Baterista japonês faz duas apresentações exclusivas na Japan House SP neste domingo

(NATSUKI YAMAZAKI)
(NATSUKI YAMAZAKI)

A Fundação Japão, em colaboração com a Japan House São Paulo, promove este mês duas apresentações do baterista japonês Masamichi Kato, em São Paulo. Mais conhecido como Masa, o artista estará neste domingo (20), no espaço cultural para apresentações às 11h e às 15h, na área externa.
Ele tornou-se popular no Japão após introduzir o conceito de “podemos curtir música sem gastar dinheiro”. O baterista, que sempre se interessou pela performance de rua, começou sua carreira em 2012, tocando nas ruas de Melbourne, na Austrália.
Quando retornou ao Japão, deu início à sua “jornada da bateria de baldes”, viajando pelas 47 províncias japonesas pegando caronas e tocando nas ruas das cidades.
Atualmente, além se apresentar nas ruas do Japão, Masa participa de festivais de música dentro e fora de seu país. Desde 2015, realiza participações na TV e faz colaborações com diversos artistas do meio musical.
Depois de São Paulo, Masa segue para o Rio de Janeiro, onde se apresenta durante o 2º Rio Matsuri, no Riocentro.

Masa se tornou popular após introduzir o conceito de “podemos curtir música sem gastar dinheiro” - NATSUKI YAMAZAKI
Masa se tornou popular após introduzir o conceito de “podemos curtir música sem gastar dinheiro” – NATSUKI YAMAZAKI

Masa – Masamichi Kato, nascido em 1º de abril de 1988, em Kanagawa, no Japão, tinha o sonho de fazer uma turnê, dormindo em barraca, sem gastar muito dinheiro. Mas uma bateria seria pesada demais para carregar na mochila. Foi aí que conheceu os bateristas de balde na internet. Foi nos músicos de rua, que tocam em baldes e improvisam instrumentos de percussão, que encontrou uma forma de desenvolver seu projeto.
Conseguiu alguns baldes de plástico em um posto de gasolina e começou a experimentar os diferentes sons. Percebeu uma grande variedade a partir do posicionamento dos instrumentos. Passou então a experimentar os sons dos baldes invertidos, sobrepostos, cheios e vazios.
Nesta época, adquiriu um longo tubo de PVC em uma loja de ferramentas e moldou um didgeridoo. O instrumento de sopro, provavelmente o mais antigo do mundo, é tocado por aborígenes australianos há pelo menos 1500 anos.
Com sua bateria de baldes e seu didgeridoo, surgiu o músico Masa, com seu show de percussão incomum, misturando gêneros e instrumentos.
Ainda hoje, Masa pode ser encontrado nas esquinas das regiões de Shibuya ou Shinjuku, que são áreas muito movimentadas da capital japonesa. Suas apresentações misturam baixa tecnologia, resistência e o prazer de compartilhar, sempre cercadas por espectadores encantados com seu som.
Além das apresentações, Masa realiza workshops e, em ocasiões especiais, leva a sua música para crianças de escolas primárias e jardins de infância.

Músico já viajou pelas 47 províncias japonesas pegando carona - NATSUKI YAMAZAKI
Músico já viajou pelas 47 províncias japonesas pegando carona – NATSUKI YAMAZAKI

Data: 20 de janeiro de 2019
Local: JAPAN HOUSE São Paulo (área externa)
Endereço: Av. Paulista, 52 | Bela Vista | São Paulo-SP
Horário: Performances previstas para às 11h e 15h
Duração: 30 min

Comentários
Loading...