AKIRA SAITO: As artes como caminho

“Nas Artes Japonesas, o princípio da comunhão entre corpo, mente e espírito precisa ir além do próprio ego”

As Artes Japonesas que compartilham do princípio do “DO” (caminho) tem por finalidade em sua teoria e prática a evolução do ser e sua utilidade para com a sociedade como um todo.
Em uma sociedade cada vez mais individualista e egocêntrica, as pessoas parecem se importar menos com o direito dos outros e com seu real papel dentro de um convívio mútuo. A política em nosso país é um retrato exato deste pensamento, pois a pauta nas discussões nunca é o bem maior, e sim, a defesa ferrenha apenas de seu ponto de vista e interesses. Nesta linha de pensamento, discriminatória e partidária, a cisão e o confronto social se tornam sempre ferramentas úteis àqueles que manipulam as grandes massas de acordo com suas intenções.
No Budo (Caminho Marcial) o praticante aprende que sua evolução individual é importante para que traga benefícios à sociedade e o bem estar daqueles que o cercam. Pensar sempre no próximo, antes mesmo de si mesmo, sempre que a situação exigir uma ação que poderá “causar algum tipo de transtorno” a qualquer outra pessoa.
É preciso exercer um papel atuante dentro de nossa sociedade, não jogando lixo no chão (se não encontrar uma lixeira, guarde o lixo com você), não burlando regras de trânsito (ter um motivo ou justificativa não lhe dá o direito de burlar a lei), não sendo corrupto passivo ou ativo (não devolver algo que encontrou ou o troco errado, é um ato que compactua com corrupção sim), dando bons exemplos aos filhos (não apenas presentes materiais), tratar “todas “ as pessoas igualmente (para poder defender que nosso país não faz discriminação), defender seus direitos respeitando principalmente o direito dos outros (principio básico da democracia), sendo honesto, correto e útil à sociedade e não alguém que só reclama e culpa os outros.
Nossa sociedade pode se tornar melhor e mais justa, as cada um precisa fazer a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Comentários
Loading...