AKIRA SAITO: Katazukeru

“Por as coisas em ordem também é pensar no próximo”

A palavra Katazukeru pode ser traduzida como “Arrumar”, “Limpar”, “Colocar em Ordem”, mas, o significado pode ter um sentido mais profundo quando pensamos também no próximo. No Japão, como parte da cultura, é comum as pessoas pensarem no próximo, com isso, em todos os lugares, caso você suje ou desarrume algo, se faz necessário limpar e arrumar para deixar exatamente como o encontrou.
Parece um tanto óbvio o pensamento, porém, em nossa sociedade é mais comum, pensar que a responsabilidade sobre a limpeza e arrumação deva ser do “outro”.
No Budo (Caminho Marcial) é comum que os praticantes (sem distinção de idade ou de hierarquia) limpem o Dojo (local sagrado de treinamento) com a proposta de respeito ao local e também a todos que ali frequentam. Tornando assim o ambiente além de limpo e arrumado, mas também em harmonia com todos seus frequentadores praticantes.
As pessoas deveriam pensar um pouco mais sobre isso, pensar um pouco mais em ser aquele que “preserva”, que “mantém limpo”, que “arruma o que desarrumou”, um pouco mais de “Katazukeru”.
Precisamos de mais pessoas úteis às sociedade e que sejam mais proativas. Cada um deve fazer a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Comentários
Loading...