AKIRA SAITO: O caminho

“Perseverar infinitamente para a evolução do corpo, da mente e do espírito”

Nas Artes Marciais Japonesas, alcançar o nível Shodan (no caso de algumas Artes como Karate-do e Judo, por exemplo, é a Faixa Preta), significa o início da jornada em busca da evolução na Arte, já que o ideograma de “Sho” se traduz como “Início”. Alcançar a Faixa Preta marca o início do verdadeiro Caminho e aceitação da Arte. Diferentemente de como a grande maioria das pessoas veem, isso não é o final, não é a “formatura”, e sim demonstrar uma maior perseverança frente aos obstáculos que estão por vir e não apenas sucumbir aos desafios provando ser apenas mais um qualquer.
Na atual sociedade, o imediatismo juntamente com a falta de perspectiva talvez faça com que uma grande parte dos jovens passem a acreditar que quantidade vale mais que qualidade. Talvez pensem em “conhecer” uma infinidade de assuntos, e com isso, não se permitem especializar em assunto nenhum, desistindo facilmente.
No Budo (Caminho Marcial) a busca e a perseverança devem estar sempre alinhadas e a manutenção de uma Arte precisa estar acima de qualquer pensamento. Praticar uma Arte Marcial exige vontade, respeito, e acima de tudo, responsabilidade para com o que lhe é ensinado. O praticante tem a possibilidade de desistir caso não se enquadre nos ensinamentos, porém, ao ser convidado ao exame de Shodan, é necessária uma grande responsabilidade sobre esta decisão. Será que ao aceitar, estará fazendo isso pela Arte ou pelo próprio ego? O Caminho das Artes Marciais é longo e necessita de muita perseverança e compromisso com a palavra. Honra, talvez para muitos é apenas uma palavra bonita e de efeito, mas para pessoas de real valor, é o que determina se manter no Caminho SEMPRE.
Seja AQUELE que persiste e não mais UM que desiste!!!!!
O mundo necessita de pessoas melhores,

GANBARIMASHOU!!!!!

Comentários
Loading...