Aurélio Nomura é eleito presidente da Frente Parlamentar do Bicentenário da Independência

Vereador Aurélio Nomura com a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), membro da Frente (divulgação)
Vereador Aurélio Nomura com a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), membro da Frente (divulgação)

As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, deram o primeiro passo na Câmara Municipal de São Paulo. Na quarta-feira, dia 22, foi instalada a Frente Parlamentar relativa à data, instituída pela Resolução 02/2019, com base no projeto do vereador Aurélio Nomura, eleito na oportunidade presidente do colegiado.
“A data é de fundamental importância para que mantenhamos viva a chama dos ideários da Independência, que é proporcionar uma situação muito melhor para todos os brasileiros, oferecendo melhores condições na saúde, na educação e na qualidade de vida”, destacou o vereador.
De acordo com o Nomura, os trabalhos da Frente Parlamentar em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil deverão se integrar a uma discussão mais ampla que está acontecendo em nível de Governo do Estado, principalmente com relação à reforma do Museu do Ipiranga e a revitalização do Parque da Independência.
“No dia 5 de maio, o prefeito Bruno Covas assinou o contrato de início das obras na área que será anexada ao Parque da Independência, que, com isso, será ampliado em 28 mil metros quadrados. Este espaço anexo será modernizado e receberá diversas melhorias”, informou o vereador Aurélio Nomura. “A revitalização dessa parte é uma reivindicação que vínhamos fazendo há quase uma década e meia e finalmente será concretizada. Ali estava previsto para ser construído um condomínio com dez torres, que iria descaracterizar totalmente a região”, lembrou.
De acordo com o parlamentar, o próximo passo da Frente será convocar uma reunião com entidades, associações, comércio, ipiranguistas e pessoas que tenham carinho com a história do Ipiranga para discutir e propor ações visando as comemorações do bicentenário da Independência.

Propostas – A Frente Parlamentar em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil tem entre seus objetivos elaborar estudos e propostas no sentido de colaborar com entidades governamentais e não governamentais na organização das festividades relacionadas à comemoração dos 200 anos da Independência. Visa, ainda, discutir políticas públicas sobre a recuperação e revitalização do Parque da Independência e identificar oportunidades de parcerias estratégicas ou relacionamentos cooperativos entre as autoridades, o setor privado, a sociedade civil, organizações comunitárias e os cidadãos.
Deverá, ainda, organizar e promover debates e eventos, incentivando a discussão de temas relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil, realizar concursos; estimular a realização, em setembro, no Parque da Independência, de atividade extracurricular relacionadas ao tema com alunos das Escolas Públicas Municipais.
“A Frente Parlamentar em Comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil está aberta à participação de todos os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. Além dos parlamentares, como membros efetivos, a Frente poderá convidar participantes externos, na qualidade de membros colaboradores, como profissionais, estudantes, pesquisadores, empresários e representantes de entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiros, que queiram contribuir com a qualidade dos debates e para a realização das atividades”, informou o vereador Aurélio Nomura.

Comentários
Loading...