naruhito como novo imperador do país do sol nascente. Na ocasião, a renomada Chef Telma Shiraishi, Embaixadora da Culinária Japonesa no Brasil, será a responsável pela elaboração dos pratos típicos do réveillon japonês, que sintetizam e propagam o verdadeiro espírito omotenashi (hospitalidade japonesa).
Composto por ingredientes que simbolizam votos feitos especialmente nesta época do ano, o cardápio do Osechi inclui o Kuromame (feijão preto), que representa saúde; o Kamaboko (massa de peixe nas cores vermelho e branco), para atrair sorte; o Kambu Maki (alga marinha), em busca da alegria; o Datemaki (omelete), com coloração amarela que remete ao luxo e ao brilho; o Kurikinton (doce de castanha portuguesa), que significa “bolinhas de ouro” e tem relação com fortuna; e o Ozouni (sopa com mochi, massa de arroz, peixe, kani e cebolinha), simbolizando renascimento no ano que se inicia.
“É com muita honra que abrimos as portas do Blue Tree Premium Paulista para mais uma celebração de um evento repleto de amor, paz, reflexão e respeito. O Osechi Ryori é uma forma de apresentar ao povo brasileiro um pouco da cultura da gastronomia oriental e, ao mesmo tempo, reunir os japoneses e seus descendentes que aqui estão”, destaca Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels. Para a executiva, a data é ainda mais especial por marcar o início da Era Reiwa, com a posse do imperador Naruhito, “estamos vivenciando uma transição muito importante para o Japão e para o mundo, início de uma fase de fortalecimento da união entre as pessoas em prol do cultivo da cultura e de laços cada vez mais fortes”, finaliza.
Segundo Akemi Uchimura, do Blue Tree, o evento, que alcança sua 13ª edição, também cumpre um papel social. “Muitos expatriados japoneses que estão a trabalho no Brasil por um curto período de tempo, não tem onde passar a data”, conta Akemi, lembrando que o Osechi Ryori surgiu em 2007 como parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil com o objetivo de divulgar a cultura japonesa. “Muitos nikkeis também costumam levar oditians e obatians como se fosse um presente para eles”, explica.

Hiroko Adachi, Hiromi Coppede e Akemi Uchimura (divulgação)

Música ao vivo – Durante o almoço, os convidados poderão relaxar ouvindo música ao vivo com a tecladista, cantora e professora de coral, Hiroko Adachi, e com a Embaixadora de flauta japonesa Tsugaru-bue no Japão, Hiromi Coppede Tonosaki. Trata-se de uma apresentação conjunta em homenagem à Era Reiwa.
Além dos tradicionais pratos de um Osechi, o almoço conta com o buffet internacional do Noah Gastronomia.
Reconhecido por seus serviços diferenciados para os hóspedes orientais, o Blue Tree Premium Paulista dispõe de café da manhã japonês, recepcionistas com conhecimento da cultura, dos hábitos e do idioma.
Para participar do almoço, realizado há 12 anos pela unidade, o valor é R$ 250 (+10% de taxa de serviço) e são disponibilizados 100 lugares para o evento.
As vagas são limitadas a 100 pessoas.

Chef Telma Shiraishi, que assina o menu Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa (divulgação)

Sobre a Chef Telma Shiraishi – Recentemente eleita a Melhor Chef do Ano pelo anuário O Melhor de São Paulo, do Jornal Folha de S. Paulo, e primeira mulher brasileira a ser nomeada pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão como Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa, a chef Telma Shiraishi, fundadora do restaurante Aizomê, é a responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, onde assina os cardápios e executa os banquetes e recepções para personalidades de todos os países.

Osechi Ryori by Team Japan
Onde: Blue Tree Premium Paulista (Rua Peixoto Gomide, 707 – São Paulo)
Quando: 1º de janeiro de 2020, quarta-feira
Horário: 13h
Valor: R$ 250 (+10% de taxa de serviço)
Reservas:
(11) 3147-7000 / (11) 3147-7038 / (11) 9 9831-1328
Reservas: gestor.paulista@noah.com.br, com cópia para kakemi@bluetree.com.br (Akemi Uchimura)

Comentários
Loading...