Aventuras e pesca no caiaque!!!

É preciso conhecer alguns macetes e ter um pouco de experiência para navegar e pescar ao mesmo tempo!
Uma modalidade em plena fase de crescimento são as aventuras com caiaque. Apareceu de mansinho, apresentado inicialmente por quem gostava de navegar em água doce, e hoje você vê sejam em águas interiores como também próximo à costa brasileira, passando pelas arrebentações e ondas na água salgada.
Agregado a tudo isso, a pescaria se tornou mais uma faceta de quem gosta deste tipo de aventura. Como tudo ligado a natureza nada mais natural que o pescador esportivo passasse a usar o caiaque para aumentar sua área de atuação, e com isso, ter mais liberdade para ir até locais onde nem poderia imaginar e que seria possível antes.
Acessórios de fábrica ou então adaptações, facilitam a vida do pescador caiaqueiro, desde ancoras especiais, apoios, porta objetos, pedaleira ou velas (parecidos com os dos veleiros mas em menor tamanho é obvio), para eliminar o uso dos remos, até pequenos motores para facilitar ainda mais a locomoção… (claro que talvez aí comece a desaparecer o espírito aventureiro e ecológico da embarcação mas gosto é gosto, e não se discute).
Da particularidade de atravessar rios, canais e lagoas ou áreas de mar aberto (sempre próximo à costa) para contemplar a natureza e participar de eventos junto com outros adeptos, foi rápido para o pescador esportivo perceber que tudo isso poderia ser aproveitado e utilizado na sua paixão. Aliás foi juntar 2 modalidades que mesclam: aventura; atividade física; concentração e adrenalina; para atualmente perceber isto espalhando pelo Brasil inteiro.
Vale a pena participar de um grupo de caiaqueiro, para aprender a lidar com o equipamento, e mais do que tudo, não colocar a sua vida em risco. Embora pareça simples, tem algumas características e dicas a serem utilizadas para navegar com cautela. Antes de tudo, o lembrete que vale para qualquer pescaria ou atividade esportiva, sempre é bom estar acompanhado, pois além de ampliar a dinâmica do esporte, facilita em qualquer emergência. Avisar outras pessoas da programação e percurso previsto, indicando se possível a hora de retorno também nunca é demais.
A primeira providência é ter o seu caiaque, pois cada um dependendo da sua estatura e perfil melhor se adapta a um ou outro modelo e etc. Quem sempre tem parceiro, um de dois lugares vai ser uma boa escolha! Outra decisão a ser tomada é se a aventura será em aguas protegidas e interiores (rios, represas e lagos) ou em água salgada entrando as vezes em mar aberto. Desta escolha vai resultar em mudanças de configurações para melhor performance e claro mais segurança.
Aconselhável sempre obter dos fabricantes o máximo de informações, além de ouvir praticantes experientes, conhecer de perto e navegar em alguns modelos antes de adquirir o seu, para assim ter na mente bem definido, o que melhor atenderá o seu biotipo.
Um dos macetes é saber encaixar o seu estilo de remar, que compreende executar o movimento de levantar o remo até uma altura x e depois posicionar o mesmo nágua para impulsionar o barco. Este movimento bem executado dentro do perfil (estatura e estilo) vai resultar numa boa remada, prevenindo contusões e dores no final do dia.
A internet, facilita o acesso a informações através dos fóruns de adeptos da modalidade. Bom então você se cadastrar em pelo menos um, para facilitar o seu ingresso neste mundo de aventuras. Primeiro passo para depois participar dos encontros, e assimilar na prática, dicas para facilitar o seu aprendizado e desenvolvimento.
Para praticar é começar devagar, com percursos curtos e tranquilos, curtir a natureza, e com o tempo, aumentar a distância percorrida, incluir alguns trechos mais complicados, aumentando pouco a pouco o grau de dificuldade na navegação. Sempre estar na companhia de outro praticante experiente, conhecedor do local a ser explorado, isto além de minimizar possíveis ocorrências negativas, também vai com certeza, te dar a chance de explorar o ambiente com muito mais produtividade.
Se a intenção é ir para águas ou locais distantes e isolados, melhor se prevenir e ter a mão aparelhos rastreadores ou telefone via satélite, quanto mais preparado estiver para qualquer emergência, mais rápido e fácil é o socorro. O diferencial de poder falar – no caso do telefone – diretamente com familiares ou amigos, com certeza vai retornar em mais tranquilidade para ambas as partes se estiver em apuros, e precisar acionar ajuda.
Item importantíssimo de segurança pessoal é o colete flutuante. Nem pensar em economia para este quesito. Vai achar muitos modelos e variedades de marcas nas lojas especializadas.
Para vestuário é utilizar roupas de secagem rápida, de preferência com proteção solar. Capa de chuva, boné ou chapéu, buffs, manguitos, óculos polarizados e para alimentação: isotônicos, água e alimentos leves (sanduiches, barras de alimentação, chocolate e frutas) suficiente para o dia, calculando uma sobra para qualquer emergência.
Qualquer modalidade esportiva só vale a pena se praticado com segurança e responsabilidade, proporcionando ao praticante o que ele precisa e quer: adrenalina, satisfação e melhoria na saúde (seja física ou mental).
A www.caiaquelontras.com.br é uma empresa brasileira especializada na fabricação de caiaques de polietileno, duráveis, com design arrojado e de grande estabilidade. Nesses mais de 10 anos no mercado, a empresa vem constantemente aprimorando seus produtos, com uma equipe de pescadores experientes e colaboradores que discutem novos projetos e apresentam as melhores soluções para o conforto e satisfação de quem usa um produto Lontras.
O respeito e a forma que trata cada cliente individualmente, faz a marca ter credibilidade, disponibilizando mais que produtos, apresentando uma nova opção para pesca esportiva e lazer, em pleno contato com a natureza.
Tratamos hoje exclusivamente sobre o caiaque e nada sobre a prática da pesca, que será tema de edições futuras, para melhor detalhar esta modalidade fascinante.
Ótimas remadas e pescarias!!!

Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.gussproducoes.com.br

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Maria Pesca e Pet facebook e Instagram /@mariapetnarcizo

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

Comentários
Loading...