Aberta a inscrição para bolsa de estudos na Universidade de Tóquio

Curso na Tokyo Metropolitan University terá duração de 4 meses - DIVULGAÇÃO
Curso na Tokyo Metropolitan University terá duração de 4 meses – DIVULGAÇÃO

Nikkeis brasileiros, cujos antepassados tenham nascido ou vivido em Tóquio, podem ingressar numa das mais conceituadas instituições de ensino da capital japonesa, a Tokyo Metropolitan University. Concedida pelo governo de Tóquio, a bolsa é dirigida ao jovem nikkei que tenha ascendência em Tóquio, isto é, tenha algum antepassado originário de Tóquio, e que tenha um perfil para ser no futuro, uma ponte entre Tóquio e o Brasil, aprofundando e ampliando os conhecimentos sobre a cultura, a sociedade e a economia do Japão.
Serão dois bolsistas contemplados por ano e o curso terá duração de 4 meses no Departamento de Relações Internacionais, onde poderá cursar matérias optando entre Ciências humanas e sociais, ciências ecológicas, ciências urbanas, cujas aulas são dadas em inglês, alem do curso de língua e história do Japão.
Os pré-requisitos são: 1-ser nikkei e ter antepassado originário de Tóquio e tenha recomendação da Sociedade Amigos de Tokyo (com sede em São Paulo); 2) ter a intenção de contribuir para o desenvolvimento de Tóquio e do Brasil e 3) atender aos outros requisitos estabelecidos pela instituição. O candidato também deve ter habilidade em inglês com TOEFLiBT acima de 60 ou IELTS acima de 5.0 atualizado (as aulas são em inglês); estar matriculado em um curso na universidade brasileira e possa comprovar o rendimento escolar e ter carta de apresentação do diretor, caso seja aprovado a bolsa.
O governo de Tóquio fará a solicitação de seleção do candidato à Universidade Metropolitana de Tóquio, com base na carta de recomendação da Sociedade Amigos de Tokyo junto com os documentos requisitados pela insituição.

Lidia Yamashita com dirigentes da Sociedade Amigos de Tokyo
Lidia Yamashita com dirigentes da Sociedade Amigos de Tokyo

A Universidade Metropolitana de Tóquio fará a seleção e decidirá sobre a aprovação ou reprovação do candidato e o resultado será transmitido diretamente ao candidato. O Governo de Tóquio também comunicará a Sociedade Amigos de Tokyo do Brasil.
O governo de Tóquio arcará com as despesas de matrícula e das mensalidades, além de custar as despesas de viagem (com valor máximo limitado) e a bolsa de estudos propriamente dita, referente ao custeio para poder viver e estudar em Tóquio no período de duração da bolsa.
As despesas necessárias aos preparativos antes da ida a Tóquio serão por conta do(a) próprio(a) bolsista.
Haverá o exame de seleção – com entrevista – no dia 2 de março (sábado), às 10h, na sede da Sociedade Amigos de Tókyo ou Toyukai, à Av. Paulista 807, conjunto 521 (5º andar).
Os interessados devem devem entrar em contato pelo emails acima ou pelo telefone: 11/3262-4166, das 10 às 14h, de segunda a sexta-feira.

Comentários
Loading...