Acessórios podem fazer a diferença no final!!!

Vale ter na sua caixa de pesca para usar quando a situação não está tão favorável ao pescador.

(Daniel Eduardo Guss)
(Daniel Eduardo Guss)

Muitas vezes encontramos certa dificuldade perante uma situação nova ou inusitada. Por vezes conseguimos superar facilmente. E depois percebemos alguns apetrechos que pelo menos facilitariam na hora da briga ou então melhorariam muito para a fisgada.
Questionamos a necessidade ou não de alguns itens fazerem parte da nossa tralha. Como tudo na vida, o que vale é conhecer, então não se acanhe, pergunte sempre!!! Entender o que funciona facilita para não guardar coisas que só vão tomar espaço.
Claro que é difícil sendo iniciante, saber o que é extremamente necessário para atender uma pescaria. Isto se deve a variedade de artigos para atender a demanda. É só visitar uma loja de pesca e verá a dificuldade com a infinidade de produtos ofertados.
A menos que pertença a alguma tribo, isto é, seja tilapeiro por exemplo, ou então tenha preferência por uma espécie em especial. Não que seja mais fácil, mas digamos que montar sua tralha neste caso teria um leque menor de opções, ou seja um direcionamento.
Focando a pescaria desembarcada com vara caipira ou lisa (telescópica), mesmo sendo ela acessível a todos, tem os seus “macetes”. Outras modalidades serão tratadas em edições futuras.
O primeiro passo é escolher o modelo e comprimento. O ideal é escolher o mais adequado ao seu jeito de fisgar e ao seu biotipo. Na teoria é assim, o peso da vara é definido pelo comprimento ou tipo (se é industrializada ou de bambu), e só vai perceber utilizando no dia a dia para saber qual é o mais apropriado. A dica é escolher uma de bom custo benefício e com o tempo e experiência ajustar o ideal para você.

Vara curta – até 1,80m
Indicado para beira de rios e lagos, onde se tem ao redor obstáculos naturais como vegetação e árvores. Apropriado para peixes como lambaris pela maior sensibilidade e rápida resposta da fisgada. Se pegar um piau vai ser uma briga e tanto! É comum utilizar o encontrado no bambuzal próximo do local da pescaria.

Vara média – até 2,60m
Comprimento adequado para quem precisa posicionar a isca em maior profundidade ou então se estiver com bóia, alcançar distâncias maiores.

Vara longa – mais de 3,00m
Para situações especiais onde o peixe é arisco demais, necessidade de manter a isca o mais longe possível do pescador ou quando se tem espécimes de bom tamanho. Normal ver nas represas pescadores sentados, tendo ao seu alcance várias varas de mesmo porte. A maior envergadura cansa mais rapidamente o peixe.

Dica: vara leve, desde que a linha esteja esticada, detecta-se facilmente a batida do peixe. Se o peso da vara dificultar esta percepção, é usar apoiador ou secretária, para facilitar a percepção do melhor momento para fisgar.

Peixe mamando a isca

A linha vai de um lado ou outro suavemente, ou então nota-se movimentos curtos e rápidos na ponta da vara. Outra sinalização é a ponta afundando devagarinho. Nesta situação, segurar a vara pelo cabo e em movimento contínuo levantar devagar a ponta da vara. Sentindo peso é fisgaaaaaaarrrrr! Prepare-se que a briga vai ser boa, pois só peixes grandes e ariscos usam desta artimanha.

Não tendo nenhum recurso a não ser a envergadura da vara para cansar o peixe, o pescador supõe se não seria melhor estar com uma bem mais comprida. Esquece que a rapidez da resposta da fisgada poderia ser comprometida caso estivesse com o imaginado. O que não se pode fazer em hipótese alguma, é “dar ponta de vara” (abaixar a ponta em direção ao peixe) pois isto praticamente elimina o trabalho da vara e facilita ao peixe quebrar a linha.

Uma opção para evitar quebra da vara ou ter a linha arrebentada por peixes grandes é o salva-varas, prendendo uma ponta do cordão de segurança no cabo da vara e outra em ponto seguro. Depois de fisgado é deitar a vara nágua e deixar a briga “rolar”. A flutuação na superfície da água, vai propiciar uma resistência muito maior. Quando o peixe apresentar sinais de cansaço é recuperar a vara através do cordão.

