Associação Brasileira de Taiko realiza Exame de Proficiência Técnica em Ibiúna

Participantes na primeira etapa, em Dracena - reprodução - facebook
Participantes na primeira etapa, em Dracena – reprodução – facebook

Dando continuidade ao Kentei Shiken 2019 – que teve sua primeira etapa nos dias 25, 26 e 27 de janeiro na cidade de Dracena (SP) – a Associação Brasileira de Taiko (ABT) realiza nesta sexta-feira, sábado e domingo (1, 2 e 3), no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna, em Ibiúna (SP), o Exame de Proficiência Técnica de Taiko.
A argentina Carolina Eiguchi, uma das professoras que aplicará o exame, explica que são cinco níveis básicos – começando pelo 5º – além de outros três para quem deseja se aprofundar na arte. No primeiro dia, os candidatos participam de aulas teóricas, com história do taiko, leitura de partituras e conhecimentos básicos de taiko. Já as aulas práticas consistem na prática de exercícios básicos, postura e como tirar o som. No final, os participantes ganham um certificado.
Marcos Teruo Tanaka, da ABT, explica que o exame é aberto para todos os interessados e qualquer um pode participar. Em Dracena, foram 88 inscritos e 12 times diferentes. Em Ibiúna são esperados mais de 160 tocadores.
Marcos Teruo, Akio Ogawa, Carolina Eguchi e Daniel Picanço - aldo shigutiSegundo ele, a ABT não exige o certificado para quem quer tocar ou para quem já faça parte de algum grupo. Mas explica que é bom tê-lo pois trata-se de uma espécie de “reconhecimento”. “E também para quem quer ir além do hobby”, conta Marcos Teruo, lembrando que o Brasil tem atualmente cerca de 4 mil tocadores e entre 200 e 210 grupos espalhados pelo país. Para ele, fazer os exames da ABT também é recomendável pois “abre portas”.
“A Jica, quando abre inscrições para bolsas, usa o exame como parâmetro”, diz o vice-coordenador geral da ABT, Daniel Picanço, acrescentando que a idade mínima exigida é de 10 anos e para passar de grau é necessário, em média, um ano. “A ideia é ampliarmos esses exames, elevando de dois para seis ou sete por ano”, conta Daniel.
Para saber mais sobre taiko, ligue para: 11/3341-1077 ou e-mail: abt@taikobrasil.com

Comentários
Loading...