Apresentação do webdocumentário ‘NipoBrasileiros’ na UFPR terá presença do embaixador do Japão

NipoBrasileiros é uma websérie documentai de nove episódios (divulgação)
NipoBrasileiros é uma websérie documentai de nove episódios (divulgação)

Evento em Curitiba com exibição do webdocumentário Nipo-Brasileiros, no próximo dia 7, na Universidade Federal do Paraná, contará com a presença do embaixador do Japão n o Brasil, Akira Yamada; do cônsul do Japão em Curitiba, Hajime Kimura e da embaixatriz brasileira Maria Ligaya Fujita.
A programação terá palestras com o professor de Direito da USP e professor visitante da Universidade de Tóquio, além de tradutor oficial da Casa Imperial do Japão, Masato Ninomiya– que fará a abertura – a atriz Betraiz Koyama Difaéria e apresentação musical de Gary Strauss – responsável pela composição da trilha sonora.
Produzido pela Pietà Filmes e coordenado pela embaixatriz Maria Ligaya Fujita e pela professora Monica Setuyo Okamoto (UFPR), o webdocumentário, aborda a inclusão profissional dos nipo-descendentes no Brasil, além de questionar os estereótipos e abordar as barreiras étnicas.
O projeto apresenta os relatos orais de personagens sociais que foram pioneiros em campos profissionais, em que a representatividade dos asiáticos permaneceu negativa por muito tempo, e mesmo atualmente é considerada discreta. A ideia é mostrar como esses profissionais encontraram soluções, por vezes, criativas para superarem os estereótipos e as barreiras étnicas, em um país onde, segundo alguns estudiosos, a questão racial ainda predomina sobre a social.
Índices altos de aprovação de nipo-brasileiros nos cursos tradicionais de prestígio como Medicina, Engenharia e Direito das principais universidades públicas brasileiras, desde a década de 1950, comprovam essa fama dos nikkeis. Por outro lado, certos segmentos profissionais como dança, literatura, jornalismo, artes cênicas entre outros continuam com pouca presença desse grupo étnico-racial.
Esse trabalho faz parte do Projeto de Extensão Universitária Arquivo de História Oral de Grupos Minoritários Étnicos e contou com a participação de alunos bolsistas e voluntários da UFPR, sob orientação da Professora Monica Okamoto.
NipoBrasileiros é uma websérie documental de nove episódios, dirigida por Diego da Costa, Alexandre Nakahara e Pedro Tinen.
Haverá rodada de conversa com jornalistas, participantes do documentário NipoBrasileiros, coordenadoras, equipe da Pietà Filmes e alunos (as) do projeto de extensão Arquivo de História Oral de Grupos Minoritários Étnicos.

Local: UFPR
Anfiteatro 1000 – 10º andar do Edifício D. Pedro I
Endereço:
Rua General Carneiro, 430 – Centro – Curitiba – PR
Data: 7/6/2019 (sexta-feira)
Horário: 19h às 22h

Comentários
Loading...