Batida do peixe
O vento quando movimenta a vara, o faz em toda sua extensão, diferente da mordida do peixe, onde só a ponta é que dobra e aponta em direção a água.
Bóias ajudam na tarefa, e exemplo disso são as no formato de palitos ou confeccionadas com barbante ou similar. Caso necessário, existem outras mais sensíveis ainda. Outra maneira é usar as antenas específicas (algumas com acabamento fluorescente) para melhor sinalizar estas batidas.

Lembrar que a ponta afiada do anzol pode ser a diferença entre pegar ou não. Mas trataremos dos anzóis em outra oportunidade. O importante é considerar que o ideal é aquele afiadíssimo, mesmos o robusto (direcionado para os grandes troféus que normalmente já chegam engolindo tudo) também deve seguir a regra.

Final de briga
Peixe cansado, e agora? O melhor é usar o passaguá, e com um alicate de bico retirar o anzol (sem farpa) para liberar o peixe rapidamente. Para fotografar, deixar tudo preparado e fazer o mais rápido possível. Levantar o espécime preferencialmente na horizontal para não comprometer sua sobrevivência.
O alicate de contenção (boga grip) desde que utilizado corretamente atende perfeitamente para espécies com dentição. Para os sem dentição, de grande porte, e principalmente as carpas, o indicado é o de PVC (desde que utilizado corretamente). O melhor é usar as mãos (devidamente molhadas). Pano – mesmo úmido – não é aconselhável por retirar o muco de proteção que envolve as espécies, assim como é inconveniente abraçar o peixe.

Outros acessórios: banco dobrável, apoiador de vara ou secretário; alicate de bico (para retirar o anzol da boca do peixe); boné ou chapéu; óculos de proteção (indispensável se estiver utilizando iscas artificiais) melhor se forem com lentes polarizadas, e roupas confortáveis. Não esquecer de estar com a vacinação em dia, protetor solar, repelente de insetos e beber muita água para hidratar. Como o verão costuma apresentar chuvas torrenciais, procurar abrigo em local seguro no caso de raios.
Ótimas pescarias!!!!

(Daniel Eduardo Guss)

Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS


Piscicultura Chang

Você que gosta de aeromodelismo, aquarismo, pesca, e precisa de acessórios ou artigos para incrementar o seu hobby, visite o site www.pisciculturachang.com.br. O local indicado para encontrar o que precisa. Iscas, acessórios e tralha para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Para você que é lojista, condições especiais. Qualidade, confiança e preço. Informações no fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br


Lançamento Camarão articulado – Maré Iscas

Lançamento camarão NINJA!!! Com as pernas emborrachadas em LARANJA FLUORESCENTE, atraindo ainda mais a atenção do predador! Disponível em 13 opções de cores. Em breve nas lojas parceiras. E tem o tradicional camarão mega ovado articulado com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare


Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca! Mais informações www.gussproducoes.com.br Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11 3681 4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco/SP.


Site Moro Deconto

Perfeitos para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br Informações no email: contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353


Maria Pesca – Tudo em produtos para pesca

Para você, lojista ou consumidor que procura o melhor em produtos para pesca! Desde iscas, massas, cadeiras para barcos, banquetas, bolsas térmicas, roupas, até molinetes, carretilhas, varas chumbadas, redes, maletas de pesca, bolsas, mochilas e etc. Produtos diversificados para oferecer o conforto e segurança que precisa para suas pescarias. Lojistas tem preço especiais, veja sua necessidade e converse com a maior fabricante no sul do país de produtos dirigidos a pesca e pet shop, Maria Narcizo Ind e Com de Pesca e Pet Shop Ltda, localizado na BR 476 Km 223, nº 5701 – Bairro Mallon (saída para Curitiba) União da Vitória/PR Cep 84600-000 Contato: (42)3519-1045/3524 4524 whatsapp:(42)98432-2083/ 99953-6460/ 98827-2351 email: mariapescaepet@gmail.com


Caiaque Barracuda da Lontras

Para quem está se aventurando nos esportes náuticos e aprecia o contato direto com a natureza. Especificações: caixa estanque com tampa, 2 suportes de varas, suporte de remo, porta copo, porta objetos com tampa estanque, passadores de nylon, alças de transporte, fitas de bagageiro, válvula de escoamento tipo tampão, remo duplo e encosto reclinável de encaixe rápido. Comprimento: 3,40 m; largura: 0,75 m; peso: 24 kg e capacidade: 145 kg. Informações e contato: www.caiaquelontras.com.br ou fones: (11)2033 7206 – 2484 4387 e WhatsApp: (11)99165-7993

Comentários
Loading...